3 Parcerias de marcas de luxo que marcaram 2024!
Hoje é o última dia do ano, é costumeiro haja uma reflexão e retrospectiva sobre os últimos 365 dias e seus acontecimentos.
A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos anos. Algumas das grifes que são muito conhecidas por fazerem colaborações são a Louis Vuitton, Gucci, Balenciaga e Balmain.
Confira abaixo três parcerias de marcas de luxo que marcaram 2024:
03. Dior x Lewis Hamilton
Unidos pelo compromisso conjunto com a sustentabilidade e pela paixão pela África, o heptacampeão de Fórmula 1 Hamilton e Kim Jones, diretor artístico de moda masculina da Dior, trabalharam juntos em uma coleção cápsula para a maison francesa que foi lançada no dia 17 de outubro nas boutiques Dior e no e-commerce da grife.
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Frequentador assíduo da Paris Fashion Week, Hamilton conheceu Jones no caos das saudações nos bastidores em 2016, quando o estilista ainda estava na Louis Vuitton. Desde então, a amizade floresceu, ao ponto de planejarem passar férias juntos em Moçambique no verão europeu deste ano.
“Ambos temos conversado muito sobre África”, disse Hamilton ao site WWD em uma entrevista conjunta exclusiva com Jones no showroom masculino da Dior em Paris. O atleta viajou pelo continente explorando sua herança e falou sobre o sonho de um dia correr por lá.
Filho de um hidrogeólogo, Jones passou a infância em países africanos — Botswana, Tanzânia, Etiópia, Quénia e Gana — e é apaixonado pela conservação, patrocinando uma série de espécies ameaçadas de extinção. É lógico que a sua colaboração de estreia abordou todos esses pontos, com roupas adequadas para atividades ao ar livre feitas com 80% de materiais sustentáveis e incorporando motivos de inspiração africana.
O piloto, que há muito tempo segue uma dieta vegana, também solicitou que não fosse utilizado couro de animal. “Torná-la sustentável foi fundamental”, disse ele. “Quando você tem uma casa grande como a Dior também promovendo essa tecnologia, esperançosamente, o objetivo é sempre encorajar todas as outras marcas a quererem começar a fazer o mesmo, porque muitas simplesmente não estão conscientes.”
Surpreendentemente, a coleção é centrada no esqui e no snowboard, e não no automobilismo. Acontece, que Hamilton é fã de esportes radicais. A linha foi pensada para um estilo de vida ativo, com calças em tecidos que vão do denim ao tweed; malhas, moletons e tops de lã feitos parcialmente com tecidos orgânicos ou reciclados, e roupas técnicas da fabricante japonesa de roupas de esqui Descente, que colabora com a Dior desde que a marca de luxo lançou sua coleção cápsula de esqui em 2020. Os acessórios incluíam os tênis B44 Blade e Snow – este último tecnicamente adequado para snowboard.
02. Dolce & Gabbana x Havaianas
Esta talvez tenha sido uma das parcerias mais badaladas em território nacional! A Dolce & Gabbana anunciou em Junho, uma parceria com uma marca de calçados mais amadas e clássicas no Brasil, que se tornou patrimônio nacional: a Havaianas.
As duas marcas se juntaram para criar uma coleção especial de quatro modelos da Havaianas Top que contou com as estampas clássicas da maison italiana, como Leopardo, Zebra, maiólicas italianas em azul mediterrâneo e o carretto siciliano todo colorido.
Além das estampas coloridas e chamativas, os chinelos da collab possuíam tiras com veludo estampado, logo metalizado da marca brasileira e um pin perolado da D&G. A coleção exclusiva chegou ao site da Havaianas e nas lojas da Dolce & Gabbana no mesmo mês.
Meses mais tarde, ambas anunciaram o lançamento de uma nova etapa da collab com novos modelos.
01. Jacquemus x Nike
Depois de múltiplas colaborações de tênis e vestuário, a marca de luxo francesa Jacquemus e a gigante americana de artigos esposrtivos Nike voltaram este ano com uma nova parceria – desta vez na forma de uma silhueta de acessório totalmente nova. Apelidada de “The Swoosh Bag”, o novo modelo de bolsa era exatamente o que diz seu nome: uma nova bolsa no formato do icônico Swoosh da Nike.
Seguindo a estética minimalista de Jacquemus, a bolsa parecia ser feita de couro preto flexível e apresentava um simples logotipo dourado com o nome “Jacquemus” na frente. A nova collab entre as duas marcas foi anunciada nas redes sociais no dia 21 de Fevereiro com uma legenda que dizia: “THE SWOOSH BAG. ESTA SEGUNDA-FEIRA. COLEÇÃO JACQUEMUS + NIKE ADIVINHA QUEM É A CARA?”
Na imagem, um braço tatuado com unhas longas na cor rosa podia ser visto segurando a bolsa, provavelmente provocando o mais novo rosto da marca, que, mais tarde, foi revelado ser a velocista americana Sha’Carri Richardson.
Estas são apenas algumas das parcerias de marcas de luxo que aconteceram no ano de 2024! Qual a sua favorita?