O que é a moda futurista e como usá-la?
O surgimento de novas tendências acontece o tempo todo, porém todas as tendências surgem como algo do “velho repaginado”. A moda é cíclica, então a maioria das trends do momento que conhecemos, vieram de outras referências de tempos atrás e histórias passadas.
Os anos 60, 70 e 80, marcaram muito a história da moda, servindo de referência até hoje quando observamos em profundidade a moda atual. Nos desfiles de 2023 trouxeram a moda futurista à tona, mostrando que ainda vai ter muito metalizado para este ano.
Confira, o que é a moda futurista e como usá-la?
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Como surgiu?
A moda e o conceito de “futurismo” andam lado a lado desde os anos 60. Durante a Guerra-fria, as duas potências proporcionaram diversos momentos de tensão para a humanidade, porém os avanços tecnológicos que essa época trouxe invadiram até o mundo da moda.
Quando o homem foi à lua, durante a chamada “guerra espacial” causada pela União Soviética e os Estados Unidos, as roupas metalizadas acabaram influenciando diversos estilistas como Paco Rabanne, Pierre Cardin e André Courrèges, que fizeram seus nomes em cima da Era Espacial. Essas influências refletem na moda atual mesmo tanto tempo depois.
Como aplicar a moda futurista nos looks
Atualmente, o futurismo vem com respingos de tendências como o Punk e o Cyber Y2K. Além disso, peças estruturadas e os óculos “máscara”, que vimos em diversos desfiles e personalidades influentes usando, entram no combo “retrofuturista”.
3. Metalizado
O metalizado está super em alta, dominando os Get Ready With Me das fashionistas do Instagram e TikTok. Vimos muitos metalizados nos desfiles de outono/inverno desse ano (2023) e ele pode ser usado em qualquer peça, casacos, sapatos e acessórios.
Existem diversas maneiras de combinar o metalizado nas suas produções. Se você quer arriscá-lo no dia-a-dia, a opção ideal é usá-los nos acessórios como bolsas, por exemplo, ou uma calça longa e um Scarpin metalizado que deixe à mostra apenas o bico do sapato.
Se você vai para uma produção noturna e quer ousar, uma opção é apostar no monocromático metalizado, ou combinar duas peças metalizadas juntas. As opções de metalizados, hoje em dia, vão desde os clássicos prata e dourado, quanto a peças coloridas e holográficas.
2. Roupas estruturadas
As roupas estruturadas são uma grande característica futurista, ainda mais quando pensamos em estruturas pontiagudas, que trazem bastante originalidade para peças que poderiam ser básicas. Nos desfiles de outono/inverno de 2023, diversas marcas como Alexander McQueen, Comme des garçons, Saint Laurent, entre outras, trouxeram bastante estrutura para suas peças.
Uma das maneiras clássicas de se usar peças estruturadas, é utilizando as ombreiras em blazers, por exemplo. Eles estruturam a peça, deixando o ombro mais largo e elegante, além de ser uma tendência que já foi muito amada no passado.
Os vestidos estruturados também ganham destaque na moda futurista, ousando com acabamentos tridimensionais, que dão certo movimento para a peça de roupa. O céu é o limite quando o assunto são peças estruturadas, sendo capaz de servir em diversas produções.
1. Óculos futuristas
Os óculos futuristas dividem opiniões, tem quem ame ou quem odeie. Eles são peças polêmicas, que sempre causam por onde passam e quanto mais peculiar a forma, melhor. Os óculos futuristas podem ter lentes metalizadas ou armação prateada, para complementar ainda mais a tendência.
Diversos influenciadores aderiram à moda dos óculos futuristas, que podem combinar bastante com o estilo mais voltado para o streetwear. Roupas largas, calças baggy e correntes pesadas. Artistas, como o Justin Bieber, aderiram aos óculos futuristas e mostram como essa peça pode ficar super estilosa compondo o look da melhor maneira possível.
Você é do time que vai aderir a moda futurista ou vai deixar essa tendência de lado? nos conte nos comentários!
Confira também: Os destaques da Paris Fashion Week
o que é a moda futurista e como usá-la. o que é a moda futurista e como usá-la.