4 Marcas Queridinhas no Etiqueta Única
O mercado de luxo é um dos setores que mais movimenta dinheiro na economia mundial anualmente, sendo este valor na casa dos bilhões. Quando pensamos no nicho de moda, algumas das primeiras marcas que vem na mente de milhares de pessoas são Christian Dior, Chanel, Prada, e por ai vai, certo?
Estas grifes possuem uma extensa gama de produto com estilos variados que agradam diferentes gostos e são o sonho de consumo de muita gente, já que possuem um preço elevado e não são acessíveis para muitos.
Confira abaixo quatro marcas queridinhas no Etiqueta Única para aproveitar:
04. Fendi
A marca Fendi foi fundada por Adele Casagrande em 1925 em Roma.
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Adele, primeiramente, abriu uma pequena loja de artigos de couro na Via Del Plebiscito em Roma em 1918, onde vendia e fabricava bolsas de couro macio com refinamento de formas, texturas e minuciosos acabamentos de fechos e fivelas, além de sacolas de verão feitas com tiras de lona.
Em 1925, após se casar com Edoardo Fendi, o casal decidiu mudar o nome da loja para Fendi, nascendo assim a icônica marca. A marca rapidamente se tornou um sucesso, pois estavam no período pós-primeira guerra mundial e a classe média italiana estava voltando a ter hábitos de consumo.
Em 1946, a segunda geração da família Fendi começou a ingressar nos negócios da família, tendo as cinco filhas do casal em diferentes departamentos da marca. As talentosas irmãs implantaram ideias modernas e criaram linhas arrojadas de produtos e fizeram com que a marca ganhasse ainda maior notoriedade no mercado de produtos de luxo.
Karl Lagerfeld entrou como diretor criativo da marca em 1965, posto que ocupou por 54 anos até sua morte neste ano. A entrada de Karl para a Fendi trouxe o grande sucesso internacional da marca. O estilista além de apresentar novas leituras dos produtos já existentes da marca, criou o famoso e icônico logo com o duplo F invertido, chamado de Zucca quando grande e Zuccino quando pequeno.
O grande sucesso de suas bolsas se deu em 1968 quando Marvim Traub (então presidente da famosa loja Bloomingdale’s) comprou uma coleção completa da marca e dedicou um espaço por completo em sua loja da 5ª Avenida, localizada nem Nova Iorque, fato que fez com que a Fendi passasse a ser requisitada por diversas outras lojas de departamento.
Uma das grandes responsáveis por diversos modelos icônicos de bolsas da Fendi é Silvia Venturini Fendi (neta de um dos fundadores da marca), que começou a trabalhar na direção artística da marca, especialmente na divisão de acessórios, em 1994. Silvia criou a icônica bolsa Baguette, que se tornou objeto de desejo de milhares de mulheres nos anos 2000 após aparecer na série televisiva Sex and The City.
Nos próximos anos, a marca italiana lançou diversos modelos de bolsas que se tornaram referência, como a charmosa Peekaboo e modelos mais clássicos e tradicionais como a 2Jours, 3Jours e a moderna By The Way. Atualmente, a Fendi é um dos grandes nomes do mercado de luxo, reconhecida por seus produtos inovadores e da mais alta qualidade.
03. Christian Dior
A marca Christian Dior foi fundada pelo francês Christian Dior em 1946.
Antes de ingressar no mundo da moda, Christian estudou Ciências Políticas, por influência de seu pai, com intuito de seguir carreira diplomática. Após se formar, viajou pela Europa e, em 1928, abriu uma galeria de arte em sociedade com o amigo Jacques Bonjean. Mas a dupla foi forçada a fechar sua galeria devida a crise econômica mundial de 1929.
Em 1935, após se recuperar de uma doença, Christian começou a desenhar croquis para o jornal Figaro Illustre, que os publicava na sessão de alta costura. Após ter sucesso e vender alguns de suas criações, Dior desenvolveu croquis para algumas Maisons de Paris, além de trabalhar com Robert Piguet e, posteriormente, Lucien Lelong.
Em 1946, Christian Dior conseguiu abrir sua própria maison, a The House of Dior, com a ajuda financeira do magnata Marcel Boussac. A marca trouxe novos conceitos de moda feminino com criações que possuíam ombros arredondados e à mostra, cinturas acentuadas, saias rodadas e vestidos suntuosos e fartos, que tinham inspiração a moda da segunda metade do século 19.
Três anos após a inauguração da marca, em 1949, a Dior já era responsável por mais de 5% das exportações francesas e já possuía uma loja na renomada 5ª Avenida em Nova Iorque, além de estar bem estabelecida para assinar contratos de licenças com empresas americanas.
Além de suas roupas sofisticadas, elegantes e femininas, a Dior também ficou e ainda é conhecida por suas magníficas bolsas. Um dos modelos mais icônicos da marca e um de seus maiores sucessos é a Lady Dior, que foi lançada em 1994 com o nome Chouchou, mas foi, posteriormente, renomeada em 1996 em homenagem a Princesa Diana, que foi vista usando a bolsa diversas vezes.
Com mais de 70 anos de história, a Dior é conhecida por seu estilo feminino, sofisticado e luxuoso.
02. Prada
A marca Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre).
Os irmãos abriram sua primeira loja na prestigiada Galleria Vittorio Emanuele II em 1913, onde vendiam e produziam exclusivos acessórios de luxo, como malas de viagem, bolsas e acessórios em couros especiais e diferenciados, como couro de leão marinho, que era importado da Inglaterra.
A marca ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.
Em 1978, Miuccia Prada, neta de um dos fundadores, assumiu o comando da empresa junto com seu futuro marido, Patrizio Bertelli, em um momento em que o status da mesma já não era o mesmo e então a dupla passou a criar produtos mais inovadores e contemporâneos.
A ascensão da Prada mais uma vez como uma marca de luxo se deu apenas em 1980, com o lançamento de uma bolsa preta de linhas básicas. O acessório tornou-se febre entre atrizes e celebridades, levando o nome da marca a um público maior e cheio de glamour. Alguns anos depois, em 1983, a maison italiana inaugurou sua segunda loja em Milão na Via Della Spiga, um dos points europeus para artigos de luxo. Essa nova loja representava também uma nova imagem da marca, combinando elementos tradicionais com uma arquitetura moderna, além de introduzir em sua decoração a cor verde-palha, que se tornaria, nos anos seguintes, um símbolo padrão de suas lojas.
A criação das bolsas de nylon, dois anos depois, foi outro fator que contribuiu para a reconstrução da casa. A ideia de bolsas práticas e modernas era necessária para as mulheres que não só pediam beleza mas também praticidade. O diferencial dessas peças é o design do logo: nome da marca estampado em uma placa de formato triangular invertido.
O processo de internacionalização da marca italiana foi acelerado com a inauguração em 1986 das primeiras lojas em Nova York e Madri, seguidas por unidades em Londres, Paris e Tóquio. No final desta década a PRADA ingressou definitivamente no universo do mundo fashion ao apresentar, em 1988, sua primeira coleção de roupas femininas, aclamada pelas inovadoras linhas puristas e austeras, causando impacto e chamando a atenção do mundo da moda para a marca, além de apresentar muitas novidades, novos tecidos e tecnologias.
Atualmente, a Prada é uma marca conhecida por suas peças chiques, luxuosas e muito sofisticadas e elegantes. Além disso, é extremamente cobiçada por centenas de mulheres ao redor do planeta e a queridinha dos principais fashionistas que estão constantemente postando fotos com seus modelos da maison italiana nas redes sociais.
01. Chanel
Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Chanel foi fundada por Gabrielle Chanel em 1910.
Antes de abrir sua primeira loja, Gabrielle trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprendeu a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e no Café Beuglant de la Rotonde.
Com grande ambição de crescer na vida, Chanel começou a se envolver com homens ricos que podiam lhe ajudar. Seu envolvimento com o oficial da cavalaria Etienne Balsan a levou à Paris e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel, conseguiu abrir sua primeira loja em 1910.
O caminho para o sucesso não foi fácil. Chanel teve de enfrentar a sociedade machista do século XX, e uma mentalidade onde as mulheres não tinham muito espaço na sociedade. No começo de sua carreira na moda, vendia elegantes chapéus femininos e acessórios. A loja era localizada na região da Balsan, ponto de encontro de burgueses e políticos franceses, o que deu grande vantagem e oportunidade para Gabrielle vender seus sofisticados chapéus.
Com um estilo simples, sem adorno e flores, seus chapéus conquistaram as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Chanel gostava de ousar em seus trajes, misturando peças femininas e masculinas, o que incomodava os homens da sociedade (e fato que a incentivou a se dedicar à costura). Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios, e a ajudou a comprar um imóvel no prestigiado endereço 21 Rue Cambon.
A marca ficou conhecida por revolucionar a moda feminina, Coco Chanel confeccionava roupas esportivas femininas como, por exemplo, blusas com golas rolês, que tinham inspiração nos marinheiros e eram feitas de malha e tricô. Além disso, foi responsável pela criação e o sucesso de inúmeras peças, como aquelas confeccionadas em jérsei, cardigãs, tailleurs em tweed, saias plissadas, vestidos em cortes retos em sem mangas, e, é claro, o famoso vestido pretinho básico.
Além de suas roupas revolucionárias que estavam a frente de seu tempo, a marca deve seu estrondoso sucesso ao redor do mundo à suas bolsas, que seguem o estilo da maison e de sua criadora e possuem um design clássico, minimalista e atemporal.
Estas são apenas algumas das marcas queridinhas no Etiqueta Única! Qual delas é a sua favorita?