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3 Marcas Sustentáveis que você encontra no Etiqueta Única

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, consumindo 93 mil milhões de metros cúbicos de água por ano, além de despejar 500.000 toneladas de microfibras plásticas nos oceanos e ser responsável por 10% das emissões globais de carbono, segundo dados da Ellen MacArthur Foundation, instituição inglesa que promove a economia circular.

Com dados tão alarmantes, a necessidade de ação imediata por parte de marcas de moda é é urgente e necessária. Com isso, nos recente anos, inúmeras grife já anunciam e colocam em prática ações que são mais eco-friendly, seja no seu processo de confecção ou nos materiais utilizados.

Confira abaixo três marcas sustentáveis que você encontra no Etiqueta Única:

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03. Stella McCartney

A marca Stella McCartney foi fundada em 2001 pela estilista homônima.

Filha do icônico Beatle Paul McCartney, Stella demonstrou interesse pelo mundo da moda desde adolescente, costurando sua primeira jaqueta aos 13 anos de idade. Com apenas 16 anos de idade, foi assistente do estilista Christian Lacroix e, em seguida, estagiou com Edward Sexton, que era alfaiate de seu pai.

Em seu desfile de graduação na conceituada Central Saint Martins em Londres em 1995, sua coleção chamou grande atenção, não apenas pela trilha sonora composta por seu pai ou pela presença de grandes nomes da moda como Naomi Campbell e Kate Moss, mas também por seu estilo consciente natural, feminino, sexy e, ao mesmo tempo elegante.

Bolsa Stella McCartney Falabella. Clique na imagem e confira mais modelos da marca!
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Após passar alguns anos como diretora criativa da marca francesa Chloé, em 2001 McCartney aceitou a proposta do grupo Gucci (que integrava o conglomerado francês de moda de luxo PPR, atual Kering) para lançar sua marca própria, com gestão de 50% das operações para cada um, se tornando a primeira estilista do sexo feminino a integrar o grupo. Em outubro do mesmo ano, apresentou a sua primeira coleção na Semana de Moda de Paris.

Poucos anos depois, em 2005, a marca fechou parceria com a Adidas, gigante de artigos esportivos, a qual assinou linhas de roupas e acessórios para modalidades como ioga, corrida, tênis, natação, golfe, ciclismo, entre outros esportes. A parceria tem sido uma das mais longas e rentáveis da carreira de Stella.

No quesito sustentabilidade, desde sua fundação, a marca é conhecida por suas políticas sustentáveis, como o uso uso exclusivo de couro ecológico em suas peças e utilização de algodão 100% orgânico como base para todos seus jeans. Em sua missão de mostrar para indústria da moda que ela pode ser sustentável, apresentou em Janeiro de 2020 em sua coleção Pre-Fall o primeiro jeans stretch biodegradável do mundo, feito com tecido em parceria com a marca italiana Candiani.

Bolsa Stella McCartney Falabella. Clique na imagem e confira mais bolsas para presentear no Natal!
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02. Moncler

A Moncler é uma marca francesa fundada por André Vincent e René Ramillon em 1952.

Sua origem se deu em uma pequena cidade encravada nos exuberantes Alpes Franceses, Monestier-de-Clermont, de onde se origina a abreviação do nome da marca. De início, a Moncler produzia itens destinados a proteger os escaladores das intempéries climáticas, como sacos de dormir acolchoados, barracas com cobertura externa e um único modelo de capa com capuz para atender à popularidade emergente das férias nas montanhas.

A fama veio quando o premiado alpinista francês Lionel Terray se rendeu à qualidade das peças produzidas pela grife e adotou seus equipamentos para protegê-lo do frio em suas incursões pelas altas montanhas da Europa.

Jaqueta Moncler. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)
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Criadas em 1954 com a intenção servir de uniforme exclusivo dos funcionários da MONCLER, as míticas doudounes, jaquetas acolchoadas forradas de plumas, eram originalmente chamadas de boîte bleue, que significa caixa azul, por conta de sua modelagem quadrada. Assim a marca criava os primeiros casacos acolchoados para proteger os trabalhadores do frio extremo das montanhas. Essas jaquetas eram tão resistentes ao frio que passaram a ser usadas como roupas de esqui.

A empresa começou a ganhar reconhecimento internacional apenas em 1968 nos Jogos Olímpicos de Inverno em Grenoble, quando se tornou a fornecedora oficial de equipamentos esportivos para a equipe francesa de esqui alpino. Mesmo em seus primeiros anos, a Moncler considerava a estética tanto quanto o desempenho. Um exemplo disso foi que ao longo dos anos de 1970, a marca pesquisou tecidos e acabamentos que pudessem replicar as propriedades reflexivas da neve.

O resultado da pesquisa se deu no “efeito laqueado brilhante”, característica que se tornou comum em suas jaquetas atualmente. Uma estrela em ascensão no cenário da moda parisiense nesta década, a estilista Chantal Thomass foi contratada para retrabalhar o visual da jaqueta clássica de penas. A estilista então substituiu os zíperes por botões e introduziu novos detalhes como enfeites de pele, forro de cetim e tecidos reversíveis para deixar os designs da marca mais alinhados às tendências dos anos de 1980.

Jaqueta Moncler. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)
Jaqueta Moncler. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)

Ainda na década de 80, a Moncler ganhou força pelo fato de trabalhar com produtos de qualidade e trazer novidades para o inverno, conquistando consumidores não apenas como um elemento de estilo de qualidade superior, mas também como verdadeiro clássico francês. Além das doudounes e jaquetas de matelassê, também passou a produzir parkas masculinas em tweed, ganhando adeptos que iam desde membros da realeza até celebridades de Hollywood.

Atualmente, a marca tem se destacado também em seus lançamentos para as coleções de primavera, quando pode se aventurar para além da tradicional moda inverno e trabalhar com novas tendências e um estilo esportivo mais descolado e urbano.

Quando falamos sobre sustentabilidade, assim como outras grifes de luxo, a Moncler está comprometida com o tema. Além de ter assinado o The Fashion Pact em 2013, ela também anunciou em Janeiro de 2022 que iria parar de usar pele animal em suas coleções, além de usar materiais de baixo impacto, como nylon reciclado e certificado, e seguir padrões de sustentabilidade. Também está comprometida com “práticas de negócios responsáveis”, e com a organização italiana de direitos dos animais LAV, representante da Fur Free Alliance.

Jaqueta Moncler. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)
Jaqueta Moncler. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)

01. Chloé

A Chloé é uma marca francesa fundada por Gabrielle Aghion em 1952.

Sua história se iniciou quando Gabrielle resolveu lançar uma marca que representasse um “prêt-à-porter de luxo” e libertasse as mulheres dos rígidos padrões da moda da época. Juntamente com seu sócio, o empresário Jacques Lenoir, ela criou a Chloé, nome escolhido pelo caloroso apelo feminino. A grife foi responsável por introduzir o comércio de roupas prontas, o famoso prêt-à-porter, e a própria estilista criou um novo termo para descrever seu estilo, o “luxury prêt-à-porter”, pois, até então, a ideia de luxo era associada à alta costura, feita sob medida.

Aghion cuidou de cada detalhe da produção de sua primeira coleção feminina, desde pregar botões a sair para fazer as vendas. Quatro anos mais tarde, em 1956, aconteceu o desfile de estréia no famoso Café de Flore, reduto dos existencialistas e artistas da capital francesa, quando a grife apresentou peças com tecidos finos, delicadamente femininas, leves e românticas que rejeitavam a rígida formalidade da moda da década de 1950.

Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)
Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)

Nos anos de 1960, a marca fez parte da geração que definiu o que viria a ser o prêt-à-porter francês, apostando em roupas jovens e modernas, com um espírito delicadamente audacioso. Principalmente depois que Karl Lagerfeld, com 28 anos na época, assumiu a direção criativa em 1966 e a transformou na marca queridinha de diferentes celebridades, como a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jackie Kennedy, a cantora lírica Maria Callas Maria Callas, Brigitte Bardot e Grace Kelly.

No ano de 1985 a marca francesa foi adquirida pelo grupo Dunhill Holding (atual Richemont) e sua notoriedade mundial aumentou ainda mais. No final desta década, já com uma imagem desgastada e antiga no universo da moda, a marca francesa resolveu dar uma enorme reviravolta apostando no rejuvenescimento de sua marca, principalmente com a estilista Stella McCartney, que, a partir de 1997, assumiu a direção criativa e reinventou a marca mais uma vez com uma mistura romântica, criando uma coleção de lingerie vintage, que impulsionou a Chloé para um novo nível de sucesso.

Com a saída de Stella em 2001, sua ex-assistente, Phoebe Philo assumiu o comando criativo da marca. Rapidamente a jovem estilista imprimiu um toque pessoal e sensual nas coleções. Um ano mais tarde, a marca lançou no mercado sua primeira coleção de bolsas, sapatos e artigos de couro.

Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)
Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)

Em 2011, a escocesa Clare Waight-Keller assumiu o cobiçado posto de diretora criativa da grife francesa, assinando as linhas de moda feminina e infantil, moda praia, lingerie, acessórios, jeans, óculos e perfumes. Atualmente, a alemã Chemena Kamali está no comando da marca.

Assim como outras marcas, a Chloé possui um grande comprometimento com a sustentabilidade. Em 2021, se tornou a primeira marca de luxo da Europa a obter o selo B-Corp (Benefit Corporation). Este é considerado o padrão mais alto em empresas sustentáveis, a certificação é fornecida pela ONG B-Lab, fundada em 2006, nos Estados Unidos.

No ano anterior, anunciou uma série de mudanças internas para se tornar mais sustentável. Dentre elas, a adoção de materiais com menor impacto ambiental, parcerias com fornecedores certificados pelo comércio justo e compromissos para promover a igualdade de mulheres.

Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)
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Estas são apenas algumas das marcas sustentáveis que você encontra no Etiqueta Única. Qual delas faz mais seu estilo? Já sabia da ligação delas com a sustentabilidade?

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