Capa do post sobre a marca Oscar de la Renta

Oscar de la Renta – Os vestidos do tapete vermelho

Se você vive informado sobre o mundo da moda e está sempre por dentro das maiores tendências desse universo, então deve conhecer tudo sobre Oscar de La Renta, uma das maiores grifes modernas do tapete vermelho.

Seus vestidos luxuosos marcam presença nas mais badaladas premiações de gala ao redor do mundo, vestindo celebridades super influentes e elegantes.

Hillary Clinton, Nancy Reagan e Laura Bush são alguns exemplos de pessoas importantes que aderiram ao estilo clássico e rico em requinte de Oscar de La Renta. Além delas, a marca conta também com diversos nomes reconhecidos na televisão, como Sarah Jessica Parker e Sarah Paulson.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

https://www.instagram.com/p/Bn3uAL4BpyG/

Você já conhece a história por trás da grife que conquistou essa diversidade tão grande de mulheres influentes? Confira a seguir!

A história por trás de Oscar de La Renta

A grife foi criada por Óscar Arístides Ortiz de la Renta Fiallo, um estilista e designer de moda dominicano, posteriormente naturalizado estadunidense. Aos dezoito anos, Oscar mudou-se para a Espanha, onde trabalhou em diversas casas de moda.

https://www.instagram.com/p/BafDAzNB3E_/

Oscar nasceu em 1932, no país caribenho da República Dominicana. Foi de suas origens nesse país tão repleto de flores e estampas coloridas que o artista tirou sua inspiração para fazer moda, anos depois de se mudar para a Europa.

Filho de mãe dominicana e pai porto-riquenho, Oscar pretendia ser pintor, e mudou-se para a Espanha para estudar pintura na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madri. Algum tempo depois, acabou se interessando pelo mundo da moda e decidiu tornar-se um estilista.

Começou sua trajetória nesse universo ao desenhar peças para as principais grifes europeias. Ganhou fama quando um vestido da sua marca estampou a capa da revista Life de julho de 1956, usado pela filha do embaixador dos EUA na Espanha. Isso lhe proporcionou reconhecimento internacional, e foi o pontapé inicial para que Oscar pudesse se tornar um grande estilista.

https://www.instagram.com/p/B6mmGpzjzzS/

Sua habilidade chamou a atenção de Cristóbal Balenciaga, estilista espanhol e fundador da casa de moda Balenciaga. Oscar trabalhou por alguns anos como seu aprendiz, e posteriormente se tornou assistente de costura do figurinista Antonio Castillo, atuando em Paris na grife Maison Lanvin, fundada por Jeanne Lanvin em 1889.

Descobrindo o Prêt-à-porter

No ano de 1963, Oscar entrou em contato com Diana Vreeland, diretora da revista Vogue na época. Durante uma conversa, confessou a ela que desejava entrar no segmento fashion “prêt-à-porter”, nome que significa “pronto para vestir”, e que foi o responsável por democratizar a moda.

https://www.instagram.com/p/B4-5WYzgQxT/

Na concepção do estilista na época, era nesse caminho que estava o segredo para ganhar dinheiro no universo da moda. Vreeland então aconselhou-o a trabalhar com Elisabeth Arden, pois dessa forma ganharia reputação mais rapidamente.

Oscar então mudou-se para os Estados Unidos, e passou a trabalhar como assistente no salão de alta costura e prêt-à-porter de Arden. Nessa época a empresária já trabalhava para a elite americana, vestindo pessoas como a primeira-dama Jacqueline Kennedy.

https://www.instagram.com/p/B0dgE6vA6oq/

Em 1965, o estilista começou a trabalhar com Jane Derby, que se especializou na produção de uma linha para mulheres de estatura “mignon”.

O Nascimento de uma nova era

Em agosto do mesmo ano, no entanto, Derby veio a falecer, e no ano seguinte Oscar tomou a frente da empresa, junto do sócio Ben Shaw.

Esse momento foi um marco para a independência do estilista, que então passou a trabalhar para lançar a primeira coleção prêt-à-porter feminina em Nova York. A partir de então, seu sucesso aconteceu de maneira rápida, conquistando as pessoas e o mercado da moda quase que de maneira espontânea.

Foi assim que, oficialmente, nasceu a marca Oscar de La Renta.

Nos anos seguintes (1967 e 1968), sua marca conquistou o Coty Award, prêmio criado durante a Segunda Guerra Mundial para promover e celebrar a moda americana e incentivar o design nesse momento tão turbulento.

https://www.instagram.com/p/BzjJuvmAl0Y/

Esse era o maior e mais prestigiado prêmio do segmento da moda na época. Nessa mesma época, Oscar lançou uma coleção de roupas inspiradas em tradições ciganas e russas, que obteve grande sucesso e conquistou todo o continente americano.

Entrando no mercado dos perfumes

O passo seguinte foi uma grande inovação. Em 1977, Oscar decidiu ampliar a diversidade da sua marca e lançou sua primeira fragrância feminina, batizada de OSCAR. Criada por Jean-Louis Sieuzac, o lançamento acarretou em um grande sucesso de vendas por muitos anos seguintes. Em 1978, o perfume ganhou o FiFi Award, premiação anual de perfumes promovida pela The Fragrance Foundation, em Nova York, EUA.

https://www.instagram.com/p/B6sxZhVAVpP/

Em 1980 foi lançada a fragrância Pour Lui, o primeiro produto da grife voltado para o público masculino. Mais um grande passo para a marca, que até então estava inserida apenas no universo feminino.

Oscar de La Renta inovou novamente ao ser o primeiro estilista latino-americano a ocupar o cargo de diretor criativo dentro de uma marca de luxo francesa. Em 1992, Oscar ingressou na Balmain, onde permaneceu até 2002. Essa casa de moda foi fundada em 1945 por Pierre Balmain.

Século XXI – A Era da Evolução

Com a chegada dos anos 2000, Oscar de La Renta procurou investir mais ainda na ampliação do seu público. Em 2001, lançou uma linha de acessórios incluindo bolsas, cintos, carteiras, sapatos e lenços. Em mais uma grande surpresa, a grife lançou em 2002 uma linha de móveis, e por fim em 2004 uma coleção de óculos e uma linha de roupas mais acessíveis.

https://www.instagram.com/p/B1hZuq4gc8e/

A primeira loja exclusiva da marca foi inaugurada no ano de 2004, na Madison Avenue, em Manhattan, Nova York. Algumas outras cidades americanas receberam lojas da grife nos anos seguintes, como Bal Harbour, Costa Mesa, Dallas, Las Vegas e Los Angeles.

Oscar e o amor pelos vestidos de noiva

A linha Oscar de La Renta Bridal foi apresentada em 2006. Trata-se de uma coleção especializada em vestidos de noiva e acessórios luxuosos para serem usados no grande dia. Dessa forma, a grife conseguiu garantir a fidelidade de um público bastante específico, tornando-se referência também nesse segmento de artigos para casamento.

https://www.instagram.com/p/B3Xxx9gAC71/

As cidades de Madri e Atenas foram as primeiras no exterior a receber lojas de Oscar de La Renta, no ano de 2008. Também nessa época a marca fez uma importante parceria com a musa e designer da moda Loulou de la Falaise, cuja imagem sempre esteve fortemente associada à Yves Saint Laurent. Através dessa parceria colaborativa, Oscar de La Renta lançou uma linha de joias sofisticadas.

Uma estratégia de reorganização interna passou a ser implementada a partir desse momento. Foi também nesse contexto que a marca entrou em uma disputa judicial contra a L’Oréal, empresa multinacional francesa especializada em cosméticos.

O intuito desse movimento foi reassumir o controle das operações de cosméticos e fragrâncias da grife. Em 2011, o perfume feminino Live in Love foi lançado pela Oscar de La Renta.

Oscar e o mercado infantil

Uma completa linha de roupas e acessórios para o público infantil foi lançada pela marca em 2012, atendendo meninas e meninos de até 14 anos. Foi quando lançou-se a Home, uma coleção composta por itens de decoração, tais como vasos, louças, porta-retratos, almofadas, lençóis, toalhas e demais tipos de itens domésticos.

https://www.instagram.com/p/B6oXP2BA7lq/

A maior loja própria da Oscar de La Renta foi inaugurada em 2013, em Londres, no bairro central de Mayfair. O espaço possui três andares e disponibiliza coleções femininas, acessórios, itens de decoração e beleza, moda noiva e moda infantil.

A despedida de um mestre

Oscar de La Renta foi diagnosticado com câncer em 2006, e em 2014, aos 82 anos, faleceu em sua casa na cidade de Kent, Connecticut. Uma semana antes da sua morte, Oscar nomeou Peter Copping como o novo diretor criativo de Oscar de La Renta.   

https://www.instagram.com/p/BIIG2ogATqK/

Mesmo nesse período difícil para a saúde de Oscar, sua grife foi capaz de crescer, aproximadamente, 50% em quase 10 anos, e passou a ser associada a grandes nomes como Oprah Winfrey, Penélope Cruz e Amy Adams.

Oscar de La Renta deixou um legado de grande importância e renome para o mundo da moda, através do qual sua trajetória de sucesso se manterá viva e será sempre lembrada por aqueles que valorizam essa forma de arte.

https://www.instagram.com/p/B14TCt8AKkU/

Sua marca continua sendo um referencial de bom gosto, sofisticação e criatividade, e assim como quando foi lançada, a grife ainda aposta em modelos com nítida inspiração nas culturas orientais e ciganas.

Oscar de la Renta nos dias atuais

Atualmente, a Oscar de La Renta é considerada uma das principais grifes no segmento de luxo da moda mundial, e estima-se que tenha um faturamento anual de 200 milhões de dólares. A marca está presente em mais de 70 países ao redor do mundo e possui 10 lojas exclusivas, além de também possuir uma plataforma para comércio online.

https://www.instagram.com/p/B5EJ-_ZAqTC/

A marca continua sendo reconhecida por seus vestidos de noite, incluindo modelos tanto da linha de alta costura como de prêt-à-porter. O cunhado de Oscar de La Renta, Alex Bolen, é seu CEO nos dias atuais, e sua enteada Eliza Bolen a diretora de criação para a divisão de licenciamento.

Além disso, Moisés de La Renta, filho adotivo de Oscar, é o responsável pelo atelier de design da grife.

Curiosidades sobre a marca

Assim como as demais grifes de luxo, a Oscar de la Renta também tem algumas curiosidades peculiares. Vamos conhecer quais são?

  • Essencialmente falando, Oscar de la Renta tem em seu DNA um estilo colorido, sofisticado e feminino de ser. Suas composições são admiradas para noite, tanto na linha do prêt-à porter quanto na linha da alta costura.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…

Mondepars: Marca de Sasha Meneghel faz seu desfile de estreia!

A tão aguardada estreia da marca de Sasha Meneghel, Mondepars, foi marcada por um desfile deslumbrante em São Paulo. Nessa manhã, ela não apenas revelou sua coleção, mas também transmitiu uma mensagem forte: o marrom é o novo preto. Sasha, reconhecida como a filha da icônica apresentadora Xuxa, a eterna Rainha dos Baixinhos, há muito…
capa do post sobre bolsas icônicas para presentear sua mãe

5 Presentes para sua namorada na Super Sale!

Uma das grandes ações do ano do Etiqueta Única já começou, a Super Sale do Mês dos Namorados! Esta é uma ação para celebrar uma das datas comemorativas mais esperadas e queridas do ano. Durante todo o mês de Junho você pode conferir centenas de peças das melhores marcas de luxo com descontos incríveis e…
capa do post de como desapegar no aplicativo do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…

Balenciaga x Under Armour: Descubra os Tênis da Collab do Momento!

A indústria da moda é constantemente palco de colaborações inovadoras que desafiam as fronteiras entre marcas de luxo e nomes inesperados. Recentemente, no desfile Resort 2025 em Xangai, a Balenciaga e a Under Armour protagonizaram um momento surpreendente ao revelarem uma collab até então inédita. A união dessas duas etiquetas de universos distitnos resultou em…