Especial semana da mulher: Mary Quant
É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.
A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.
Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história de uma mulher por dia que foram escolhidas por conta de sua notoriedade e história de sucesso.
Onde tudo começou
Mary Quant nasceu dia 11 fevereiro de 1934 na cidade de Blackheath na Inglaterra. Mary estudou na Blackheath High School e mais tarde começou a estudar ilustração no Goldsmiths College, recebendo o diploma de formação em Educação Artística. Foi na Goldsmiths, em 1953, que ela conheceu seu futuro marido Alexander Plunkett-Greene, que casaram-se em 1957. Eles tiveram um casamento feliz, até a morte de Alexander em 1990.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Sua história com a moda, se inicia quando após se formar na Goldsmiths, ela tornou-se aprendiz de chapelaria para alta costura, com o chapeleiro Erik, na Bold Street. Foi aí que ela começou a desenhar e fabricar roupas, decidindo então se unir ao fotógrafo Archie McNair em novembro de 1955 para abrir sua primeira loja Bazaar em Londres. A loja obteve bastante sucesso e logo ela teve que contratar trabalhadores para auxiliar na grande demanda de suas roupas, fazendo com que ela abrisse uma segunda loja tempos depois.
Estilista à frente do seu tempo
A grande diferença de Mary Quant quanto aos outros estilistas, era sua contemporaneidade para a época em que vivia, ela vestia os jovens da época, tornando a moda mais acessível para eles. Ela ficou conhecida por inventar a mini-saia, porém a estilista afirma que não foi ela que inventou e sim suas clientes, que pediam saias cada vez mais curtas. O nome da coleção se deu por conta de sua marca de carro favorita, o Mini. Além disso, ela teve a chance de projetar o interior do carro Mini, fazendo uma edição especial do modelo de carro.
Quant viu o auge da sua marca em 1960, sendo algumas de suas criações: a maquiagem “paint box“, as hot pants, capas de chuva brilhantes, o vestido avental cinza e a grande variedade de meias estampadas originais. Assim que ela abriu sua segunda loja, ela começou a exportar para os Estados Unidos, nascendo assim a marca internacional Mary Quant.
Nos anos 2000, renunciou a diretoria de sua marca de cosméticos, Mary Quant LTD, após a compra da mesma por uma empresa japonesa. No japão, a marca possui mais de 200 lojas de cosméticos Mary Quant. Em 2015, Mary Quant recebeu da rainha Elizabeth II o título de “Dame” por seus serviços prestados à moda britânica. Mary, que agora tem seus 89 anos, disse ao Fashion Network que: “É extremamente gratificante que meu trabalho na indústria da moda tenha sido reconhecido e distinguido de um modo tão significativo”.
Esse foi mais um Especial dia das mulheres: Mary Quant. Você conhecia essa estilista revolucionária? Confira também: Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Coco Chanel.