capa do post sobre comprometimento à sustentabilidade das marcas de luxo

Marcas de Luxo e seu comprometimento com a sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Por isso, nos últimos tempos, inúmeras marcas de moda, principalmente no setor de luxo, vêm anunciando ações e medidas que pretendem tomar para garantir que sua produção tenha uma natureza mais sustentável e que tenha menor impacto no ambiente.

Confiram mais sobre as ações que marcas de luxo estão tomando para se tornarem mais sustentáveis:

Conglomerado Capri Holdings

O conglomerado de luxo Capri Holdings foi o mais recente a anunciar suas medidas de comprometimento de se tornar mais sustentável. O grupo anunciou no dia 21 de Abril de 2020 o comprometimento em zerar sua emissão de carbono em seu relatório de responsabilidade social.

A medida engloba todas as marcas do grupo, que inclui grandes nomes, como Versace, Jimmy Choo e Michael Kors, e tem como meta se tornar 100% carbon free até 2025, além de outras medidas para diminuir seu impacto no meio ambiente. Outras metas também foram anunciadas, como o comprometimento de usar energias renováveis, utilizar apenas embalagens que sejam feitas de plástico reciclável, compostável, reciclado ou reutilizável. O conglomerado também está comprometido a trabalhar com curtumes que sejam certificados.

Mostrando também preocupação com as mulheres, a Capri Holdings também anunciou que sua rede de fornecedores devem ser fortalecidas com programas  de empoderamento e saúde da mulher no ambiente de trabalho das Nações Unidas (chamado “UN Framework for Corporate Action on Workplace Women’s Health and Empowerment”), além de abrir espaço para novas parcerias que diminuam o gasto de água e que preze para a inclusão e diversidade em todos os setores.

Bolsa Versace Etiqueta Única

No comunicado, John D. Idol, CEO e chairman do Capri Holdings Group disse:

“Reconhecemos que, com o crescimento de nossa companhia, crescem também nossas responsabilidades, e abraçamos a oportunidade de fazer mais. Acreditamos que políticas ambientais e sociais são eticamente corretas e fiscalmente responsáveis. Com este objetivo, estamos comprometidos a melhorar a forma como trabalhamos para melhorar o mundo em que vivemos.”

Gucci

A Gucci foi uma das pioneiras em anunciar medidas rumo a sustentabilidade. Em Setembro de 2019, a marca italiana anunciou que iria se tornar carbon neutral e iria compensar todas suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas próprias operações e de toda sua cadeia de suprimentos.

Esta medida acompanha o apoio da marca à projetos de conservação florestal em países em desenvolvimento por meio de uma iniciativa internacional chamada REDD+ ( (Reduzir as Emissões do Desmatamento e da Degradação florestal), desenvolvida pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

Mostrando estar seriamente comprometida com a causa, a Gucci mediu todas as suas emissões de carbono do ano de 2018 e as compensou, e, quando foi anunciado ano passado que a se tornaria carbon free, a marca italiana começou a medir suas emissões daquele ano a fim de serem compensadas no ano de 2020.

Bolsa Gucci Soho

Durante o anúncio deste comprometimento com o meio ambiente, Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci, disse:

“É uma estratégia clara para garantir que nos responsabilizamos por nossas emissões de GEE, e agimos para evitá-las, reduzi-las e restaurá-las, e então compensar as inevitáveis.”

Stella McCartney

A marca inglesa Stella McCartney desde sua fundação é conhecida por suas políticas sustentáveis, como o uso uso exclusivo de couro ecológico em suas peças e utilização de algodão 100% orgânico como base para todos seus jeans. Em sua missão de mostrar para indústria da moda que ela pode ser sustentável, a marca apresentou em Janeiro de 2020 em sua coleção Pre-Fall o primeiro jeans stretch biodegradável do mundo.

O material usado na peça foi uma parceria com a marca italiana Candiani, que é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Coreva Stretch, um tecido de fibras de algodão orgânico que encapam o núcleo de borracha natural, não havendo qualquer plástico ou microplástico em sua trama.

O jeans desenvolvido pela Candiani abre mão de duas técnicas de tingimento que reduzem o consumo de água, energia e produtos químicos que geralmente são usados durante o processo de lavagem da peça, substituindo-os por Kitotex Vegetal, um ingrediente biodegradável que é produzido a partir de algas marinhas e cogumelos.

“Em um mundo em que nossos recursos estão diminuindo e os lixões estão superlotados de roupas descartadas, é nosso dever pesquisar fontes renováveis, além de materiais biodegradáveis e compostáveis”, disse Alberto Candiani, dono da Candiani.

Engana-se quem pensou que o material seria apenas utilizado na coleção Pre-Fall, a estilista Stella McCartney o incorporou em diversas peças de sua coleção Outono/Inverno 2020, que foi apresentada na Semana de Moda de Paris em Fevereiro deste ano.

https://www.instagram.com/p/B68TPWWpsaq/

Chloé

A grife francesa Chloé, do grupo Richemont, se tornou em 2021 a primeira marca de luxo da Europa a obter o selo B-Corp (Benefit Corporation). Este é considerado o padrão mais alto em empresas sustentáveis, a certificação é fornecida pela ONG B-Lab, fundada em 2006, nos Estados Unidos. Para conseguir o selo, é preciso que a organização se comprometa verdadeiramente com ações socioambientais, visando objetivos que se estendem para além dos lucros.

Em novembro de 2020, a maison anunciou uma série de mudanças internas para se tornar mais sustentável. Dentre elas, a adoção de materiais com menor impacto ambiental, parcerias com fornecedores certificados pelo comércio justo e compromissos para promover a igualdade de mulheres.

“Além do fato de termos orgulho disso como empresa, também pretendemos inspirar muitos outros a se associarem. Melhoramos nossas operações, governança e políticas de uma forma que nos permite operar de forma mais ambiental e socialmente responsável”, disse Riccardo Bellini, diretor executivo da marca, em um comunicado oficial na época.

Bellini também destacou que conquistar a certificação foi apenas o primeiro passo, e marca o início, e não o fim, de sua jornada para equilibrar interesses econômicos, sociais e ambientais.

Foto: Reprodução/Instagram @chloe
Foto: Reprodução/Instagram @chloe

Hugo Boss

Em Fevereiro de 2022, a marca alemã Hugo Boss anunciou uma nova etapa que reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável através de um grande investimento, sendo este uma parceria estratégica de longo prazo com a HaiQ AeoniQ LLC, uma filial do grupo têxtil suíço HeiQ dedicada ao desenvolvimento de novos fios revolucionários recicláveis, que têm um impacto praticamente nulo no ambiente.

Os fios HeiQ AeoniQ de celulose são fabricados a partir de uma fibra derivada de biopolímeros celulósicos de terceira geração, não utilizando terras cultiváveis, pesticidas ou fertilizantes na sua produção e consumindo 99% menos água do que os fios de algodão. Oferecem um desempenho comparável ao dos fios de poliéster ou nylon e podem ser reciclados várias vezes, preservando as suas qualidades. Poderiam eventualmente substituir as fibras sintéticas provenientes de petróleo.

A Hugo Boss irá investir 5 milhões de dólares em ações da HaiQ AeoniQ e compromete-se a pagar outros quatro milhões de dólares sujeitos ao cumprimento dos objetivos de desempenho estabelecidos entre os dois parceiros, indica o grupo em comunicado, especificando que este é o seu primeiro investimento vinculado ao desenvolvimento sustentável e que faz parte da sua estratégia de crescimento “Claim 5”.

Foto: Reprodução/Instagram @boss
Foto: Reprodução/Instagram @boss

Esta é uma etapa fundamental para o grupo, que pretende “aumentar significativamente a proporção de materiais mais sustentáveis nas suas coleções Boss e Hugo nos próximos anos”. Este investimento contribui também substancialmente para que a empresa atinja o seu objetivo de neutralidade climática até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2045, avançando ao mesmo tempo na implementação de um modelo de economia circular de ponta a ponta”, sublinha a empresa, que ambiciona “tornar oito em cada dez produtos circulares até 2030″.

“A nossa parceria com a HeiQ na HeiQ AeoniQ representa uma nova etapa importante na nossa jornada para nos tornarmos a principal plataforma mundial de moda de alta gama na tecnologia. Esta colaboração inovadora com a HeiQ nos permitirá impulsionar ainda mais a inovação e a sustentabilidade nas ofertas das nossas marcas, gerando um impacto mensurável para o ambiente e a sociedade,” disse Daniel Grieder, CEO da Hugo Boss.

O investimento destina-se a aumentar a produção e a comercialização destas fibras inovadoras através da expansão, ainda este ano, do local de produção piloto da HeiQ AeoniQ e da construção de uma enorme fábrica localizada na Europa central até ao final de 2024.

Inúmeras marcas de luxo estão tomando diferentes medidas, mas todas contém um único objetivo: diminuir seu impacto ambiental e se comprometer a ter um futuro mais sustentável.

Já tinha conhecimento de alguma dessas ações? Nos contem nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
capa do post sobre ideias de presente para pais executivos

4 Ideias de presente para Pais executivos!

O dia dos pais está se aproximando rapidamente (dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e na semana que antecede esta data vem a grande dúvida como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí vai. As…
Foto: Reprodução/Instagram @gucci

Conheça a Gucci Blondie, a nova sensação da Gucci!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. Com modelos que são sofisticados, elegantes e atemporais, mas ainda sim descolados e estilosos, a grife italiana se consolidou como uma…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

6 sapatos queridinhos das fashionistas!

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências, diversas peças que estão em alta agora são rapidamente esquecidas na temporada seguinte, às vezes retornando à moda após vários anos. Isso vale para roupas, acessórios e até mesmo sapatos! Por mais que existam modelos que são clássicos e icônicos que nunca saem…
capa do post sobre como desapegar no app do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…