capa-do-post-curiosidades-alta-costura
|

Todos os Destaques da Semana de Alta-Costura

Uma das mais importantes datas do calendário é a semana de Alta-Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade.

De 03 a 06 de Julho, grandes marcas como Chanel, Valentino, Elie Saab, Christian Dior e Armani Privé apresentam suas belíssimas e imponentes criações para a temporada de Outono/Inverno 2023/24 em desfiles que são verdadeiros grandes eventos esperados todos os anos.

Confira abaixo os principais destaques dos primeiros dias da Semana de Alta-Costura:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Chanel

Com desfile às margens do Sena, com a Torre Eiffel e os Bateaux Mouches como plano de fundo, o desfile da Alta-Costura da Chanel foi, mais uma vez, um dos acontecimentos mais esperados da temporada.

O desfile foi aberto com um look composto por casaco trespassado e calças compridas habilmente largas usado pela embaixadora francesa da marca, Caroline de Maigret, que foi seguido por um redingote e saia bouclé salpicada de antracite com uma blusa preta semi-transparente.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Os paralelepípedos da passarela foram pintados com um padrão rosa e violeta, cores também usadas em casacos alongados de lã em flor de rosas; blusas artísticas com riscas diagonais em forma de pastilha elástica, tops roxos decorados ou uma bata camponesa de musa artista. Até mesmo botões de calças, casacos e túnicas eram em tons de rosa.

Os looks de noite desta coleção se apresentaram surpreendentemente jovens e simples, muitas vezes rematados com delicados motivos florais e gráficos.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

“Jogar com opostos e contrastes, com descontração e elegância, é como estar numa linha entre a força e a delicadeza, que, na Chanel, é o que chamamos de fascínio”, explicou a diretora criativa da maison, Virginie Viard, no programa da coleção.

O look final do desfile, tradicionalmente sendo uma noiva, foi um vestido de organza branca com pétalas de tecido no decote, um look essencialmente francês, da maison de moda mais essencialmente parisiense.

Thom Browne

A Thom Browne fez sua estréia na Semana de Alta-Costura e tinha instruções claras para seu desfile: usar o melhor cinza. Com a canção agridoce “Fade to Grey” da banda britânica Visage como trilha sonora, o resultado foi uma produção prodigiosa e uma grande apresentação, na qual a marca americana conseguiu a grande proeza de montar um verdadeiro desfile de alta-costura no interior da casa de ópera mais famosa da França.

Os convidados sentaram-se no famoso palco inclinado e a cortina subiu lentamente para revelar milhares de modelos de papel vestindo o terno de flanela cinza de Browne sentados em todos os assentos do local, formando uma platéia falsa.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Na passarela, modelos vestindo kilts carregavam malas cinza, e a supermodelo veterana Alek Wek substituiu o cantor do Visage, Steve Strange, como o espírito solitário. De vez em quando esfregando o rosto para secar as lágrimas.

O redingote e o kilt de Wek definem o cenário em termos de alfaiataria. A sobrecasaca e o kilt de Wek definiram o cenário em termos de alfaiataria. Antes disso, apareceu um homem-pássaro em uma versão desconstruída da vestimenta, com sua cabeça coberta por metade de uma cabeça de pássaro feita de arame e tecido, que foi confeccionado pelo mestre dos chapéus londrino, Stephen Jones.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Então, a marca mergulhou na alta costura em termos de silhueta e embelezamento, cortando casacos em forma de sino de igreja com chapéus combinando e sonhou com mangas de borboleta gigantes. E, embora fosse a alta costura de Paris, Browne sempre será da Nova Inglaterra. Assim, ele cobriu a maioria dos looks em referências regionais – veleiros, gaivotas, âncoras e baleias, enquanto lagostas douradas navegando em cordas e roldanas cobriram diversos dorsos.

Armani Privé

Giorgio Armani olhou para o leste nesta temporada em busca de inspiração. A marca sempre teve um amor pelas culturas do extremo oriente, mas, nesta temporada, parecia que ele havia montado um atelier em Xangai.

Seus seis primeiros looks foram ternos – calças harém combinadas com uma série de jaquetas dramáticas em lã granulada ou shantung prateado, muitas vezes finalizadas com rosas de tecido, o leitmotiv desta coleção. À medida que avançava para a noite, ele bordava jaquetas de malha em peonias de tecido, flores de ameixeira e flores de lótus, enquanto suas modelos usavam penteados Mikado intricados.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

E em uma exibição superlativa de seu ateliê, a equipe de Armani bordou pagodes e templos em jaquetas e redingotes. Giorgio também exagerou um pouco nas bolsas – mostrando várias clutches triplas presas por correntes, a última delas na cor vermelha.

Armani sempre faz alta costura em seus próprios termos. Como sua noiva. Tradicionalmente, la mariée ou noiva que fecha todos os desfiles de alta-costura se veste de branco. Giorgio vestiu o dele na cor vermelha. E sendo a alta costura de Paris, o estilista intitulou a coleção de ‘Le Temps des Roses’.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

“Um carnal, sedutor e misterioso desabrochar de rosas… Uma viagem de oeste a leste por silhuetas alongadas, para uma coleção revisitando, sem clichês românticos, a flor mais emblemática de todos os tempos”, disse Giorgio Armani.

Giambattista Valli

Para a apresentação de sua coleção de Alta-Costura para a temporada Outono/Inverno 2023-24, a Giambattista Valli decidiu deixar seu habitual espaço de apresentação de sucesso na luxuosa Place Vendôme. Em vez disso, eles inauguraram uma nova sede, recebendo um seleto grupo de convidados para seu desfile.

Tendo comemorado uma década na Alta-Costura em 2022, a maison embarcou em um novo capítulo em sua história. Eles não apenas exibiram seus novos escritórios, adornados com salas acarpetadas em rosa claro e decoradas com pétalas de flores fúcsia, mas também passaram por uma sutil evolução de design, adotando o conceito de “A Modernidade dos Clássicos”.

Mantendo-se fiel à sua identidade reconhecível, Giambattista Valli introduziu volumes mais relaxados e fluidos, trazendo uma lufada de ar fresco longe de silhuetas excessivamente estruturadas ou voluptuosas. Além disso, a paleta de cores que infundiu a coleção distanciou-se dos tons fluorescentes e brilhantes que costumam enfeitar alguns dos looks da casa de moda.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Em vez disso, fluiu de maneira mais clara, apresentando clássicos brancos, pretos e cinzas, suavemente escovados com tons de rosa pó e amarelo discreto. O toque ocasional de verde surgiu em dois looks únicos: um minivestido adornado com babados em cascata e um vestido drapeado assimétrico.

As estampas fizeram apenas aparições esporádicas em toda a coleção. Em primeiro lugar, como bolinhas pretas em um vestido sensual com recortes na cintura. Em segundo lugar, em um vestido de tafetá assimétrico com volumes de babados amarrados em um ombro e no quadril. Contra uma tela branca imaculada, este vestido foi imbuído de motivos florais rosa em perfeita harmonia com o cenário do desfile.

As características flores de Valli também adornavam rosas de organza de seda em decotes tomara que caia, magnólias bordadas em crepe construindo tops contemporâneos e estruturas ondulantes que lembram botões florescentes. Laços oversized serviram como fio condutor em toda a coleção, adornando capas e caudas ou apertando na cintura sobre conjuntos bordados e rendados em luxuoso veludo preto.

Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runaway.

Claro, nenhuma apresentação de Giambattista Valli estaria completa sem a presença de tule e de fato ocupou o centro das atenções na passarela. O grand finale contou com um hipnotizante vestido rosa com babados combinado com um bustiê de renda bordado com lantejoulas.

Estes foram apenas alguns dos destaques dos primeiros dias da Semana de Alta-Costura! Qual seu desfile preferido?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…

Jacob Elordi é o novo rosto da Bottega Veneta. Entenda por quê!

A Bottega Veneta, sob a liderança criativa de Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento, e há mais um motivo para isso: Jacob Elordi, ator queridinho da vez e ícone fashion masculino, é o novo rosto e embaixador da marca. Desde sua fundação em 1966 por…