Top 10 Vestidos de Festa do Cinema
Vestidos de festas são peças glamurosas, luxuosas e muito sofisticadas. Ao longo dos séculos eles foram evoluindo e mudando de estilo, mas, graças aos filmes, podemos ter um retrato fiel de cada época para ficar guardada para sempre.
Com milhares de filmes produzidos desde a invenção do cinema, existem figurinos que marcaram a história junto com suas atrizes e divas. Desde a época da Glamourosa Hollywood com Audrey Hepburn e Marilyn Monroe até os dias de hoje com Anne Hathaway, Demi Moore e Julia Roberts, relembre 10 vestidos de festa icônicos do cinema.
10. Audrey Hepburn – Cinderela em Paris (1957)
Audrey Hepburn é considerada uma das maiores atrizes e ícones de estilo do mundo até hoje. Com um visual delicado e meigo, conquistou o coração de inúmeras pessoas e se tornou referência de moda para diversas mulheres. Estando no auge de sua carreira nos anos 50 e 60, uma de suas atuações de maior sucesso foi como Jo Stock em “Cinderela em Paris” (“Funny Face” em inglês), no qual representou uma balconista de livraria que acaba se tornando modelo.
Com diversos figurinos fabulosos (já que possui a indústria da moda como plano de fundo), um um dos mais destacados é o vestido vermelho usado por Jo no Museu do Louvre em Paris. O modelo “coluna” possui decote tomara que caia, detalhes drapeados e fenda na parte posterior. A peça foi criada pelo renomado Hubert de Givenchy, também responsável por criar outras peças para o filme. Para completar o visual luxuoso e deslumbrante, luvas longas brancas, um colar imponente e um belíssimo xale de tule no mesmo tom do vestido.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
9. Mia Farrow – O Grande Gatsby (1974)
Mia Farrow é uma grande atriz americana que já participou de mais de 50 filmes e ganhou inúmeros prêmios ao redor do mundo. Quando interpretou a personagem Daisy Bunchanan na primeira adaptação do romance “O Grande Gatsby” de F. Scott Fitzgerald, causou grande impacto por seus figurinos deslumbrantes no longa.
O de maior destaque talvez seja o look composto por um vestido midi totalmente bordado que possuía mangas regatas e detalhes plissados no busto. Para completar o visual que demonstra o luxo e extravagância da época, um acessório de cabeça também bordado e uma mini bolsa deixando as mãos livres (que está em alta no momento!).
https://www.instagram.com/p/B6XRC7DjWjD/
No remake de “O Grande Gatsby” lançado em 2013 e estrelado por Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan, o vestido “de candelabro” usado por Daisy Bunchanan (interpretada por Carey) em uma de suas primeiras aparições no filme também possui grande destaque. Ele teve inspiração na coleção de Primavera/Verão da Prada e foi criado pela figurinista australiana Catherine Martin. Para completar o look, que contempla os exageros dos anos 20, uma estola de pele e diversas jóias e acessório de cabelo.
https://www.instagram.com/p/B55XH0wI-fw/
8. Julia Roberts – Uma Linda Mulher (1990)
Julia Roberts teve o auge de sua carreira nos anos 90 e até hoje é um grande ícone dos cinemas. Seu papel de maior destaque talvez tenha sido como a prostituta Vivian Ward no filme “Uma Linda Mulher” (“Pretty Woman” em inglês), dirigido pelo diretor Gary Marshall e também estrelado por Richard Gere.
Com diversos looks incríveis no filme, um dos de maior evidência é o vestido vermelho usado pela personagem para ir à ópera com Edward (personagem de Richard). O modelo possui decote ombro a ombro, modelagem justa ao corpo e detalhe plissado na parte frontal. A peça foi criada exclusivamente para o filme pela figurinista Marilyn Vance. Para completar o visual com toque de princesa, luvas longas brancas.
https://www.instagram.com/p/B6t4Ev8nP4k/
7. Demi Moore – Proposta Indecente (1993)
Um dos maiores sucessos da carreira da atriz americana Demi Moore foi o filme “Proposta Indecente”, baseado no romance de mesmo nome do autor Jack Engelhard, que conta a história de um casal que está passando por dificuldades financeiras e vai tentar, sem sucesso, a sorte em Las Vegas, onde conhecem o bilionário John Gage, o qual lhes faz uma proposta inusitada.
O grande destaque do figurino do filme foi o ousado vestido preto usado pela atriz em uma das cenas. Criado pelo estilista francês Thierry Mugler, o icônico modelo possui um decote gráfico em tiras vazadas e comprimento longo com detalhes plissados por toda a parte inferior. O vestido se tornou febre entre as mulheres e foi amplamente recriado.
https://www.instagram.com/p/BucuCFAAEo2/
6. Anne Hathaway – O Diário da Princesa 2 (2004)
Anne Hathaway alcançou a fama ao interpretar a jovem Amelia Thermópolis (que descobre ser a única herdeira de Genóvia, um principado na Europa) nas adaptações cinematográficas dos best-sellers “O Diário da Princesa” da autora Meg Cabot, dirigidas por Gary Marshall.
Por ter como plano de fundo a realeza, grande parte dos figurinos de Mia, como a personagem é conhecida, refletem sua posição de princesa, portanto são luxuosos e muito elegantes. Um dos mais memoráveis é o vestido de festa usado por ela em seu baile de aniversário de 21 anos, que consiste em um vestido tomara que caia com corpete de cetim, barra bordada e e uma saia volumosa de tule bordado. Para completar, luvas longas brancas, delicados brincos e pulseira, e é claro, a coroa!
https://www.instagram.com/p/B0GrFtSn045/
5. Anita Ekberg – La Dolce Vita (1960)
A atriz sueca Anita Ekberg atingiu o sucesso no cinema ao interpretar Sylvia no filme “La Dolce Vita” do diretor italiano Federico Fellini. Por ser uma atriz famosa, a personagem de Anita proporcionou inúmeros momentos fashion no filme, mas, o mais icônico icônico deles foi a cena em que pula na famosa Fontana Di Trevi em Roma enquanto usava um belíssimo vestido tomara que caia preto criado pelo figurinista Piero Gherardi (que ganhou o Oscar de Melhor Figurino).
O modelo possui decote coração profundo, corpete ajustado e saia esvoaçante com fenda poderosa na parte frontal, além de uma longa cauda na parte posterior. O vestido usado por Anita se tornou um dos mais lembrados da histórias do cinema.
https://www.instagram.com/p/B6vBqIDFVD0/
4. Paula Patton – Missão Impossível: Protocolo Fantasma (2011)
A atriz americana Paula Patton começou sua carreira em 2005 na comédia Hitch e desde então não parou de atuar. Seu grande papel de destaque foi no filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma onde, ao lado de Tom Cruise, interpretou a agente secreta da IMF Jane Carter.
Além de muita ação e lutas incríveis, a atriz roubou a cena em um momento do filme ao usar um belíssimo e sensual vestido verde jade durante uma festa na casa de um bilionário indiano. O modelo de ombro único possui detalhes drapeados na parte do corpete e profunda fenda na parte frontal da saia. Para dar um toque a mais de sensualidade, possui pequena abertura na parte posterior.
https://www.instagram.com/p/BvmkK7Nl2Jf/
3. Rita Hayworth – Gilda (1946)
Rita Hayworth foi uma grande atriz e dançarina americana que teve o auge de sua carreira nos anos 40. Uma de suas atuações mais icônicas foi no filme “Gilda”, onde interpretou a protagonista de mesmo nome.
O figurino de maior destaque foi o vestido tomara que caia preto usado por ela na cena mais importante do musical onde cantou “Put the Blame on Mame”. Criado pelo figurinista Jean Louis, ele foi confeccionado em cetim e possuía detalhe de maxi laço, drapeados e discreta fenda na parte frontal, acompanhando luvas no mesmo tecido e cor. O vestido ajudou a consolidar a imagem de “femme fatale” e já foi considerado pelo jornal “The Independent” um dos dez melhores momentos da moda em filmes.
2. Marilyn Monroe – Os Homens Preferem as Loiras (1953)
Marilyn Monroe foi uma das grandes divas e atrizes dos anos 50, um ícone que tem seu legado vivo e ainda dita tendências até hoje, mesmo 57 anos depois de seu falecimento. Quando conseguiu o papel de Lorelei Lee no filme “Os Homens Preferem as Loiras”, o fascínio da atriz com a moda começou para valer.
O principal número musical do filme “Diamonds Are Girl’s Best Friends” (“Os Diamantes são os melhores amigos das garotas” em tradução livre), é um dos principais marcos da carreira de Marilyn. Nele, podemos vê-la usando um vestido tomara-que-caia com detalhe de maxi laço e fenda na parte posterior (que possui modelagem justa ao corpo) no tom de fúcsia e luvas na mesma cor, ambos criados pelo figurinista William Travilla para o longa. Para completar o incrível visual, inúmeros colares, pulseiras e brincos de diamantes. Este segue sendo um dos looks mais re-criados e icônicos até hoje.
https://www.youtube.com/watch?v=knLd8bfeWtI
1. Grace Kelly – Ladrão de Casaca (1955)
Um dos maiores nomes da história do cinema, Grace Kelly não foi apenas uma renomada atriz, mas também um ícone de estilo que ainda serve de inspiração para mulheres hoje em dia. Antes de se casar com o Príncipe Ranier e se tornar Princesa de Mônaco, atuou em diversos filmes de sucesso, com grande destaque para “Ladrão de Casaca” (“To Catch a Thief” em inglês) do diretor Alfred Hitchcock.
No longa, Grace interpreta Frances Stevens, uma herdeira que vive na Riviera Francesa e é usada pelo ex-ladrão de jóias John Robie como isca para pegar o verdadeiro ladrão que está aterrorizando turistas ricos. A personagem possui um estilo luxuoso, que é representado em suas roupas e acessórios. Um dos looks mais icônicos, é um vestido tomara que caia branco com decote coração e detalhes plissados por toda a peça com saia em A, que possui um ar etéreo e muito feminino, criado pela premiada figurinista Edith Head.
https://www.instagram.com/p/B6VgXJ-nIxg/
Além do deslumbrante vestido branco, Frances usou outros modelos incríveis ao decorrer do filme, que foram um verdadeiro desfile de moda das criações de Edith Head. Grande destaque para o vestido longo azul bebê com detalhes plissados por toda sua extensão e o vestido de baile dourado em lamê usado pela personagem em um baile de fantasias.
https://www.instagram.com/p/B6rXAOtnEgj/
https://www.instagram.com/p/B5iCpHdpXAS/
São inúmeros vestidos de festa incríveis, que representam diferentes décadas e estilos, mas que são igualmente deslumbrantes. Qual o seu favorito? Nos contem nos comentários!