|

Luxo Responsável: A Evolução das Marcas em Direção à Sustentabilidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 05/06, é fundamental refletir sobre a responsabilidade que marcas de luxo têm em relação à preservação ambiental.

As grifes famosas desse nicho são conhecidas por sua criações cheias de sofisticação, materiais nobres e exclusividade que geram desejo imediato. No entanto é necessário que o seus consumidores estejam cientes do impacto que suas escolhas têm no meio ambiente.

Neste post, exploraremos a importância desse casamento mais que necessário, entre o luxo e o meio ambiente, e como etiquetas famosas estão caminhando para práticas mais sustentáveis, mas mantendo a excelência e o alto padrão pelos quais sempre foram conhecidas.

A Indústria da Moda e o Meio Ambiente

A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, devido a processos de produção intensivos em recursos naturais e ao descarte inadequado de resíduos.

No entanto, à medida que a conscientização sobre as questões ambientais aumenta, as marcas de luxo estão percebendo a necessidade de se adaptar a um modelo mais sustentável. Um exemplo notável é a marca Stella McCartney, que se tornou pioneira na moda de luxo sustentável. A empresa utiliza materiais veganos e orgânicos em suas coleções, e também adota práticas de produção eco-friendly, minimizando o impacto ambiental.

Um dos aspectos fundamentais para essas grandes marcas o se tornarem mais sustentáveis é rever suas cadeias de suprimentos. Isso envolve buscar fornecedores que adotem práticas responsáveis, desde a obtenção de matérias-primas até a produção final.

Bolsas Stella Mccartney marca aliada do meio ambiente.
 Clique na imagem e confira diversas Bolsas Stella McCartney! (Foto: Reprodução/IG: @stellamccartney)

A Gucci é um exemplo de empresa que está comprometida com a sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos. Em 2017, ela lançou seu programa Gucci Equilibrium, que visa reduzir as emissões de carbono, utilizar materiais sustentáveis e promover o bem-estar dos trabalhadores. A grife também está investindo em projetos de reflorestamento para compensar suas emissões de carbono.

Uma outra maneira encontrada pelas grifes para a desafio ambiental tem sido através da pesquisa e desenvolvimento de materiais sustentáveis. Tecidos orgânicos, como algodão reciclado e fibras de bambu, estão ganhando espaço na indústria fashion

Nesse sentido, podemos citar a Prada que lançou a coleção “Re-Nylon”. Trata-se de uma produção feita inteiramente de nylon reciclado a partir de plásticos recuperados dos oceanos. Além disso, a inovação tecnológica está permitindo o surgimento de materiais inovadores, como couro vegano, feito a partir de materiais biodegradáveis e sem o uso de animais.

Bolsas Pradas sustentáveis em busca de melhoras para o meio ambiente.
 Clique na imagem e confira diversas Bolsas Prada em Promoção! (Foto: Reprodução/IG: @prada)

Moda Circular: Uma Prática Eficiente

Uma das estratégias mais eficazes para reduzir o impacto ambiental da indústria da moda é adotar o conceito de moda circular. Isso envolve a criação de produtos duráveis, projetados para serem reutilizados, reciclados e repassados.

A etiqueta italiana Valentino lançou o programa “Valentino Vintage“, um projeto de economia circular dedicado às peças de vestuário do passado da maison. A iniciativa foi anunciada pela primeira vez em Outubro 2021, quando a grife italiana pediu aos donos de itens vintage que os revendessem para a marca em troca de créditos na loja.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Nesse contexto, no Brasil, temos os brechós e portais de second hand especializados em peças de luxo. Além de desempenharem um papel fundamental, permitindo que as pessoas comprem e vendam peças semiovas, eles promovem a reutilização e a economia circular.

Nesse mercado, o destaque fica para o Etiqueta Única. A plataforma que possui site e aplicativo, é um dos principais nomes envolvidos nessa prática.

Ela oferece um conceito mais sustentável ao proporcionar vias confiáveis e fáceis para o desapego de itens de luxo. Ao utilizar essas opções, os consumidores podem contribuir para a redução do impacto ambiental da indústria da moda, dando uma segunda vida às peças.

Sejam elas roupas, acessórios, sapatos bolsas, vestidos de noivas e até objetos de decoração, a prática evita a produção excessiva e o descarte prematuro e desnecessário. Além disso, proporciona a satisfação de novas pessoas que conseguem a peça dos sonhos por um valor mais acessível.

Bolsas de luxo e sapatos Louboutin.
Comece a vender as peças que você não usa mais no Etiqueta Única!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Os Tênis de Luxo Clássicos e Atemporais no Black Month

    Na hora de montar um closet inteligente e funcional, nada melhor do que investir em modelos de tênis de luxo clássicos e atemporais. Afinal, assim como algumas bolsas que resistem as mudanças de tempo, tendências e se tornam investimentos, certos pares também tem o mesmo efeito e longevidade. A verdade é que os tênis deixaram…
  • 4 Peças da Louis Vuitton no Black Month

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Bolsas Pretas Estilosas para investir no Black Month

    Quando falamos de cores de bolsas, os modelos em preto são os mais queridos e tradicionais, estando presente no guarda roupa de quase todas as mulheres. Esta é uma cor versátil, clássica e atemporal e investir em peças neste tom garante combinações para quase todo  look que usamos, sejam eles para ocasiões casuais ou mais…
  • Os Sapatos Gucci de Salto no Black Month: 6 Ícones de Diversas Alturas

    Os sapatos Gucci de salto— sejam altos, médios ou baixos — certamente também fariam Carrie Bradshaw declarar a famosa frase “Hello, lovers”, assim como fez para seus Manolos Blahnik. Afinal, a marca italiana, além de roupas e bolsas, também é especialista em calçados que atravessam o tempo, unem design reconhecível e conforto, e acabam se…
  • 4 Peças da Tiffany & Co no Black Month

    Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 187 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
  • Etiqueta Única e Nomad promovem bazar em São Paulo

    Visando sempre proporcionar diferentes experiências para seus clientes, o Etiqueta Única, maior plataforma de second hand de luxo da América Latina, se juntou ao Nomad, rplataforma voltada à Geração Z e feita para conectar marcas autorais e criativas, para promoverem um bazar que irá acontecer neste sábado, 08 de novembro, na cidade de São Paulo….
  • As bolsas da Gucci para investir no Black Month

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • Saint Laurent no Black Month: 7 Acessórios que Roubam a Cena!

    Fundada em 1961 por Yves Saint Laurent e seu parceiro Pierre Bergé, a Saint Laurent revolucionou o guarda-roupa feminino ao introduzir elementos do vestuário masculino com uma abordagem ousada e refinada. Foi o estilista francês quem eternizou o Le Smoking, o primeiro smoking feminino da alta-costura, em 1966 — um marco que desafiou convenções e consolidou…
  • Saint Laurent é a marca de luxo mais desejada deste ano: Saiba por quê!

    Quando se fala em qual é a marca de luxo mais desejada do ano de 2025, a resposta tem sido praticamente unânime: Saint Laurent. O nome da maison francesa apareceu em primeiro lugar no ranking mais recente da Lyst Index, plataforma global que monitora dados reais de comportamento de consumo e desejo, desde buscas e…
  • Best of Valentino no Black Month

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • As bolsas Prada imperdíveis no Black Month

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja…
  • Os Melhores Acessórios de Luxo no Black Month Além das Bolsas!

    Se você já se questionou quais são os melhores acessórios de luxo para investir em novembro, marcado pela Black Friday, saiba que não está sozinho. O mês conhecido como “Black Month” sempre acende o radar de quem acompanha o universo glamuroso das grifes internacionais. Se, por um lado, as bolsas ocupam grande parte das conversas,…