Quais são as marcas de luxo mais queridas?
Roupas e acessórios estão presentes na vida dos seres humanos há séculos, e possuem um propósito que vai além do de proteger proteger o corpo de altas e baixas temperaturas e guardar pertences (no caso das bolsas). Estas peças também servem como reflexo da personalidade de uma pessoa, além de suas reflexões políticas, sociais e religiosas.
Ao longo dos séculos, milhares de marcas especializadas neste segmento surgiram ao redor do mundo, começando quase sempre como um pequeno negócio e se tornando a realização de um sonho e desejo de um indivíduo.
Nas últimas décadas, um setor vem se destacando e crescendo com grande força: o de luxo. O mercado de luxo não para de crescer, tendo um crescimento geral de 26% de 2013 a 2018 segundo a Época Negócios. Além disso, segundo a revista Forbes, o mercado global de luxo de itens e bens pessoais, atingiu um faturamento de R$ 1,95 trilhão.
Marcas como Chanel, Gucci e Louis Vuitton são algumas das mais conhecidas ao redor do mundo que fazem parte deste nicho. Mas, você já se perguntou quais são as mais queridas pelos consumidores?
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Confiram mais sobre as marcas de luxos mais queridas pelos brasileiros:
Chanel
Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Chanel foi fundada por Gabrielle Chanel em 1910.
Antes de abrir sua primeira loja, Gabrielle trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprendeu a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e no Café Beuglant de la Rotonde.
Com grande ambição de crescer na vida, Chanel começou a se envolver com homens ricos que podiam lhe ajudar. Seu envolvimento com o oficial da cavalaria Etienne Balsan a levou à Paris e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel, conseguiu abrir sua primeira loja em 1910.
O caminho para o sucesso não foi fácil. Chanel teve de enfrentar a sociedade machista do século XX, e uma mentalidade onde as mulheres não tinham muito espaço na sociedade. No começo de sua carreira na moda, vendia elegantes chapéus femininos e acessórios. A loja era localizada na região da Balsan, ponto de encontro de burgueses e políticos franceses, o que deu grande vantagem e oportunidade para Gabrielle vender seus sofisticados chapéus.
Com um estilo simples, sem adorno e flores, seus chapéus conquistaram as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Chanel gostava de ousar em seus trajes, misturando peças femininas e masculinas, o que incomodava os homens da sociedade (e fato que a incentivou a se dedicar à costura). Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios, e a ajudou a comprar um imóvel no prestigiado endereço 21 Rue Cambon.
Suas peças com corte simples encantaram as mulheres, e, em 1913 (antes da Primeira Guerra Mundial) inaugurou duas boutiques simultaneamente em Deauville e em Paris. Nesta época, a estilista começou a confeccionar roupas esportivas femininas como, por exemplo, blusas com golas rolês, que tinham inspiração nos marinheiros e eram feitas de malha e tricô. Além disso, foi responsável pela criação e o sucesso de inúmeras peças, como aquelas confeccionadas em jérsei, cardigãs, tailleurs em tweed, saias plissadas, vestidos em cortes retos em sem mangas, e, é claro, o famoso vestido pretinho básico.
Além das roupas, Chanel criou bolsas com design inovadores para a época, como a icônica 2.55, lançada em Fevereiro de 1955, que revolucionou o guarda roupa feminino por possuir alças em correntes, deixando assim as mãos livres e sendo muito prático. O sucesso foi tanto que anos mais tarde, Karl Lagerfeld decidiu recriar o modelo tão icônico, nascendo assim a Double Flap, a bolsa mais conhecida da marca.
Com um estilo chique e minimalista, Chanel foi pioneira e visionária em diversos aspectos da moda feminina e suas criações foram inovadoras e se tornaram peças clássicas nos dias de hoje.
Louis Vuitton
A maison Louis Vuitton foi fundada por Louis Vuitton em 1854 na França.
Tudo começou quando o jovem Louis, com apenas 16 anos de idade, decidiu viajar para Paris a pé (uma distância de aproximadamente 400km de sua cidade natal, uma pequena aldeia na região de Jura) com o objetivo de aprender em dois anos como trabalhar com madeira.
Passou-se um tempo e Louis foi contratado como aprendiz por Monsieur Maréchal, um fabricante de baús de viagem que tinha como clientela a alta sociedade parisiense, que usavam os objetos para transportar seus pertences em suas mudanças e deslocamentos pelo país.
Muito trabalhador e visionário, Louis Vuitton se dedicou ao máximo à função e tentou criar algo que fosse diferente, útil, prático e bonito para se diferenciar dos produtos já oferecidos, conceito que foi pioneiro para época. Sua vida mudou para sempre em 1851, quando era levado ao Palais des Tuilleries para embalar as bagagens da Imperatiz Eugênia todas as vezes que o Imperador Napoleão III viajava.
Três anos mais tarde, em 1854, o francês decidiu inaugurar a Maison Louis Vuitton Malletier no número 4 da Rua Neuve dês Capucines, localizada no centro de Paris, próximo à icônica Praça Vendôme. Sempre com o objetivo de trazer inovações para suas mercadorias, a primeira ideia inovadora foi a de criar um tecido que fosse altamente resistente e revestido (uma lona encerada impermeável, surgindo assim o conceito de “malas a prova d’água”) para ser o substituto do couro.
Vuitton criou um tecido menos restrito do que a pele natural e com cheiro mais agradável (já que as na época, as malas de viagem eram conhecidas por terem mau odor). Além da mudança de tecido, o estilista também começou a revestir os cantos dos baús com canteiras de madeira, tornando-os mais resistentes.
Ao passar dos anos, não foram apenas as malas inovadoras que fizeram a Louis Vuitton a marca de luxo mais valiosa do mundo. As bolsas da marca possuem design elegante e sofisticado, além de serem confeccionadas com materiais de alta durabilidade, podendo serem usadas por muitos anos e serem passadas de geração para geração.
Um dos modelos de maior sucesso é a Speedy, criada por Georges Vuitton (filho do fundador da marca) em 1933 como uma versão menor da icônica mala Keepall. O modelo se tornou muito popular nos anos 60, quando Audrey Hepburn usou o tamanho 25 da bolsa.
Ao decorrer dos anos, inúmeros modelos de bolsas inovadores e icônicos foram lançados como a Neverfull, Alma, Capucines, Artsy e a Pochette Acessories, tornando a Louis Vuitton uma marca referência no setor de bolsas de luxo.
Mixed
A marca Mixed foi fundada por Riccy Souza Aranha em 1988 em São Paulo.
A moda esteve sempre na vida de Riccy e sua família (tanto no quesito de comprar e criar peças), já que a estilista desde pequena acompanhava seu pai e irmãos na fábrica e servia de modelo para a marca da família.
Com mais de 30 anos no mercado, o perfil de consumidora da Mixed é o de uma mulher contemporânea, estilosa e sofisticada, que está, em qualquer momento e em qualquer circunstância, chique desde a manhã até à noite. A marca também busca o reconhecimento pela qualidade de suas peças, que são exclusivamente fabricadas no Brasil.
Riccy comanda a empresa ao lado de seus filhos (que entraram pouco a pouco ao longo dos anos) e ocupa o cargo de diretora criativa da marca, e costuma dizer que o segredo para o sucesso é ter personalidades importantes dentro da equipe.
A estilista é muito devota de Nossa Senhora de Guadalupe, e a santa se tornou uma tradição e marca registrada da Mixed, aparecendo em diversos lugares: de peças em suas coleções à catálogos e desfiles da marca.
Atualmente, a Mixed conta com sua linha principal feminina, infantil (chamada de Mixed Kids comandada por suas filhas Carol e Ciccy), além da Zapalla, marca de seu filho José Eduardo, que foi integrada a empresa há poucos anos como a linha masculina.
A empresa tem como objetivo encontrar o estilo da mulher de todas as idades, de diferentes gerações, personalidades, além de estar sempre atenta nas tendências da moda, desde as mais clássicas e tradicionais até as mais modernas e atuais.
Gucci
A marca Gucci foi fundada pelo italiano Guccio Gucci em Florença em 1921.
Após trabalhar como maitrê no hotel Savoy em Londres, Guccio retornou para Florença em 1921 e abriu sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar enquanto trabalhava na Inglaterra. Começou vendendo acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região de Toscana, confeccionados pelos melhores artesãos da cidade, incluindo membros de sua própria família. Sua modesta loja era um reflexo de seu próprio estilo: elegante e impecável, e não demorou muito para que chamasse a atenção da alta burguesia e nobreza florentina.
Com o grande sucesso, a Gucci ultrapassou as fronteiras da cidade e se impôs como uma das marcas mais conhecidas e preferidas da elite italiana. Assim que suas vendas cresceram, Guccio pode abrir uma pequena oficina para começar a confeccionar seus próprios produtos. Alguns anos mais tarde, em 1937, a maca inaugurou uma fábrica maior em Lungarno Guicciardini.
A primeira bolsa da marca foi lançada em 1947, marcando o início de seu sucesso do ramo das bolsas. O modelo consistia na icônica bolsa com alça de bambu japonês, a novidade de usar este material em acessórios foi fruto de uma ideia original de Guccio para contornar a escassez de materiais causada pea Segunda Guerra Mundial e se tornou um imenso sucesso mundo a fora.
A primeira coleção de roupas no entanto foi lançada apenas em 1961, quando foram introduzidos os tecidos estampados com a estampa clássica GG entrelaçados e com estampa floral (que foi criada especialmente para Grace Kelly).
A primeira coleção prêt-à-porter foi lançada na década de 1980 com grande pompa nos mais importantes desfiles de moda. A empresa foi salva da deterioração quando Domenico Del Sole elegeu Tom Ford como diretor criativo da marca. O estilista americano então criou coleções e campanhas publicitárias cheias de sensualidade que foram bem aceitas pela imprensa e público.
Décadas mais tarde, a Gucci continua a ser uma das marcas referências no mercado de luxo com suas estampas e criações icônicas que possuem influências das décadas passadas como estampas geométricas, superfícies metalizadas e cores da estética vintage. Fazendo com que a Gucci se torne hoje uma das marcas mais populares do planeta.
Cris Barros
A marca Cris Barros foi fundado por sua homônima em 2002.
Antes de abrir sua marca, Cris já tinha experiência no mundo da moda, foi modelo até os 17 anos de idade e formou-se em desenho de moda pela Universidade Anhembi Morumbi e especializou-se em no ramo fashion ao fazer mestrado no Instituto Marangoni, em Milão. Enquanto estudava na Itália, trabalhou com o estilista francês Stephan Jason, conhecido por ter feito parte da equipe de Yves Saint Laurent.
Após voltar ao Brasil, trabalhou para a Zoomp no time de Renato Kherlakian e trabalhou como como relações públicas de marketing e imagem. O desejo de ter sua própria marca sempre esteve na mente da estilista, mas, por ter uma personalidade paciente e meticulosa, esperou a hora perfeita para realizar.
Foi então em agosto 2002 que Cris Barros finalmente resolveu criar sua marca homônima, depois de passar alguns anos na Zoomp (onde adquiriu conhecimento da visão global do funcionamento de uma marca, como produção, marketing, finanças e lojas) e ter criado peças próprias que vendia para suas amigas próximas.
Cris divide o comando da marca com sua irmã, Dani Verde, e seu cunhado, Luís Felipe Verdi, que embarcaram com a estilista em seu sonho de ter um negócio próprio. Atualmente, cada um comanda uma divisão da empresa, com ela atuando como diretora criativa, participando desde a criação do conceito das coleções (como desenvolvimento das peças, escolha de matéria prima, provas de roupas, lookbooks, etc).
O estilo da marca segundo a própria Cris definiu em uma entrevista para o site Metrópoles é “espontâneo, muito feminino e que está em constante evolução, no sentido de sempre tentar se superar a cada nova coleção.” A estilista diz que trabalha com emoção e paixão e que, quando cria suas peças, quer transportar suas clientes para um universo específico.
Atualmente, a Cris Barros é uma das principais marcas de luxo de roupa feminina no Brasil e se tornou a queridinha das maiores celebridades e nomes da moda nacional. A marca possui uma identidade feminina, moderna e atemporal e se tornou a única brasileira a ter suas peças expostas na icônica loja Colette, localizada em Paris.
Dolce & Gabbana
A Dolce & Gabbana foi fundada por Domenico Dolce e Stefano Gabbana em 1985 na Itália.
Domenico e Stefano se conheceram no começo dos anos 1980 quando trabalhavam como assistentes do estilista Giorgio Correggiari em Milão. A dupla teve uma visão de como gostariam de vestir as mulheres, então, em 1982, abriram um pequeno ateliê em Milão onde trabalhavam como freelancers para grandes marcas da cidade.
Em 1985 lançaram sua primeira coleção chamada “Donna-Donna” durante a semana de moda de Milão dentro da categoria Novos Talentos. Como não possuíam dinheiro para contratar modelos para desfilarem, foram ajudados por amigos para mostrarem a coleção. O sucesso veio de imediato e a marca se tornou a queridinha da imprensa e ganhou espaço dentro do cenário de moda italiana com suas criações femininas, sexy e com grande influência do sul da Itália.
Em 1987 a marca abriu seu primeiro showroom e conquistou admiradoras famosas, como Madonna e Isabella Rossellini, nomes que ajudaram a marca a ganhar destaque internacional da noite para o dia. No final dessa década, a D&G começou a abrir suas primeiras lojas próprias em Tóquio, Milão e Hong Kong.
No começo da década de 1990, a dupla lançou sua primeira coleção de roupas masculinas e ousaram nos próximos anos ao vestir modelos como Linda Evangelista e Naomi Campbell com roupas desta coleção. A marca italiana, que começou como um negócio apenas de roupas femininas, expandiu sua linha de produtos, abrangendo agora acessórios, calçados e bolsas.
Nos anos 2000, a Dolce & Gabbana reintegrou a produção e a distribuição de lingeries, moda praia e acessórios em tecido (lenços e gravatas), que antes eram licenciados. Outra divisão dentro da marca também foi inaugurada, desta vez a de couros e calçados. Paralelamente a esta abertura, uma linha de relógios foi lançada no mercado, e a Dolce se tornou a primeira a colocar cristais Swarovski em suas peças.
Atualmente, a marca italiana é conhecida por suas estampas coloridas, alegres, divertidas e inovadoras que estão presentes em todas as linhas de produtos da marca, que vão desde roupas à calçados, bolsas, acessórios, moda praia e até mesmo produtos de decoração, sempre seguindo sua marca registrada de contemplar as tradições do sul da Itália e possuir um estilo extravagante e luxuoso.
Essas foram as marcas de luxo mais queridas, qual é a sua favorita? Comenta ai!
Confira também: Super Sale Bolsas de Luxo: 5 modelos clássicos para investir já!
No Etiqueta Única vocês encontram as principais e mais queridas marcas de luxo com até 80% OFF!