Foto: Reprodução/Instagram @cphfw
|

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Portanto, não apenas marcas de moda vêm tomando medidas para que suas ações e produções tenham uma natureza mais sustentável, mas agora também Semanas de Moda começaram a ter requisitos sustentáveis para as grifes participantes!

O que é o caso da Semana de Moda de Copenhagen, que anunciou os requerimentos sustentáveis para a participação de suas edições futuras.

Confiram mais sobre quais são os requisitos de sustentabilidade impostos pela Semana de Moda de Copenhaguen:

Requisitos Sustentáveis

Em 2020, a Semana de Moda de Copenhaguen introduziu seu Plano de Ação Sustentável 2020-22 que propõe a incorrer em mudanças de longo prazo na indústria da moda. Para cumprir sua visão de se tornar uma Semana de Moda principal, o Plano de Ação Sustentável introduz um conjunto mínimo de padrões que todas as marcas participando devem cumprir.

A partir da edição de Outono/Inverno 2023 (que irá ocorrer de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023), todos os candidatos ao cronograma de desfiles cujos esforços de sustentabilidade atendem aos padrões mínimos serão considerados para o cronograma oficial da Semana de Moda de Copenhagen.

Os organizadores do evento criaram 18 normas mínimas que abrangem seis áreas de foco que cobrem toda a cadeia de valor. Em adição a essas diretrizes, as marcas são solicitadas a responder uma série de perguntas adicionais para se ter entendimento sobre suas posições atuais em seus esforços sustentáveis.

A Semana de Moda de Copenhagen está implementando diversas normas sustentáveis paras as marcas participantes. (Foto: Reprodução/Instagram @cphfw)
A Semana de Moda de Copenhagen está implementando diversas normas sustentáveis paras as marcas participantes. (Foto: Reprodução/Instagram @cphfw)

As normas

Confiram abaixo as normas exigidas pela Semana de Moda de Copenhagen que as marcas devem cumprir para participarem do evento:

01.  Trabalhamos estrategicamente com a incorporação de sustentabilidade e padrões internacionais de direitos humanos.

02. Incluímos diversidade e igualdade na nossa aproximação de gerencia e consideramos ativamente estes aspectos na hora de contratação de funcionários, especialmente para posições de gerencia.

03. Não destruímos roupas que não venderam de coleções passadas.

04. Criamos para aumentar a qualidade e valor de nossos produtos economicamente e materialmente e informar nossos clientes sobre o valor da longevidade.

05. Encontramos uma segunda vida para nossas amostrar.

06. Pelo menos 50% de nossa coleção é ou certificada, feita de materiais preferenciais ou materiais sustentáveis de nova geração, upcycled, reciclada ou confeccionada a partir de estoque morto.

07. Temos uma lista de materiais preferenciais em vigor.

08. Temos uma lista de substâncias restritas em vigor, seguindo os requerimentos do EU REACH Directive, e nos envolvemos com nossos fornecedores para assegurar cumprimento.

09 Nossas coleções são sem peles de animais.

10. Temos o compromisso de exercer a devida diligência em nossa cadeia de suprimentos de acordo com as diretrizes e padrões internacionais e trabalhar com nossos fornecedores para garantir, por exemplo, emprego livremente escolhido, emprego seguro ou sem trabalho infantil.

11. Temos o compromisso de operar em um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso para todos nossos funcionários, livre de assédio ou discriminação, onde todos podem desfrutar de oportunidades igualmente, independentemente de gênero, raça, idade, visão política/religião/ orientação sexual, aparência física e habilidade.

12.  Nossos funcionários de atendimento ao cliente de lojas físicas e online são bem informados sobre nossa estratégia sustentável.

13.  Educamos e informamos nossos clientes sobre nossas práticas sustentáveis em múltiplas plataformas.

14.  Não utilizamos embalagens plásticas descartáveis nas lojas físicas ou pedidos online, mas oferecemos alternativas recicláveis, recicladas ou reaproveitáveis. 

15. Nossa cenografia e produções de desfiles são desperdício zero.

16. Não utilizamos embalagens de plástico descartáveis nos bastidores durante a semana de moda, mas oferecemos alternativas recicláveis, recicladas ou reaproveitáveis.

17. Compensamos ou inserimos as pegadas de carbono de nosso show.

18. Somos signatários do Danish Fashion Ethical Chartere consideramos a diversidade e inclusão na hora de escalar modelos.

O que acharam deste novo formato e das regras sustentáveis obrigatórias para a Semana de Moda de Copenhagen? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…

Revelado mais um Embaixador da Dior: Louis Garrel!

Desde sua fundação em 1946, a maison Dior tem sido referência em bolsas e outros artigos de luxo. Com um legado que atravessa décadas, a marca continua a surpreender, expandindo sua lista de embaixadores famosos. Recentemente, a notícia da adição de Louis Garrel ao seu seleto time de representantes masculinos causou alvoroço no mundo da…
capa do post sobre sapatos de luxo para investir na super sale

4 Sapatos de Luxo para investir na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…