Stella McCartney cria primeira peça feita com lantejoulas biodegradáveis
A estilista Stella McCartney sempre foi conhecida pelas suas criações modernas com compromisso com a sustentabilidade e veganismo.
Desde o lançamento da sua marca homônima, em 2001, a filha do icônico músico Paul McCartney espelhou o seu estilo de vida em suas coleções não utilizando nada de origem animal nas peças que levam a sua etiqueta.
Recentemente, a grife britânica deu mais um passo importante rumo à moda mais sustentável e se tornou pioneira no mercado ao utilizar lantejoulas biodegradáveis livres de plástico.
Descubra todos os detalhes sobre esta inovação que pode ser uma das maiores da indústria fashion.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Conheça as BioSequins
As lantejoulas biodegradáveis foram desenvolvidas em parceria com a empresa Radiant Matter e receberam o nome de BioSequins. Elas são feitas à base de plantas, a partir de celulose de origem vegetal, sendo livres de metais e qualquer pigmento sintético.
O resultado final surpreende pela textura e brilho único sendo inclusive ainda mais bonitas que as lantejoulas convencionais (e ultrapassadas) feitas de plástico.
Estima-se que a cada ano, só as mulheres britânicas compram cerca de 33 milhões de roupas com lantejoulas, e a maior parte acaba sendo descartadas em aterros com menos de 5 anos de uso. O prejuízo para o meio ambiente é enorme uma vez que esses microplásticos acabam poluindo os nossos oceanos e impactando toda a vida marinha.
Pensando nisso, a Stella McCartney criou a primeira peça feita de BioSequins. Trata-se de um macacão de modelagem justa como se fosse uma segunda pele, confeccionado inteiramente à mão pelo seu atelier em Londres.
Infelizmente, ainda não é possível comprar a peça, apenas um piloto foi desenvolvido especialmente para a modelo e ativista Cara Delevingne. O macacão já se tornou icônico e foi fotografado por ninguém menos que Annie Leibovitz, para a edição de abril da Vogue.
A grande torcida agora é para que esse método de produção sustentável seja possível também em maior escala e que outras grifes também passem a utilizar as BioSequins abandonando de vez as lantejoulas de plásticos.