Stella McCartney e a Moda Sustentável: Nova Coleção é Feita com 95% de Materiais Ecológicos!
Nesta última segunda-feira, 02/10, a designer britânica Stella McCartney fez história ao realizar um desfile revolucionário durante a Paris Fashion Week 23.
O evento não ocorreu em um luxuoso espaço, como por exemplo, em um belo salão de estilo neoclássico comum na arquitetura da capita francesa. Mas sim nas movimentadas ruas da Cidade Luz, em frente à icônica Torre Eiffel. O desfile um tanto quanto “inusitado” marcou a apresentação da coleção de verão 2024 da grife homônima que é um verdadeiro exemplo de moda sustentável.
O que tornou a apresentação ainda mais especial foi o fato de acontecer entre uma feira de produtos sustentáveis, reforçando o compromisso de Stella com a moda ecológica.
Ententa tudo nesse post!
Luxo e Sustentabilidade
Uma das marcas inglesas mais conhecidas atualmente, a Stella McCartney foi fundada em 2001 pela estilista homônima. Filha do icônico músico Paul McCartney, a designer teve que provar seu talento ao longo dos ano. No entanto, hoje ela é mais que reconhecida por suas criações modernas, descoladas e super sofisticadas.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Sempre foi de conhecimento geral que a grife possuia laços muito fortes com a sustentabilidade e veganismo, não usando couro animal em nenhuma peça, sejam roupas, bolsas e acessórios. Stella trabalha há alguns anos para desenvolver soluções sustentáveis e sem crueldade animal.
E foi durante a PFW 23 que a etiqueta apresentou a sua coleção mais sustentável em toda a sua história. Isso por quê Stella conseguiu realizar um desfile com peças feitas com 95% de materiais ecológicos. Uma prova que luxo e sustentabilidade podem sim caminhar juntos!
O cenário era digno de um filme de moda. Isso por quê havia modelos cruzando a longa rua, numa perfeita atmosfera parisiense com direito ao famoso cartão postal de fundo. E tudo isso em meio à uma feira repleta de produtos sustentáveis e tecnológicos. Vinte e uma barraquinhas com vendedores internacionais foram montadas, expondo desde alimentos até tecidos, criando uma experiência inesquecível para os convidados presentes.
As Frutas Vestíveis de Stella McCarteney
Embora a coleção trouxesse uma série de terninhos e uma alfaataria impecável com bordados super femininos, crochê e vestidos fluidos, Stella chamava atenção também pelo seu discurso.
“Aqui as frutas são vestidas, não comidas”, disse Stella McCartney aos jornalistas, destacando a importância de uma abordagem consciente em relação ao consumo.
Entre as tenda ali armadas, era possível encontrar diversas alternativas ao couro animal. Como por exemplo, algodão orgânico e uma variedade de inovações “cruelty-free” que chamavam a atenção pela qualidade e sustentabilidade.E foram justamente esses materiais que foram usados para a nova coleção da estilista.
Além disso, nas roupas, a designer britânica prestou uma homenagem ao estilo da Wings, a famosa banda dos anos 1970 formada por seus pais, Paul e Linda McCartney. As modelos exibiam camisas e ternos com bordados de cristais, remetendo à uma estética nostálgica e glamorosa da época.
E ainda teve uma colaboração de destaque nessa coleção. Ela ficou por conta do artista japonês Hajime Sorayama. Ele foi responsável por produzir as estampas das camisetas estilo merch vintage, adicionando um toque de modernidade e arte à coleção.
No final da apresentação histórica, podemos constatar que Stella McCartney continua a ser uma líder influente na indústria da moda. Além de criativa, ela demonstra que é possível criar roupas de luxo desejáveis sem causar impactos negativos ao meio ambiente.
Esperamos que o seu compromisso com a sustentabilidade e inovação inspire outros designers a seguir o mesmo caminho, tornando a moda ecológica cada vez mais possível.
Ficou curioso? Assista ao Desfile Completo Stella McCartney Primavera/Verão 204: