Capa do post sobre a marca Marni

Marni – uma das mais ousadas grifes italianas

A grife de luxo italiana encanta o mundo todo com sua estética trabalhada com base na boêmia europeia. Com design peculiar e fora dos padrões fashion, desde o seu início a Marni sabe como inovar a partir de aspectos simples, como tecidos e estampas de inspiração vintage, por exemplo.

As justaposições de textura também fazem parte do seu catálogo, bem como a exploração de formas incomuns, trabalhadas a partir da assimetria e de grandes volumes.

O colorblocking também se tornou uma das marcas registrada da Marni, que possui uma paleta focada principalmente em tons de cinza, bege e azul, entre as quais cores vivas são geralmente intercaladas.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Atualmente, a marca vende suas peças em 16 países, com boutiques estrategicamente localizadas em cidades badaladas do mundo fashion, tais como Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Hong Kong, Tóquio, Moscou e Sydney, entre outras.

Confira a seguir a história da Marni e os principais episódios envolvendo a grife italiana.

Como surgiu a grife italiana

A label foi fundada por Consuelo Castiglioni no ano de 1994, quando a estilista passou a ficar conhecida pelas suas contribuições para o mercado de peles, decorrentes do negócio da família de seu marido Gianni nesse mercado. A estreia de Marni nas passarelas ocorreu em 1996.

Até essa época, itens feitos de pele eram desenhados de maneira antiquada. Castiglioni foi inovadora nesse mercado, ao tratar o material como um tecido passível de compor peças mais modernas e confortáveis.

Foi dessa forma que nasceu a Marni, batizada em homenagem à irmã de Castiglioni. Seu objetivo era criar uma marca que produzisse peças para serem usadas combinadas com as peles.

A grife fez muito sucesso nos anos 1990, quando o uso de pele estava em alta. Hoje em dia, a Marni é uma das poucas marcas que continua explorando essa tendência, em meio ao aumento das críticas ao uso de pele na moda.  

https://www.instagram.com/p/BZdQx0rFWDk/

As vendas online tiveram estreia em 2006. No ano seguinte, o faturamento anual da empresa foi de aproximadamente 100 milhões de dólares.

No fim de 2012, a grife foi adquirida por Renzo Rosso, presidente do Grupo OTB, que também detém marcas como Margiela, Viktor & Rolf, Diesel e Staff International. Em 2013, a marca lançou sua primeira fragrância, batizada com o mesmo nome da grife.

Castiglioni foi a designer responsável pelas coleções da Marni de 1994 a 2017, quando se desligou da empresa. O atual estilista é Francesco Risso, que possui trabalhos prévios marcantes, entre eles sua atuação na Prada.

A saída de Consuelo Castiglioni

Em outubro de 2016, Consuelo Castiglioni, fundadora da Marni, anunciou a sua saída do cargo de direção da grife. Em comunicado à imprensa, a estilista disse que seu afastamento envolvia questões pessoais.

“Chegou a hora de me dedicar à minha vida pessoal. Quero agradecer a todos que acreditaram nesse projeto e quem, com fiel dedicação, me ajudou ao longo dessa fantástica jornada”,

O sucessor escolhido para ocupar o cargo foi Franscesco Risso, que antes já havia trabalhado com estilistas renomados como Anna Molinari (Blumarine) e Alessandro Dell’Acqua (fundador da No. 21). A primeira coleção de Risso para a Marni foi apresentada para a temporada de Inverno 2017.

https://www.instagram.com/p/BROFvo4B2CO/

Sobre essa mudança, Renzo Rosso declarou na época que acreditava que o talento de Francesco iria contribuir imensamente para o novo capítulo da história da casa, e que ao lado do time criativo e da gestão da Marni, o estilista seria capaz de fazer a marca atingir novos objetivos.

Em 2018, Carolina Castiglioni, filha de Consuelo, anunciou o lançamento de sua marca própria, chamada de Plan C. A primeira coleção da grife fundada pela ex-diretora de projetos especiais da Marni foi lançada em setembro.

https://www.instagram.com/p/Bw1Skm7FDq9/

A ideia é que a nova empresa da família siga o mesmo formato de trabalho que durou por décadas na Marni. Seu pai, Gianni Castiglioni, é o CEO, e seu irmão Giovanni assume a direção de operações.

Marni lifestyle

As peças produzidas pela Marni possuem um estilo bastante característico, marcado pelo apelo anti-sexy, com linhas retas, conjuntinhos e peças soltas no corpo e com comprimentos maiores, como no joelho ou o próprio mídi, que tem feito muito sucesso nos últimos anos.

https://www.instagram.com/p/BZftAQVF0-W/

Diferentemente do que muitas grifes fazem, a marca italiana traçou seu caminho no mundo fashion procurando encobrir as curvas e a silhueta do corpo feminino. O seu sucesso se deve principalmente a sua capacidade de ter feito isso de maneira irreverente, moderna e muito sofisticada.

Com a aposta forte em estampas e grafismos, a grife brinca com a mistura de desenhos em suas combinações. Seu estilo se encaixa no bohemian chic, misturado à estética vintage.

Atualmente a grife produz roupas prêt-à-porter, bolsas, óculos de sol e jóias. Sua primeira linha de roupas para o público masculino foi lançada em 2007, seguindo o mesmo estilo da linha feminina, com ampla exploração da mistura de estampas, caimentos ousados e linhas retas.

Colaboração com H&M

Em 2011, a Marni fez uma coleção em parceria com a multinacional H&M, lançada para a primavera de 2012.

Associando o estilo vintage explorado desde sempre pela Marni, a campanha resultante dessa parceria surpreendeu a todos ao contar também com a direção de Sofia Coppola, reforçando ainda mais o estilo vintage cultuado pela grife. A cineasta e roteirista dirigiu o filme e a identidade das campanhas impressa e online.

https://www.instagram.com/p/417LFcsXPs/

A ideia da campanha foi levar a equipe da Marni para a atmosfera do Marrocos. Essa foi a primeira grande incursão de Coppola em campanhas de moda. Sua estréia nessa indústria foi marcante e obteve grande sucesso.

É possível perceber diversos elementos marcantes da grife em toda a coleção, como a mistura de tecidos, acessórios marcantes e a riqueza e diversidade de estampas. As peças resultantes dessa parceria formam conjuntinhos versáteis, que podem ser pensados para formar combinações separadas.

Confira a seguir o vídeo dirigido por Sofia Coppola para a campanha da parceria entre Marni e H&M:

Os irreverentes óculos de sol Marni

Assim como os demais itens produzidos pela grife, os óculos de sol da Marni também possuem forte inspiração boêmia, com estilo elegante e ousado. As peças são resultado de uma união harmônica de design e cores.

https://www.instagram.com/p/BPcRZM9hOSJ/

Sua primeira coleção de óculos foi lançada em julho de 2013, e logo de cara já conquistou muitos fãs devido aos seus modelos divertidos e arrojados. Como já era de se esperar, as estampas geométricas são desde o início da linha uma grande aposta da marca.

Com molduras translúcidas, detalhes em tons dourados e tonalidades diversas (inclusive cores fluorescentes), suas armações vintage e originais são reconhecidas por valorizar o olhar e os contornos faciais de quem as usa.

https://www.instagram.com/p/BIUoA8lBRKh/

Os óculos de sol da grife italiana são ideais para serem usados nos dias de sol e complementam qualquer estilo.

Envolvimento com projetos sociais

A história da Marni é marcada também pelo envolvimento com diversas ações sociais, como os projetos Children Imaginary World e o Marni Ark.

O Children Imaginary World se trata de uma iniciativa que visa ajudar crianças carentes dos quatro cantos do planeta. Em 2011, a Marni lançou uma linha de camisetas e sacolas estampadas com desenhos pintados por crianças da América do Sul e da Ásia.

https://www.instagram.com/p/vETQxdsXBM/

A história de um mundo encantado” foi o tema no qual as crianças se inspiraram para criar as ilustrações. Essa iniciativa é repetida todo final de ano e tem 100% do lucro obtido revertido para instituições de caridade.

Assim como o Children Imaginary World, o Marni Ark nasceu do compromisso em apoiar causas beneficentes. Seu objetivo é lançar esculturas de animais feitas à mão por uma comunidade de mulheres localizada no leste da Colômbia. As peças são feitas em papel machê e miçangas, e levam cerca de quatro dias para serem finalizadas.

As esculturas são lançadas junto da apresentação de cada uma das novidades da grife ao longo do ano. Entre as peças já lançadas estão esculturas de animais diversos, como touro, galo, porco, burro, etc. A loja de Florença, por exemplo, possui uma galinha, enquanto que a boutique de Nova York ganhou um cervo.

https://www.instagram.com/p/BqrmshvhB3l/

Os itens são direcionados para venda nas lojas da grife e na loja online. Parte da renda obtida a cada nova adição é direcionada para projetos sociais, como por exemplo La casa sull’albero, promovido pela Piccolo Principe S.C.S Onlus (www.piccoloprincipe.va.it), que se dedica a fornecer apoio às crianças e famílias envolvidas na adoção e acolhimento familiar na cidade de Milão.

Coleção Marni – Verão 2019

A coleção da Marni para o Verão 2019 já foi apresentada nas passarelas. Dessa vez, Francesco Risso dedicou-se a lançar roupas híbridas, versáteis como o cotidiano moderno exige.

Sua inspiração se deu principalmente sobre uma visão pop do classicismo, resultando em uma coleção com estampas que representam o assunto de maneira elegante e combinações ricas em detalhes.

https://www.instagram.com/p/BpeeUh2CM4Q/

Um exemplo interessante da inovação proposta por Risso nessa nova coleção foram as sobreposições de regatas de jérsei, que torcidas geram uma ilusão de ótica que confunde os olhos e transforma vestidos em saia e top.

Há também modelos drapeados, que redesenham a silhueta e equilibram maxivolumes com pele à mostra. Os lançamentos têm tudo para serem os mais cool dessa temporada, representando com excelência o espírito autêntico da Marni, que tem sido preservado com muito êxito por Francesco Risso.  

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…
capa do post sobre joias cartier para o dia das mães

Dia das Mães: Joias Cartier para emocionar sua mãe!

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…

Celine: Saiba Quem está por tráz do Sucesso da Marca Francesa!

A Celine foi fundada em 1945 por Céline Vipiana em Paris. A marca francesa começou como uma boutique infantil, mas rapidamente se expandiu para a moda feminina, estabelecendo-se como uma referência em estilo clean e sofisticado. No entanto, nos últimos anos, a grife passou por algumas transformações que a ajudaram a se manter atualizada e…

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…
capa do post sobre curiosidades sobre a Birkin

Como e Onde vender suas bolsas de luxo e de grife usadas?

A sustentabilidade e o consumo consciente são assuntos muito pertinentes e que ganham espaço na mídia a cada dia. Existem diversas maneiras de praticar o consumo consciente, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida delas,…

Miu Miu: Explorando a Essência dos Produtos da Marca Italiana!

‘It’s not a bag, it’s a Birkin’ – A frase, eternizada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City ao se referir ao modelo icônico da Hermès, ganhou destaque ao ser aplicada a diversos itens de outras marcas de luxo. Entre elas, destacam-se, por exemplo, as peças da Miu Miu, a irmã mais jovem…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

Editor’s Choice: 4 Bolsas Valentino para investir

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre top modelos de bolsa saint laurent

YSL Beauty lança novas zonas no programa de renaturalização 

Um dos assuntos mais em alta e discutidos dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. Com a indústria têxtil sendo uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existem atualmente, inúmeras…

O Estilo Bottega Veneta: O Luxo Discreto que Conquista Cada Vez Mais Admiradores!

Você provavelmente percebeu que a tendência “quiet luxury” está ganhando destaque no mundo da moda e atraindo cada vez mais adeptos. Quer você seja fã ou não, a verdade é que, com a ascensão desse conceito de “luxo silencioso,” o estilo Bottega Veneta está chamando a atenção e conquistando até mesmo as gerações mais jovens….