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Tod’s – O sucesso de luxo que começou com um sapato

A marca começou no segmento do mercado de luxo com um modelo de sapato e logo se tornou referência de elegância contemporânea.

Tod’s se transformou na mais pura expressão de sofisticação, qualidade e a personalidade única do design italiano, que conquistou consumidores fiéis como os famosos Julia Roberts e Samuel L. Jackson.

A história da Tod’s

A história teve início quando Filippo Della Valle, ao lado do seu filho Dorino, abriram uma pequena empresa artesanal de calçados no começo do ano de 1920, localizada em um vilarejo italiano.

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https://www.instagram.com/p/B60r_QkIYg1/

Em um primeiro momento, a fábrica produzia acessórios e calçados para importantes lojas de departamentos dos EUA. Foi em 1970 que começaram a diversificar a fabricação dos seus  produtos através do neto do fundador da marca, Diego com o seu irmão Andrea, que começaram a fazer parte dos negócios da família.

A principal busca da marca era de produzir sapatos artesanais de extrema qualidade e muito confortáveis para os seus consumidores.

No ano de 1978, o Sr. Della Valle desenhou e lançou o famoso mocassim Gommino, onde sua sola era composta por 133 gomos de borracha, cujo é o motivo do nome.

https://www.instagram.com/p/B5-8nZkobuh/

O sapato necessitava de uma marca, e foi nesse momento que surgiu a  J.P TOD’S, onde as iniciais seriam removidas algum tempo depois.

As fontes dizem que o nome foi selecionado de maneira aleatória e simples: Diego se encontrava nos Estados Unidos e decidiu olhar uma lista telefônica de Boston e encontro o nome J.P. Tod’s, que foi selecionado por ser uma pronúncia fácil em diversos idiomas.

O modelo Mocassim Gommino

Muito confortável, moderno, casual e leve, o modelo mocassim Gommino foi o maior sucesso, investido pela alta sociedade e um ícone tradicional até os dias de hoje na história da marca. Todo cuidado com a qualidade do calçado e conforto, trouxeram para a marca um status de referência no universo dos sapatos.

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Entre os clientes mais importantes e conhecidos da Tod’s, encontramos o famoso e poderoso presidente da FIAT daquela década, o Gianni Agnelli.

Foi o que ajudou a envolver a marca no mercado, juntamente, com os geradores de opiniões.

O lançamento no mercado

No ano de 1979 o sapato foi lançado no mercado e logo ele ganhou novas cores, novos design e se tornou uma peça essencial no closet de homens chiques e influentes do mundo todo.

A marca levava consigo o conceito de “confortável, belo e totalmente produzido à mão, do italiano “fatto a mano”, e explodiu os negócios da empresa a partir do ano de 1997, por meio da gestão de Diego.

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Além de calçados como sapatilhas, botas, sandálias e scarpins, a grife começou a criar linhas de outros produtos de luxo, como por exemplo joias, braceletes, carteiras e cintos, entre eles se realçam a elegante coleção de bolsas, que mistura os modelos contemporâneos e clássicos em verdadeiras peças de desejo, principalmente entre as celebridades. E para completar o engajamento da marca, ela abriu lojas em cidades como Dubai, Londres, Los Angeles, Milão e Nova York.

A expansão global

No ano de 2004 a grife italiana começou a de voltar para a sua expansão global e abriu cerca de 11 novas unidade, incluindo uma sofisticada flagship store em Tóquio, calculando 106 pontos de venda da Tod’s no mundo todo.

Foi o momento em que a marca também lançou ao mercado a sua primeira linha de óculos de sol, sem contar na linha exclusivamente produzida para a Ferrari.

No ano de 2011, a alma italiana ressurgiu em foco principal, que foi quando a marca divulgou que patrocinaria a restauração do Coliseu de Roma, que é o grande símbolo do Império Romano e foi construído cerca de dois mil anos. Os serviços de reforma foram calculados em aproximadamente €25 milhões.

Tod’s no Brasil

Em 2013, a grife italiana abriu a sua primeira unidade em solo brasileiro, no shopping JK Iguatemi, localizado em São Paulo.

Loja Tod's.
Loja Tod’s.

Sem contar que a marca é com certeza o sinônimo de luxo, pois no terceiro andar da sua sofisticada butique de Milão, na Via Spiga 22, foi inaugurado um novo lugar onde é possível escolher e organizar bolsas e sapatos sob medida.

Há pouco tempo a marca italiana lançou uma nova fivela para dar ainda mais glamour aos acessórios, nomeada de Double T, que vem em forma de duas letras “T”.

Entre os produtos que levam o enfeite metalizado produzido com aço inoxidável, estão os calçados Gommini, fabricados em couro e com a sola com seixos de borracha, os famosos mocassins, e um novo modelo de bolsa, batizada de Double T Bag.

https://www.instagram.com/p/B11It5EA9pf/

Nos dias atuais, cada produto da marca italiana é a consequência de um trabalho maravilhoso com muito cuidado e atenção a cada detalhe, desde o corte até a costura à mão dos produtos, especialmente supervisionadas por artesãos especialistas, que trabalham com cada peça um toque especial e um acabamento de primeira linha.

Cada processo de produção colabora para a qualidade dos modelos e a sua durabilidade, cujo os quais são totalmente produzidos em solo italiano.

É preciso mais de 100 fases de produção para um calçado da marca Tod’s.

É por esse motivo que a marca italiana leva consigo o verdadeiro conceito moderno e clássico de luxo.

A Tod’s no mundo

Atualmente, a grife italiana, que tem como proprietária a holding de mesmo nome, têm seus acessórios e sapatos em couro e peças de vestuário vendidos por meio de 222 unidade próprias e nas principais e reconhecidas lojas de departamento que estão em mais de 50 países do mundo.

A marca também é dona das marcas Fay (roupas), Roger Vivier (sapatos) e Hogan (calçados). Apenas a marca Tod’s responde por €599 milhões do faturamento da empresa no ano de 2015.

https://www.instagram.com/p/BzNyyXvI4qi/

Os melhores e maiores mercados da grife italiana estão na Itália, Estados Unidos, Europa, China e Hong Kong. Todas as peças da Tod’s são elaborados e produzidos em 8 fábricas próprias da marca, sendo elas duas de couro e seis de sapatos, localizadas em solo italiano.

Curiosidades sobre a marca

  • A família Della Valle tem uma grande relação com o futebol italiano, sendo a patrocinadora da clássica Fiorentina.

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