capa do post sobre comprometimento à sustentabilidade das marcas de luxo

Marcas de Luxo e seu comprometimento com a sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Por isso, nos últimos tempos, inúmeras marcas de moda, principalmente no setor de luxo, vêm anunciando ações e medidas que pretendem tomar para garantir que sua produção tenha uma natureza mais sustentável e que tenha menor impacto no ambiente.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confiram mais sobre as ações que marcas de luxo estão tomando para se tornarem mais sustentáveis:

Conglomerado Capri Holdings

O conglomerado de luxo Capri Holdings foi o mais recente a anunciar suas medidas de comprometimento de se tornar mais sustentável. O grupo anunciou no dia 21 de Abril de 2020 o comprometimento em zerar sua emissão de carbono em seu relatório de responsabilidade social.

A medida engloba todas as marcas do grupo, que inclui grandes nomes, como Versace, Jimmy Choo e Michael Kors, e tem como meta se tornar 100% carbon free até 2025, além de outras medidas para diminuir seu impacto no meio ambiente. Outras metas também foram anunciadas, como o comprometimento de usar energias renováveis, utilizar apenas embalagens que sejam feitas de plástico reciclável, compostável, reciclado ou reutilizável. O conglomerado também está comprometido a trabalhar com curtumes que sejam certificados.

Mostrando também preocupação com as mulheres, a Capri Holdings também anunciou que sua rede de fornecedores devem ser fortalecidas com programas  de empoderamento e saúde da mulher no ambiente de trabalho das Nações Unidas (chamado “UN Framework for Corporate Action on Workplace Women’s Health and Empowerment”), além de abrir espaço para novas parcerias que diminuam o gasto de água e que preze para a inclusão e diversidade em todos os setores.

Bolsa Versace Etiqueta Única

No comunicado, John D. Idol, CEO e chairman do Capri Holdings Group disse:

“Reconhecemos que, com o crescimento de nossa companhia, crescem também nossas responsabilidades, e abraçamos a oportunidade de fazer mais. Acreditamos que políticas ambientais e sociais são eticamente corretas e fiscalmente responsáveis. Com este objetivo, estamos comprometidos a melhorar a forma como trabalhamos para melhorar o mundo em que vivemos.”

Gucci

A Gucci foi uma das pioneiras em anunciar medidas rumo a sustentabilidade. Em Setembro de 2019, a marca italiana anunciou que iria se tornar carbon neutral e iria compensar todas suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas próprias operações e de toda sua cadeia de suprimentos.

Esta medida acompanha o apoio da marca à projetos de conservação florestal em países em desenvolvimento por meio de uma iniciativa internacional chamada REDD+ ( (Reduzir as Emissões do Desmatamento e da Degradação florestal), desenvolvida pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

Mostrando estar seriamente comprometida com a causa, a Gucci mediu todas as suas emissões de carbono do ano de 2018 e as compensou, e, quando foi anunciado ano passado que a se tornaria carbon free, a marca italiana começou a medir suas emissões daquele ano a fim de serem compensadas no ano de 2020.

Bolsa Gucci Soho

Durante o anúncio deste comprometimento com o meio ambiente, Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci, disse:

“É uma estratégia clara para garantir que nos responsabilizamos por nossas emissões de GEE, e agimos para evitá-las, reduzi-las e restaurá-las, e então compensar as inevitáveis.”

Stella McCartney

A marca inglesa Stella McCartney desde sua fundação é conhecida por suas políticas sustentáveis, como o uso uso exclusivo de couro ecológico em suas peças e utilização de algodão 100% orgânico como base para todos seus jeans. Em sua missão de mostrar para indústria da moda que ela pode ser sustentável, a marca apresentou em Janeiro de 2020 em sua coleção Pre-Fall o primeiro jeans stretch biodegradável do mundo.

O material usado na peça foi uma parceria com a marca italiana Candiani, que é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Coreva Stretch, um tecido de fibras de algodão orgânico que encapam o núcleo de borracha natural, não havendo qualquer plástico ou microplástico em sua trama.

O jeans desenvolvido pela Candiani abre mão de duas técnicas de tingimento que reduzem o consumo de água, energia e produtos químicos que geralmente são usados durante o processo de lavagem da peça, substituindo-os por Kitotex Vegetal, um ingrediente biodegradável que é produzido a partir de algas marinhas e cogumelos.

“Em um mundo em que nossos recursos estão diminuindo e os lixões estão superlotados de roupas descartadas, é nosso dever pesquisar fontes renováveis, além de materiais biodegradáveis e compostáveis”, disse Alberto Candiani, dono da Candiani.

Engana-se quem pensou que o material seria apenas utilizado na coleção Pre-Fall, a estilista Stella McCartney o incorporou em diversas peças de sua coleção Outono/Inverno 2020, que foi apresentada na Semana de Moda de Paris em Fevereiro deste ano.

https://www.instagram.com/p/B68TPWWpsaq/

Chloé

A grife francesa Chloé, do grupo Richemont, se tornou em 2021 a primeira marca de luxo da Europa a obter o selo B-Corp (Benefit Corporation). Este é considerado o padrão mais alto em empresas sustentáveis, a certificação é fornecida pela ONG B-Lab, fundada em 2006, nos Estados Unidos. Para conseguir o selo, é preciso que a organização se comprometa verdadeiramente com ações socioambientais, visando objetivos que se estendem para além dos lucros.

Em novembro de 2020, a maison anunciou uma série de mudanças internas para se tornar mais sustentável. Dentre elas, a adoção de materiais com menor impacto ambiental, parcerias com fornecedores certificados pelo comércio justo e compromissos para promover a igualdade de mulheres.

“Além do fato de termos orgulho disso como empresa, também pretendemos inspirar muitos outros a se associarem. Melhoramos nossas operações, governança e políticas de uma forma que nos permite operar de forma mais ambiental e socialmente responsável”, disse Riccardo Bellini, diretor executivo da marca, em um comunicado oficial na época.

Bellini também destacou que conquistar a certificação foi apenas o primeiro passo, e marca o início, e não o fim, de sua jornada para equilibrar interesses econômicos, sociais e ambientais.

Foto: Reprodução/Instagram @chloe
Foto: Reprodução/Instagram @chloe

Hugo Boss

Em Fevereiro de 2022, a marca alemã Hugo Boss anunciou uma nova etapa que reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável através de um grande investimento, sendo este uma parceria estratégica de longo prazo com a HaiQ AeoniQ LLC, uma filial do grupo têxtil suíço HeiQ dedicada ao desenvolvimento de novos fios revolucionários recicláveis, que têm um impacto praticamente nulo no ambiente.

Os fios HeiQ AeoniQ de celulose são fabricados a partir de uma fibra derivada de biopolímeros celulósicos de terceira geração, não utilizando terras cultiváveis, pesticidas ou fertilizantes na sua produção e consumindo 99% menos água do que os fios de algodão. Oferecem um desempenho comparável ao dos fios de poliéster ou nylon e podem ser reciclados várias vezes, preservando as suas qualidades. Poderiam eventualmente substituir as fibras sintéticas provenientes de petróleo.

A Hugo Boss irá investir 5 milhões de dólares em ações da HaiQ AeoniQ e compromete-se a pagar outros quatro milhões de dólares sujeitos ao cumprimento dos objetivos de desempenho estabelecidos entre os dois parceiros, indica o grupo em comunicado, especificando que este é o seu primeiro investimento vinculado ao desenvolvimento sustentável e que faz parte da sua estratégia de crescimento “Claim 5”.

Foto: Reprodução/Instagram @boss
Foto: Reprodução/Instagram @boss

Esta é uma etapa fundamental para o grupo, que pretende “aumentar significativamente a proporção de materiais mais sustentáveis nas suas coleções Boss e Hugo nos próximos anos”. Este investimento contribui também substancialmente para que a empresa atinja o seu objetivo de neutralidade climática até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2045, avançando ao mesmo tempo na implementação de um modelo de economia circular de ponta a ponta”, sublinha a empresa, que ambiciona “tornar oito em cada dez produtos circulares até 2030″.

“A nossa parceria com a HeiQ na HeiQ AeoniQ representa uma nova etapa importante na nossa jornada para nos tornarmos a principal plataforma mundial de moda de alta gama na tecnologia. Esta colaboração inovadora com a HeiQ nos permitirá impulsionar ainda mais a inovação e a sustentabilidade nas ofertas das nossas marcas, gerando um impacto mensurável para o ambiente e a sociedade,” disse Daniel Grieder, CEO da Hugo Boss.

O investimento destina-se a aumentar a produção e a comercialização destas fibras inovadoras através da expansão, ainda este ano, do local de produção piloto da HeiQ AeoniQ e da construção de uma enorme fábrica localizada na Europa central até ao final de 2024.

Inúmeras marcas de luxo estão tomando diferentes medidas, mas todas contém um único objetivo: diminuir seu impacto ambiental e se comprometer a ter um futuro mais sustentável.

Já tinha conhecimento de alguma dessas ações? Nos contem nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

5 Bolsas Grandes para presentear no Dia das Mães

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
capa do post sobre dicas de autenticidade de bolsas Prada

4 dicas de autenticidade de bolsas Prada!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A marca italiana Prada é uma das grifes de…
capa do post sobre best of gucci bags

Gucci irá realizar desfile Cruise em Londres!

A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! Conhecida por seus desfiles em localidades diferentes e nada óbvias, a Gucci…

Bottega Veneta: Decifrando o Significado do Nome da Marca Italiana!

No mundo da moda,as grandes grifes muitas vezes carregam consigo o nome de seus fundadores, como um lembrete de sua herança e legado. No entanto, há uma exceção intrigante a essa regra: a Bottega Veneta. Se você já se perguntou sobre o significado por trás desse nome incomum ou sobre a razão pela qual a…
capa do post de bolsa mais barata Louis Vuitton

Quanto custa a bolsa mais barata da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post da primeira peça de luxo para investir

A Primeira Peça de Luxo para Investir

Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…
capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre joias para presentear no dia das mães

5 Joias para presentear sua mãe no Dia das Mães

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Existem algumas marcas do ramo de luxo que se tonaram…