Marcas nacionais para ficar de olho neste verão!
O verão já chegou e com ele os dias de altas temperaturas começaram a se tornar uma realidade em várias regiões do país, fazendo com que sejamos obrigadas a adequar nosso guarda roupa para se adaptar as novas temperaturas.
A indústria brasileira de moda possui inúmeras marcas incríveis de vestuário e dentro do nicho de luxo diversas se destacam não só por suas criações, mas por sua história e sucesso dentro e fora do país. Você sabe quais são elas?
Confira abaixo marcas nacionais para ficar de olho neste verão:
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Mixed
Fundada em 1989 em São Paulo por Riccy Souza Aranha, a Mixed é atualmente uma das maiores marcas de luxo do Brasil.
A moda esteve sempre presente na vida de Riccy e de sua família (tanto no quesito de comprar e criar peças), já que a estilista desde pequena acompanhava seu pai e irmãos na fábrica e servia de modelo para a marca da família.
A Mixed está presente no mercado de moda nacional há mais de 30 anos e tem como perfil de consumidora uma mulher contemporânea, estilosa e sofisticada, que está, em qualquer momento e em qualquer circunstância, chique desde a manhã até à noite. A marca também busca o reconhecimento pela qualidade de suas peças e suas peças são exclusivamente fabricadas no Brasil.
Riccy comanda a empresa ao lado de seus filhos (que entraram pouco a pouco ao longo dos anos) e ocupa o cargo de diretora criativa da marca, e costuma dizer que o segredo para o sucesso é ter personalidades importantes dentro da equipe.
Atualmente conta com a linha principal feminina, uma infantil (chamada de Mixed Kids comandada por suas filhas Carol e Ciccy), além da Zapalla, marca de seu filho José Eduardo, que foi integrada a empresa há poucos anos como a linha masculina.
Estilé
A Estilé foi fundada pelas amigas de infância Beatriz Carvalho e Victoria Beukers no final de 2017, quando surgiu a ideia de criar uma linha de bolsas com a produção de poucas unidades com o objetivo de ressignificar os designs artesanais que nasceram para falar por si só.
O sucesso foi instantâneo e logo se tornou uma febre entre as fashionistas brasileiras e objeto de desejo de muitas. Com peças inspiradas nos anos 60 e 70, os itens da marca são criados para se tornarem uma extensão de suas donas e despertar confiança máxima nelas.
“Somos melhores amigas há mais de 15 anos. A Estilé começou com duas amigas querendo empreender e traduzir um mindset próprio em um produto. Nosso primeiro pensamento foi: qual veículo pode ser usado pra isso? Acessórios icônicos. Qual material possibilita criações irrestritas e transmite uma quebra do “óbvio”? O acrílico. Temos personalidades e habilidades extremamente complementares o que deixa o processo todo muito eficiente e mais natural,” disseram elas em uma entrevista para a Farfetch.
As bolsas são feitas em acrílico, em versões estilo clutch que vão das mais clássicas e em cores mais neutras até peças cheias de atitude, com detalhes como brilhos e cores neon. Por mais que seja um grande sucesso, a produção da Estilé ainda continua reduzida e artesanal, o que faz com que elas esgotem com grande rapidez e atribui certa singularidade as peças.
Com o lema de ‘Statement designs for statement people’, a Estilé abre a possibilidade de brincar com diversos formatos, texturas, tamanhos, proporcionando junto a isso uma peça durável, seguindo o princípio do slow fashion.
Cris Barros
Fundada por sua estilista homônima em 2002, a marca Cris Barros se destaca no cenário atual da moda nacional por seu grande sucesso entre as consumidoras brasileiras.
Antes de abrir sua marca própria, Cris já tinha experiência no mundo da moda, foi modelo até os 17 anos de idade e formou-se em desenho de moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Se especializando posteriormente no ramo fashion ao fazer mestrado no Instituto Marangoni, localizado em Milão. Enquanto estudava na Itália, trabalhou com o estilista francês Stephan Jason, conhecido por ter feito parte da equipe de Yves Saint Laurent.
Após voltar ao Brasil, trabalhou para a Zoomp no time de Renato Kherlakian no departamento de relações públicas de marketing e imagem. O desejo de ter sua própria marca sempre esteve na mente da estilista, mas, por ter uma personalidade paciente e meticulosa, esperou a hora perfeita para realizar.
Foi então que, em agosto 2002, Cris Barros finalmente resolveu criar sua marca homônima, depois de passar alguns anos na Zoomp (onde adquiriu conhecimento da visão global do funcionamento de uma marca, como produção, marketing, finanças e lojas) e ter criado peças próprias que vendia para suas amigas próximas.
A estilista divide o comando da marca com sua irmã, Dani Verde, e seu cunhado, Luís Felipe Verdi, que embarcaram com ela em seu sonho de ter um negócio próprio. Atualmente, cada um comanda uma divisão da empresa, com ela atuando como diretora criativa, participando desde a criação do conceito das coleções (como desenvolvimento das peças, escolha de matéria prima, provas de roupas, lookbooks, etc).
O estilo da marca, segundo o que a própria Cris definiu em uma entrevista, é “espontâneo, muito feminino e que está em constante evolução, no sentido de sempre tentar se superar a cada nova coleção.” A estilista diz que trabalha com emoção e paixão e que, quando cria suas peças, quer transportar suas clientes para um universo específico.
Serpui
A Serpui fui fundada pela estilista brasileira Serpui Marie, que é filha de imigrantes armênios, em 2000. Por mais que a marca esteja ganhando destaque no território nacional apenas recentemente, suas peças são queridinhas mundialmente, principalmente, na Ásia e no Oriente Médio.
Suas peças são reconhecidas por seu design artesanal, além da diversidade nas escolhas dos materiais e características que remetem ao Brasil. Tendo sido criada no interior do estado de São Paulo, Serpui incorpora em suas criações elementos que fizeram parte de sua infância, como vasos e quadros de borboleta, temas que remetam a jardinagem e o costume que sua mãe tinha de utilizar pedras brasileiras, como o topázio imperial, para decorar a casa em que viviam. Por isso, a decodificação do Brasil em cores, materiais e desenhos é característico do trabalho da marca.
As criações da Serpui são confeccionadas principalmente em palha, ráfia e teares, tudo isso estando muito ligado a história da marca e ao conceito que ela carrega de mostrar aos estrangeiros um pouco da cultura brasileira, com um trabalho que é minuciosamente tropical, já que cerca de 85% de sua produção é exportada para boutiques ao redor do mundo.
Além de clutches que revisitam flores, animais e cores só vistas em solos brasileiros, a marca também é conhecida por seus modelos que possuem formatos de animais tipicamente nacionais, principalmente aves como a arara e tucano.
A Serpui propõe uma viagem sensorial através de suas criações, explorando cada detalhe da cultura brasileira para quem busca peças especiais e únicas.
Cruise
Fundada na cidade de São Paulo no final de 2012 por Adriana Pelosini e Fernanda Vidigal, apesar de poucos anos no mercado, a Cruise é uma das marcas mais badaladas atualmente no cenário de moda brasileiro.
Desde o início, a dupla de estilistas tinha como proposta de trabalhar com um mix de tecidos finos e texturas ricas em detalhes, resultando em peças versáteis, modernas e atemporais.
A marca tem como pretensão manter uma relação próxima com mulheres modernas e atuais. Para isso, as dupla procura apresentar um estilo elegante e sofisticado, através de um guarda-roupa completo e prático, que contemple todas as ocasiões do dia a dia de suas clientes.
Além destas, outra linha de grande sucesso da marca paulistana é a Linha Gold, que conta com peças confeccionadas em tecidos franceses (principalmente jacquard, tear e renda) que são importados exclusivamente pela Cruise.
Com peças sofisticadas, elegantes e modernas, a marca é feita para aquelas que sabem apreciar a moda de verdade.
Estas são apenas algumas marcas nacionais incríveis para ficar de olho neste verão! Qual sua favorita?