capa do post sobre os desfiles de alta-costura da chanel e da dior

Tudo sobre os desfiles de Alta-Costura da Chanel e Dior!

Uma das datas mais importantes datas do calendário da indústria da moda é a semana de Alta-Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade e que são verdadeiras obras de arte.

Alguns dos desfiles mais aguardados e disputados da semana de Alta-Costura são das casas de moda francesa Chanel e Dior, que são nomes tradicionais e de muito prestígio na indústria. As marcas são conhecidas por suas criações femininas, elegantes e sofisticadas, sendo o sonho de consumo de centenas de mulheres.

Confira abaixo mais detalhes sobre os desfiles de Alta-Costura da Dior e da Chanel:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Christian Dior

A Dior desfilou sua coleção Alta-Costura Primavera/Verão no dia 22 de Janeiro, onde teve um momento de contemplação e apresentou roupas hiper usáveis, algo que não é tão comum em coleções desta categoria.

Nesta temporada, Maria Grazia Chiuri se uniu a Isabella Ducrot, uma artista nascida em Nápoles, mas radicada em Roma, cuja instalação gigante chamada Big Aura adornou as paredes do cenário da apresentação, que aconteceu nos jardins do Museu Rodin. Mais de vinte vestidos de cinco metros de altura foram pregados nas paredes em um papel de parede irregular com listras pretas, sugerindo a trama e a urdidura do tecido.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Diante deles desfilou um elenco que apareceu pela primeiramente em uma grande série de looks cáqui, trench coats e vestidos casacos. Embora muitas vezes contida e cuidadosamente editada, de vez em quando a coleção explodia em luz, com chemises de organza, vestidos e calças brilhantes, girandolas de folhagens, miçangas, ráfia e rodóides laqueados.

O tecido favorito de Chiuri para a próxima temporada é um novo moiré claro nas cores em ouro iridescente, branco, cinza, bordô e verde, que foi visto em jaquetas e em saias inspiradas no icônico New Look da maison.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Chiuri explicou que a ideia da instalação Aura refere-se ao fato de que a alta costura “é um terreno perpetuamente fértil para a contemplação onde a reprodução do original nunca é a mesma”. Assim como cada peça de roupa é inevitavelmente adaptada ao corpo de quem a usa e, portanto, carrega uma aura específica.

Dado que se tratava de uma coleção de alta costura, a inspiração de Chiuri pareceu surpreendente. Tanto ela quanto o artista Ducrot citaram como inspiração Walter Benjamin e sua famosa obra “A Obra de Arte na Era da Produção Mecânica”, onde desenvolveu o conceito de aura. Este é um texto há muito citado pelos teóricos marxistas como um trabalho teórico de vital importância.

Chanel

A Chanel realizou seu desfile de Alta-Costura Primavera/Verão 2024 hoje, 23 de Janeiro no Grand Palais em Paris.

A atriz e embaixadora da marca, Margaret Qualley, abriu o desfile de Alta-Costura da Chanel, que aconteceu no Grand Palais, enquanto um botão gigante com o logotipo da Chanel descia do teto. Foi mais próximo de um cenário de Karl Lagerfeld que vimos desde que a diretora criativa Virginie Viard assumiu o comando em 2019. Vestindo meia-calça branca, um blazer combinando e uma minissaia com uma camada transparente de tule, Qualley também exibia um sorriso atrevido. Seu look era finalizado com uma gola branca e um laço preto na parte de trás da cabeça.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Senso de diversão e a ideia de vestir-se bem por se vestir bem foi claramente um dos temas principais da coleção. Veja, por exemplo, o fato de que todas as modelos usavam meia-calça branca. Foi uma jogada de styling genial que trouxe uma sensação muito vitoriana. Com sapatos pretos de tira em T, o visual só foi ainda mais enfatizado. E depois que o mundo abraçou de todo o coração as meias vermelhas, o branco parece ser o próximo passo óbvio para a tendência de legwear.

Trabalhando com o tema “beleza dentro da imperfeição do tempo”, a Chanel celebrou o botão de várias maneiras – e estreou um curta-metragem vinculado à coleção chamado ‘The Button’, estrelado por Qualley e com música inédita de Kendrick Lamar. Nas roupas, botões de todos os tipos apareceram nos vestidos transparentes, nos bolsos e em todos os casacos coloridos com parte de baixo arredondada. A mensagem clara: há capricho nos detalhes.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Esse capricho continuou em todo o núcleo da coleção. O onipresente blazer de tweed foi retrabalhado com uma camada leve e volumosa de tule. Grandes blazers de camélias prateadas com lantejoulas pontuadas também foram vistos na passarela e o babado de tule continuou nas golas e mangas. O vestido de noiva que encerrou o desfile foi atípico: um minivestido com grandes mangas de tule e uma capa esvoaçante por trás.

Todas as camadas de tule sobre tweed eram uma deliciosa exploração de textura, mas também se sentiam em casa na ideia de infância e feminilidade e como as duas se cruzam na moda. Nada diz tanto sobre esse assunto quanto a grande saia de tule rosa claro coberta por um mar de mini laços rosa que desfilou na passarela. Haviam também tops sutiãs e collants enfeitados sobre tops e vestidos de spandex. Entre jaquetas de lantejoulas combinadas com tutus grandes e camadas de tule aparecendo em vestidos sob medida, tudo parecia uma versão de Alta-Costura de brincar de se vestir como um adulto.

O que achou dos desfiles de Alta-Costura da Chanel e da Dior? Qual foi o seu favorito?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Saint Laurent no Black Month: 7 Acessórios que Roubam a Cena!

    Fundada em 1961 por Yves Saint Laurent e seu parceiro Pierre Bergé, a Saint Laurent revolucionou o guarda-roupa feminino ao introduzir elementos do vestuário masculino com uma abordagem ousada e refinada. Foi o estilista francês quem eternizou o Le Smoking, o primeiro smoking feminino da alta-costura, em 1966 — um marco que desafiou convenções e consolidou…
  • Saint Laurent é a marca de luxo mais desejada deste ano: Saiba por quê!

    Quando se fala em qual é a marca de luxo mais desejada do ano de 2025, a resposta tem sido praticamente unânime: Saint Laurent. O nome da maison francesa apareceu em primeiro lugar no ranking mais recente da Lyst Index, plataforma global que monitora dados reais de comportamento de consumo e desejo, desde buscas e…
  • Best of Valentino no Black Month

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • As bolsas Prada imperdíveis no Black Month

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja…
  • Os Melhores Acessórios de Luxo no Black Month Além das Bolsas!

    Se você já se questionou quais são os melhores acessórios de luxo para investir em novembro, marcado pela Black Friday, saiba que não está sozinho. O mês conhecido como “Black Month” sempre acende o radar de quem acompanha o universo glamuroso das grifes internacionais. Se, por um lado, as bolsas ocupam grande parte das conversas,…
  • Olivier Rousteing deixa a direção criativa da Balmain

    Nos últimos anos, o mundo da moda está enfrentando diversas mudanças, com diversos diretores criativos saindo de suas respectivas casas depois de muitos anos. Casas de moda tradicionais como Chanel, Balenciaga, Versace e Dior foram algumas que entraram em novas eras com a mudança de comando. Agora é a vez da Balmain passar por um…
  • 5 Oportunidades de Marcas de Luxo no Black Month

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • As bolsas da Hermès que você encontra no Black Month

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • As Melhores Bolsas da Dior no Black Month

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Black Month: 4 Sapatos de Luxo para Investir

    sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem elevado e, com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado com designs e estilos diferentes é normal ter dúvidas sobre quais…
  • As bolsas de luxo mais desejadas do Black Month!

    Peças de marcas de luxo, sejam elas roupas, calçados, bolsas e principalmente jóias possuem um valor naturalmente bem elevado, sendo considerados por muitas pessoas verdadeiros investimentos, já que muitos itens acabam se valorizando a cada ano devido aos aumentos de preços anuais, principalmente na categoria de bolsas. Cada grife possui uma extensa gama de bolsas…
  • Black Month: 5 Bolsas da Louis Vuitton para Investir

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…