Foto: Reprodução/Instagram @lopezdoriga.

Marcas de moda e os uniformes das Olimpíadas!

As Olimpíadas de Tokyo começaram ontem, 23 de Julho, após um atrasado de um ano por conta da pandemia mundial do Covid-19.

Além dos jogos eletrizantes com atletas excepcionais, algo que também chama atenção durante os jogos são os uniformes usados tanto nas competições mas também nas cerimônias de abertura e encerramento. Nos últimos anos, estes vem sendo desenhados por grandes marcas, o que entrelaça ainda mais os laços entre a moda e o esporte.

Confiram abaixo algumas das marcas de moda que desenharam uniformes para as delegações olímpicas de diversos países para a Olimpíada de Tokyo:

Libéria – Telfar Clemens

Foi divulgado pela repórter Vanessa Friedman do The New York Times que o estilista nova-iorquino Telfar Clemens (que está em super alta atualmente e é o criador de um modelo de bolsa que causo grande furor na indústria da moda recentemente) seria o encarregado de desenhar os uniformes oficiais da delegação da Libéria, país localizado na África Ocidental e que possui apenas cinco integrantes.

A participação de Clemens neste momento tão especial e grandioso foi graças à iniciativa do velocista Emmanuel Matadi, que entrou em contato com o designer após ouvir sua namorada falar sobre suas bolsas. O nova-iorquino tem laços muito fortes com o país, já que ele e seus pais nasceram no país e imigraram para os Estados Unidos para fugir da guerra civil no país em 1990, quando ele tinha apenas 5 anos de idade.

Por mais que a delegação liberiana tenha apenas cinco pessoas, Telfar criou uma coleção de até 70 peças e afirma que, após a experiência, ele deverá inserir em seu catálogo roupas que possuam inspiração esportiva. “Essa é a roupa que queremos vender pelo resto de nossas vidas”, confessou Clemens à Friedman.

Foto: Reprodução/Instagram @telfarglobal. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/Instagram @telfarglobal. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

Espanha – Bosco

A marca esportiva Bosco foi a responsável, mais uma vez, pelos uniformes da delegação espanhola para as Olimpíadas, tendo já esquecidas suas polêmicas peças que colocaram em pé de guerra a indústria espanhola.

As peças foram apresentadas pelos atletas Mireia Belmonte e Saúl Craviotto, que foram os porta bandeiras na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos que aconteceram ontem, 23 de Julho em Tokyo. A sustentabilidade, alinhada ao espírito das olimpíadas deste ano foi o grande fio condutor da coleção, que é composta por uma linha de calçados e mais de trinta peças diferentes que foram confeccionadas, pela primeira vez, à partir de plástico processado que foi transformado em fio de poliéster. A cor protagonista é o branco, mas também é possível ver detalhes em vermelho, amarelo e azul.

Foto: Reprodução/brasil.elpais.com. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/brasil.elpais.com. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

Estados Unidos – Ralph Lauren

Como já é tradição desde 2008, os uniformes da seleção americana para as Olimpíadas foi criado pela tradicional marca Ralph Lauren. Com um espírito mais “preppy” (que seria algo mais arrumadinho como patricinha e mauricinho), as peças foram confeccionadas a partir de materiais sustentáveis e não renunciaram o clássico logo de cavalo do logo da grife e a bandeira do país, mas apostam em um tom de branco mais puro com um epicentro estético.

A coleção também possui inspiração naval, principalmente vista em um agasalho com gola azul escuro que lembra aqueles usados pelos soldados da marinha norte americana.

Foto: Reprodução/USA Today.com. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/USA Today.com. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

França – Lacoste

Os uniformes da delegação francesa para as Olimpíadas de Tóquio tem um toque especial: foram criados pela marca francesa Lacoste, o qual seu fundador, René Lacoste, foi vencedor da medalha de bronze no torneio de duplas nas Olimpíadas de Paris que acontece há 97 anos atrás.

A coleção criada pela maison francesa presta homenagem ao país organizador dos jogos (Japão), com referências aos icônicos quimonos e às cores de sua bandeira. Ela tem como estrela principal um casaco oversized impermeável tricolor.

Foto: Reprodução/Instagram @lacoste. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/Instagram @lacoste. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

Brasil – Peak Sports, Riachuelo, Wollner e Havaianas

Já na delegação brasileira, os uniformes e demais trajes para os atletas não foram criados apenas por uma marca só, mas sim um conjunto que idealizaram peças para diferentes ocasiões. No dia 03 de Junho, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou os uniformes oficiais a serem usados pelos atletas que foram confeccionados pela empresa chinesa Peak Sports, que é a atual patrocinadora oficial. Estes são os primeiros Jogos Olímpicos desde que a americana Nike rompeu com o COB em 2016.

As peças foram desenvolvidas em fibras 100% e destacam as cores nacionais: verde, amarelo, azul e branco, presentes na bandeira do país. Para os trajes casuais dos atletas, a responsável pela coleção foi a empresa brasileira Riachuelo. Já a Wollner (também uma marca nacional) criou as roupas formais que foram usadas na cerimônia de abertura das Olimpíadas.

Por fim, a clássica e icônica marca Havaianas ficou responsável pelo uniforme oficial dos atletas do surfe brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio ao fechar apoio à Confederação Brasileira de Surf. Ela vestirá os atletas por completo, com calçados, peças de vestuário e acessórios para antes e depois dos treinos e competições. Dentre as peças criadas, fazem parte do uniforme os tradicionais chinelos Havaianas Brasil com logo, os óculos Caraíva e Ubatuba, shoulder bags e mochilas de saco da marca. Também compõe a coleção: boardshorts, as camisetas aquarela e arara, casacos, bermudas e calças, incluindo o modelo Rainbow.

Foto: Reprodução/Instagram @timebrasil. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!
Foto: Reprodução/Instagram @timebrasil. Clique na imagem e confira peças inspiradas nas olimpíadas!

Estas são algumas das delegações que são destaques no quesito uniforme! Qual a sua preferida? Nos conte nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Foto: Reprodução/Instagram @baumundpferdgarten

5 Tendências da Semana de Moda de Copenhagen!

A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. Ela está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações, lançando…
capa do post de top modelos de tote bags

Os Top modelos de Tote Bags!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre o impacto do resale

O Impacto do Mercado Resale

O mercado de secondhand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de luxo…

Chanel aumenta seus preços na Europa!

Uma das marcas mais tradicionais do planeta, a Chanel está presente no mercado de moda há mais de 100 anos e é responsável por inúmeras peças que são icônicas até hoje, graças a genialidade de sua fundadora, Gabrielle Chanel. Coco Chanel (como é conhecida por todos) criou diversos modelos de roupas e acessórios que foram…
capa do post de motivos para desapegar com o etiqueta unica

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…
capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…