Top 4 Bolsas Bottega Veneta para Investir já!
A Bottega Veneta é uma das marcas mais reverenciadas do mundo da moda, conhecida por seu artesanato excepcional e design elegante. Uma característica distintiva da grife italiana é a ausência de logotipos ou monogramas aparentes em suas bolsas.
No entanto, mesmo sem esses elementos visuais óbvios, todos os acessórios Bottega Veneta são imediatamente reconhecíveis em qualquer lugar do mundo. Como isso é possível?
Bottega Veneta: uma breve história
A renomada etiqueta de moda feminina e masculina, foi fundada em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, em Vicenza, no norte da Itália. A “Loja Veneziana”(que é o significado do nome da grife) destacou-se nas décadas de 60 e 70 devido à alta qualidade, elegância e artesanato impecável de seus produtos. No entanto, foi somente após a aquisição de uma parte da empresa pelo Gucci Group e a nomeação de Thomas Maier como diretor criativo, em 2001, que a Bottega Veneta se transformou na marca que conhecemos hoje.
Maier rompeu com a estética dos monogramas e logotipos comumente associados a marcas de luxo, consolidando a identidade da Bottega Veneta por meio do Intrecciato, técnica de entrelaçamento das tiras de couro presentes nas bolsas e outros acessórios. Essa característica única conta a história do artesanato da marca. Em 2018, Daniel Lee assumiu a direção criativa, revivendo a marca e trazendo uma aura jovial às peças. As bolsas da Bottega Veneta tornaram-se objetos de desejo entre as fashionistas.
Porém em 2020, coube a Matthieu Blazy reinterpretar os códigos da maison e assumir o posto deixado por Lee. Apesar da tradicional grife de luxo italiana possuir coleções de roupas, são as suas bolsas que ganham os holofotes e viram objetos de desejo no mundo inteiro. Listamos 4 modelos icônicos:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
4 – BV Jodie
A marca italiana Bottega Veneta foi uma das, se não a mais, influentes no quesito acessórios nos últimos anos, dominando as produções street style nas principais cidades do planeta. Com tantos modelos diferentes e inovadores, a bolsa Jodie ganhou os corações das principais fashionistas!
Seu nome é uma homenagem a atriz americana Jodie Foster, que usou uma bolsa da marca para se proteger dos paparazzis. A Bottega Veneta confecciona o elegante e sofisticado modelo em couro, com o clássico e característico intrecciato. A alça única de ombro possui um detalhe inconfundível de nó, e a bolsa está disponível em diferentes cores e tamanhos.
3 – Knot
A trajetória da famosa bolsa Knot da Bottega Veneta teve início quando Thomas Maier ingressou na maison em 2001 e mergulhou nos arquivos da marca, em busca de inspiração. Foi nesse momento que ele se deparou com um modelo especial: uma bolsa redonda criada em 1978. Encantado por sua beleza atemporal, Maier decidiu dar uma nova vida a essa peça clássica.
Com a intenção de preservar o formato arredondado original, Thomas Maier introduziu uma modificação significativa: substituiu o fecho por um modelo em formato de Nó, que se tornaria o distintivo da bolsa Knot. Assim, nasceu uma peça única, que unia o legado da maison à visão inovadora do designer.
A bolsa Knot rapidamente conquistou seu lugar nas coleções sazonais da Bottega Veneta. No entanto, sua produção era limitada, tornando cada exemplar uma verdadeira preciosidade. A disponibilidade variava de 100 a 25 peças, garantindo a exclusividade e a busca constante por essa cobiçada bolsa.
Ao longo dos anos, a Bottega Veneta lançou diversos modelos da bolsa Knot, cada um com sua própria identidade. Entre eles, destacam-se o Origami Knot, o Jardin Knot, o Memory Knot, o Vintage Jewel Knot e o Metal Lace Knot. Essas variantes apresentam uma variedade de tecidos e materiais, desde sedas luxuosas até opções tecidas com fios de ouro 18 quilates e adornadas com diamantes nos fechos. Cada versão reflete a excelência artesanal e a sofisticação característica da Bottega Veneta.
Tamanho prestígio levou a Bottega Veneta a celebrar a bolsa Knot em grande estilo. Em 2014, a maison realizou uma exposição especial em St. Tropez, dedicada exclusivamente a essa icônica peça. Mais de 300 bolsas Knot foram exibidas, capturando a imaginação de fashionistas de todo o mundo e reforçando ainda mais seu status lendário.
2 – Bottega Veneta Cassete
Introduzida por Daniel Lee no desfile de outono/inverno 2019 da Bottega Veneta, a Bolsa Cassette rapidamente se tornou um dos acessórios mais desejados pelas celebridades. Ao contrário de outras bolsas que levam anos para conquistar o status de “it bag”, a Cassette conquistou rapidamente o coração de personalidades como Kylie Jenner e Victoria Beckham. Seu design único, com o icônico padrão Intrecciato acolchoado e inflado, faz com que seja facilmente reconhecida, mesmo sem logotipos aparentes.
Existem várias variações e modelos da Bolsa Cassette, cada um com seu próprio charme distinto. Um exemplo é a Padded Cassette, uma versão almofadada que apresenta uma alça de tira de couro Nappa, adornada com uma fivela triangular. Outra opção semelhante é a Cassette Chain, que substitui a alça de couro por uma elegante alça de corrente dourada.
Além dessas, há também a Cassette bag, que é a variante sem acolchoado, e a Cassette Messenger, com seu formato vertical, permitindo o uso tanto transversal quanto no ombro. Por fim, o modelo Cassette Belt é uma versão em forma de bolsa cinto, que pode ser usada como uma pochete na cintura.
1 – Bottega Veneta Sardine
Introduzida no primeiro desfile outono-inverno 2022 de Matthieu Blazy para tradicional marca italiana, a bolsa Bottega Veneta Sardine é verdadeiramente uma obra de arte quando se trata de design exclusivo. Um dos aspectos mais notáveis desse acessório é sua alça superior metálica escultural, que adiciona um toque de elegância e sofisticação à estética herdada da Jodie.
A própria marca cria cada peça verdadeiramente única, adornando cuidadosamente essa alça com recortes incorporados de forma intencional ao design, criando nuances e marcações gravadas.
Mattieu se inspirou na obra “Pássaro no Espaço” de 1923, do artista Consantin Brancusi, ao criar o acessório assim como nas sardinhas do rio próximo ao local de origem da Bottega Veneta.
Além disso,a alça metálica é feita de alumínio fundido, uma ténica usada na joalheria na confecção de joias. E depois ela é toda folheada a ouro. Esse processo de microfusão e resfriamento artesanal que cada escultura acaba passando faz os baixos-relevos que ela tem serem absolutamente incertos tanto em quantidade quanto e tamanho, tornando a peça especial. Dessa maneira nenhuma bolsa é igual a outra ainda que reproduzida. Afinal, luxo é sobre exclusividade e a Bottega sabe bem disso.