Semana de Moda de Copenhagen endurece regras de sustentabilidade
A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. O evento está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações, lançando assim no mercado grandes nomes da moda sustentável.
Agora, a organização que está reforçando e endurecendo suas regras e políticas de sustentabilidade, para garantir que cada vez mais o evento se torne referência no quesito de sustentabilidade e cuidados com o plaenta.
Confira abaixo as novas mudanças no regulamento da Semana de Moda de Copenhagen:
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Novas regras
A Copenhagen Fashion Week faz jus à sua reputação de ser a semana de moda com os mais rigorosos requisitos de sustentabilidade e acaba de anunciar que irá reforçar as suas regras após a próxima edição, que irá acontecer em Agosto.
Novos padrões mínimos foram adicionados junto com ações adicionais que são exigidas para marcas que desejam participar dos desfiles. Na área das escolhas inteligentes de materiais, por exemplo, os novos padrões mínimos significam que as marcas devem implementar princípios de design circular com foco em produtos que possam ser reparados, reciclados e reutilizados, com conteúdo reciclado incluído no ponto de fabricação. E têm de ter “critérios concretos para garantir a qualidade e longevidade dos produtos e informar os clientes sobre o valor da longevidade”.
Outros ajustes são de que a equipe de atendimento ao cliente nas lojas e online deve estar bem informada sobre a estratégia de sustentabilidade de uma marca, com treinamento adequado nesses assuntos.
As regras atualizadas também passam do “compromisso” para a “ação” em muitas áreas, como a adoção de ações mais sustentáveis na realização de desfiles de moda. Isso abrange áreas como adereços, embalagens e triagem de resíduos.
As marcas que participam no CFW também devem ter uma estratégia de sustentabilidade formalmente aprovada, tanto na frente ambiental como social. A abordagem para melhorar as condições de trabalho tornou-se mais rigorosa, com as marcas a necessitarem de um código de conduta específico em vigor e a trabalharem com os seus fornecedores para garantir melhores condições para os funcionários.
Sua própria equipe também deve poder trabalhar “livre de assédio e discriminação e onde todos desfrutem de oportunidades iguais”.
“Desde que aplicamos pela primeira vez os Requisitos de Sustentabilidade às marcas participantes da Copenhagen Fashion Week em 2023, tem sido nossa ambição aumentar anualmente os requisitos, a fim de continuar a impulsionar as marcas e continuar a estabelecer o padrão para as semanas de moda a nível mundial. “Portanto, estamos entusiasmados em lançar a primeira edição dos Requisitos de Sustentabilidade atualizados. Com as atualizações, não estamos apenas a elevar a fasquia das marcas na nossa programação, mas também a refletir os desenvolvimentos e aprendizagens da indústria, bem como o futuro cenário político da UE”, disse a CEO do evento, Cecilie Thorsmark.
O que achou das novas regras de sustentabilidade da Semana de Moda de Copenhagen? Nos conte nos comentários!