capa do post sobre chanel lançar centro de circularidade sustentável
|

Tudo sobre a Estreia de Matthieu Blazy na Chanel

Uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e de sucesso do mundo, a Chanel foi fundada pela icônica estilista Coco Chanel em 1910. A maison foi responsável por uma grande mudança na história da moda, com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher.

Assim como outras casas de moda, a Chanel está entrando em uma nova era, com a estreia de seu mais novo diretor criativo, Matthieu Blazy.

A tão aguardada estreia de Blazy na grife foi um dos eventos mais esperados da Semana de Moda de Paris, e o estilista não desapontou ao apresentar suas criações e apostas para a Primavera/Verão 2026.

Confira abaixo todos os detalhes da coleção de estreia de Matthieu Blazy na Chanel:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

A Chanel de Matthieu Blazy

Após 10 meses de preparações intensas, Matthieu Blazy apresentou sua primeira coleção como diretor criativo da Chanel nesta última segunda feira, 06 de Outubro, em Paris.

Com um cenário composto por um sistema solar de orbes planetárias brilhando acima dos convidados, o palco da apresentação foi o icônico Grand Palais, icônico local que foi plano de fundo de inúmeras coleções de Karl Lagerfeld, e agora do debut de Blazy, que é apenas o quarto designer a comandar a maison fundada por Coco Chanel há 115 anos.

A primeira coleção do estilista franco-belga foi segura, moderna e descontraída, com um toque mais histórico, mas sem comprometer a finesse ou o savoir faire tão associados à maison francesa.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runway.

Os paletós curtos que abriram o desfile foram baseados em um paletó do próprio Blazy, que ele cortou na cintura e alterou os botões, e as camisas quadradas de botão que vieram depois foram uma colaboração com Charvet, o famoso fabricante de camisas da Place Vendôme; aparentemente, ele adicionou a corrente de metal característica da Chanel, que faz com que os paletós da marca caiam perfeitamente, à bainha da camisa para um efeito igualmente agradável aos olhos.

A inovação em tecidos foi uma das prioridade para Matthieu. O tweed pode ficar volumoso rapidamente, mas o dele parecia bastante leve em comparação. “Eu uso viscose porque dá algo bastante dinâmico ao tecido”, disse ele, “e eles [os ternos] ficaram muito leves.”

Já faz anos que o casaco curto de tweed da Chanel não era um item cult, extremamente desejado e amplamente copiado, mas Blazy defendeu seu retorno à moda. Decotes em V de tricô com camisetas aparecendo nas bainhas e saias envelope combinando, assim como os conjuntos de suéter e saia com camélias bordadas na bainha foram vistos na passarela.

Fotos: Reprodução/Vogue Runway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runway.

Assim como Coco Chanel, Matthieu Blazy também estava decidido a quebrar as convenções. O algodão canelado aparecendo acima da cintura de suas saias e calças de cintura baixa? Ele explicou: “Eu estava interessado no fato de que o primeiro jersey que Coco Chanel encontrou para fazer a marinière [camisa] era usado para fazer roupas íntimas… e há também uma história pessoal: meu avô trabalhava em uma fábrica de roupas íntimas masculinas.”

O detalhe da roupa íntima adicionou um toque de realidade contemporânea e descolada à coleção, uma qualidade reforçada pela nova bolsa 2.55, que tinha arame adicionado às abas para que pudesse ser manipulada por quem a usasse. A ideia, disse Blazy, era fazer com que ela não parecesse antiga, mas sim amada. “Eu estava interessado nesse tipo de aspecto do tempo e em algo que você preza”, disse ele.

Blazy também combinou camisetas de cetim com saias de baile de penas, com as bainhas levantadas alguns centímetros na frente para exibir os sapatos de bico fino atualizados. “O bom dos códigos da Chanel é que você pode reduzi-los e eles ainda parecem Chanel”, disse ele.

Fotos: Reprodução/Vogue Runway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runway.

O que achou da primeira coleção de Matthieu Blazy para a Chanel? Qual seu look favorito?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Top 10 Bolsas Valentino Mais Valorizadas no Mercado de Luxo

    Neste ano, falar sobre bolsas Valentino mais valorizadas é também revisitar a trajetória de uma das casas italianas mais influentes do século XX e XXI. A recente despedida de Valentino Garavani, o último Imperador da Moda, marcou simbolicamente uma virada de capítulo para a maison fundada em Roma, em 1960, ao lado de Giancarlo Giammetti….
  • As peças mais clássicas da Louis Vuitton no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Os Acessórios de Marcas de Luxo para investir!

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • 4 Modelos de Tote Bags de Marcas de Luxo que são Clássicas

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • Top 12 Bolsas De Luxo Que Merecem Entrar Na Sua Wishlist Neste Ano

    Existe uma diferença clara entre tendência e permanência. Tendências inflam. Permanência sustenta. As bolsas de luxo que merecem entrar na sua wishlist este ano pertencem ao segundo grupo, sejam elas ícones consagrados há décadas ou modelos recentes que já provaram fôlego estético e comercial. No mercado second hand, essa distinção fica ainda mais evidente: certas…
  • Bulgari: Dua Lipa é a Nova Embaixadora da Joalheria Italiana

    No mercado de luxo, poucas decisões são tão estratégicas quanto a escolha de um representante global. Quando uma maison anuncia um novo rosto, não se trata apenas de imagem, mas sim de um sinal claro de direção. É nesse contexto que a chegada de Dua Lipa como nova embaixadora da Bulgari pede um olhar mais…
  • 3 Peças da Tiffany & Co que são imperdíveis

    Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 187 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
  • As bolsas de marcas de luxo que são queridinhas das fashionistas

    Um dos acessórios mais importantes que existem, a bolsa tem sua criação datada desde os tempos da pré-história, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Desde então, ela foi reinventada centenas de milhares de vezes, sendo…
  • 5 Peças de Marcas de Luxo Italianas para Investir

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Hermès x Bialetti: Conceito inspirado no Ano do Cavalo une Luxo e Café

    Nos últimos anos, projetos criativos que misturam moda e design de produto têm ganhado força nas redes sociais. Depois da repercussão de um conceito envolvendo a Lacoste e a Bialetti, um novo exercício de imaginação chamou atenção: uma proposta não oficial que conecta a herança equestre da Hermès ao design icônico da cafeteira italiana. Embora…
  • Dolce & Gabbana cria Fantasia de Carnaval para Juliana Paes

    O luxo italiano ganhou uma nova passarela: a Marquês de Sapucaí. Neste ano, a Dolce & Gabbana assinou pela primeira vez uma fantasia oficial para o Carnaval do Rio de Janeiro, em parceria com a Unidos do Viradouro. O figurino vestiu a Rainha de Bateria Juliana Paes, que retornou à escola após 17 anos no…
  • As peças favoritas da Gucci para se ter!

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…