Kenzo – um novo conceito de moda

A marca é referência quando se fala em fragrâncias desejadas, estando dentro de belos e simples frascos de perfume. Mas não é por menos, faz mais de quatro décadas que a Kenzo é sinônimo de ousadia e inovação. A combinação de estilos e padrões é a identidade da grife, que se transformou o grande amor de uma nova nação de compradores.

A história da Kenzo

O renomado estilista Kenzo Takada, que nasceu no dia 27 de fevereiro de 1939, na cidade de Himeji e foi o criador do famoso e estranho “Made in Japan”. Quando o Kenzo Takada ainda era pequeno, sempre via muitas revistas relacionadas a moda na companhia das suas irmãs mais velhas e logo a fazer desenhos de roupas para bonecas.

Kenzo Takada

O design é formado em artes e deu início a sua carreira como estilista criando moldes para uma revista de Tóquio, após terminar seus estudos na célebre Brunka Fashion College. E e no ano de 1964 se mudou para Paris com o objetivo de passar um período de apenas seis meses desfrutando de espetáculos, compreender o estilo de vida dos franceses e a moda que está meio deles.

Mas depois de cinco meses, o estilista queria mais do que seis meses e a partir de então começou a buscar emprego e teve a oportunidade de apresentar seus desenhos para a mulher do costureiro Louis Féraud, que era proprietário de uma Maison na cidade de Cannes e foi consagrado por diversas estrelas do festival. O casal resolveu comprar os seus croquis e apontaram o caminho das pedras para Kenzo Takada.

Porém, como era muito talentoso, o jovem conseguiu emprego em cinco dias e durante a década desenhou diversas coleções como free-lancer. Nessa época, o estilista desfrutava de uma vida financeira baixa e só tinha dinheiro para comprar tecidos em lugares baratos, como brechós e sendo que a maioria deles eram apenas retalhos.

A marca começa a ganhar forma

Mas com sua habilidade em criar, o estilista improvisava combinando variados tecidos e na maioria das vezes com estampas muito diferentes para uma mesma peça. Foi com essa necessidade de improvisação que deu origem as estampas coloridas e por fim se tornou uma das características registradas da marca.

Um tempo depois, em 1970, o jovem Kenzo Takada decidiu atingir novos limites e realizou o seu primeiro desfile, transformando a Galeria Vivienne em passarela para as suas criações. Foi nesse mesmo local que um depois inaugurou a sua primeira e própria loja, nomeada de Jungle Jap.

https://www.instagram.com/p/Bsn2BZlDYcL/

O resultado não poderia ser diferente: um sucesso imediato e se tornando até capa de uma importante revista, quando um dos vestidos da coleção, com uma estampa japonesa, foi parar na capa da revista francesa Elle, dando ainda mais prestígio e visibilidade para o trabalho do estilista japonês.

De uma maneira tão rápida ele se tornou muito conhecido no ramo da moda e em seguida resolveu mudar o nome da sua loja para Kenzo. Passou a conquistar o coração dos franceses com um novo tipo de moda, levando o conceito de uma nova recriação da imagem humana de uma forma até o momento não tentada, contando com novas proporções e volumes.

As primeiras criações by Kenzo

As primeiras criações de algodão do estilista fizeram um enorme sucesso, se tornando muito populares no mundo da moda. E no ano de 1971, elaborou desfiles em Tóquio e em Nova York, dando o primeiro passo para o seu reconhecimento mundial.

As primeiras peças das coleções de Kenzo tinham características clara do seu país, como o clássico quimono. Mas foi a diversificação das suas peças que chamou mais a atenção dos entendedores do assunto. No ano de 1972, a marca japonesa já estava muito bem instalada e famosa por suas peças ousadas e audaciosas, surpreendendo com tons austeros e cores de cabúqui.

O estilista era um gênio no quesito de combinar sobreposições e estampas, confeccionando calças largas, batas, túnicas, blusas e peças em veludo estampado no estilo japonês e deu uma exclusividade para a malharia.

O seu posicionamento em relação às malhas o transformou em estilista de prêt-à-porter, introduzindo novas proporções e cores a modelos tradicionais. As ideias inovadoras do estilista foram crescendo cada vez mais e alcançando novas influências no ramo. A marca conseguiu facilmente combinar estilos ocidentais e orientais, transformando ideias tradicionais em modelos modernos e contemporâneos.

A criatividade é sua marca registrada

O renomado estilista tem a sua marca registrada no universo da moda como um dos nomes que fizeram a diferença e são reverenciados e também imitado. Dono de uma criatividade absurda, a marca inovou apresentando sua nova coleção na inauguração da lendária boate Studio 54 na cidade de Nova York, com sua parceira e amiga Grace Jones cantando pela primeiríssima vez em público no ano de 1977.

Veja esse vídeo publicitário:

https://www.youtube.com/watch?v=R0g0qy_emJ0

Já no ano de 1979 o estilista ousou encerrando o desfile que foi apresentado em uma tenda de circo em Zurique, montado em um elefante. Outro exemplo da ousadia de Kenzo foi quando ele organizou um desfile onde suas modelos desfilaram pela passarela montadas a cavalos, trajando peças translúcidas.

Os anos 80 foi uma época de prestígio para a marca, onde logo no começo apresentou a sua primeira linha masculina e abriu unidades em Lyon, Bordeaux e Saint Tropez e em outros locais como Tóquio, Copenhagen, Milão e Londres.

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E logo no final dessa época, lançou o primeiro perfume da marca japonesa, nomeado de Kenzo by Kenzo, e esse foi o primeiro de um enorme sucesso que os seus perfumes se tornaram ao longo dos anos.

A partir dos anos de 1990 as suas linhas de produtos foram ampliadas, podendo contar com óculos, artigos para decoração, roupas infantis, jeans e entre outras peças. A evolução da Kenzo atraiu a atenção de muito entendidos do assunto e dessa forma no ano de 1993, a grife que já produzia uma linha de perfumes de muito sucesso, coleções de roupas masculinas, femininas e infantis.

A aquisição pelo grupo LVMH

Foi comprada no valor de US$ 80 milhões pelo famoso grupo francês LVMH, que já era empresário e proprietário de marcas nesse segmento de luxo, como por exemplo a TAG Heuer, Givenchy, Moët et Chandon e Louis Vuitton.

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E prestes a completar 60 anos em 1999, o estilista disse adeus às passarelas, concedendo espaço para muitos discípulos de sua confiança na direção da Kenzo.

Kenzo sob nova direção

No ano de 2003, quem assumiu a direção criativa da coleção feminina da marca foi o italiano Antonio Marras, e com o passar dos anos trouxe mais brilho para a Kenzo, desenvolvendo e lançando coleções contemporâneas, mas sem deixar de lado a identidade de Kenzo Takada.

E a consequência foi um significativo crescimento das vendas. No ano de 2008, o italiano assumiu a direção criativa de todas as linhas da marca.

Loja Kenzo

Um tempo depois, mais especificamente em 2011, a marca passou por um processo intenso de reinvestimento no segmento de perfumaria e moda, o que levou a admissão de Eric Marachelle, da grife Catimini como novo CEO e da ex-diretora da Sephora, Patricia Tranvouez, que também é pertencente do aglomerado LVMH, para comandar o cargo da área de perfumes, que tem grande representatividade no lucro da empresa.

Além dessas mudanças, a incrível e famosa dupla californiana, Carol Lim e Humberto Leon, ingressou na direção criativa da empresa, substituindo Antonio Marras do cargo. E desde então a marca começou a crescer, se fortaleceu, expandiu internacionalmente e conquistou os corações de um público mais jovem.

A marca a partir do ano de 2017 buscou avançar e acelerar o processo de crescimento da marca em mercados como Japão, Estados Unidos e China.

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A marca Kenzo faz parte de universo atemporal, colorido e poético, com a habilidade de se reestruturar e se regenerar de forma independente das tendências que são ditadas a um determinado período de tempo.

As referências étnicas, o uso de estampas ousadas e a forte paleta de cores construí um design e estilo inconfundível da Kenzo, que prossegue como uma das mais importantes referências no universo da moda contemporânea.

A Kenzo no mundo

Nos dias atuais, a marca é pertencente ao famoso grupo de luxo francês LVMH, e está localizada nos pontos Fashions mais badalados do mundo, podendo contar aproximadamente 122 lojas próprias, sem falar a comercialização de seus produtos em luxuosas lojas de departamento.

A Kenzo hoje, tem os seus produtos vendidos em mais de 90 países e, consequentemente, proporciona um vasto portfólio, que aglomera as suas criações extravagantes dos famosos perfumes, roupas masculinas, femininas e infantis e de acessórios, como meias, gravatas, joias, relógios, óculos, carteiras e bolsas.

A linha do tempo

  • 1983: Lançamento oficial da primeira coleção masculina da marca Kenzo.
  • 1986: Apresentação ao mercado da primeira linha de roupas para o público adolescente, chamada de Kenzo Junior. Durante esse mesmo ano foi lançada também a primeira linha de jeans da marca.
  • 1987: Foi a vez do lançamento oficial da linha de cama, mesa e banho da grife japonesa. Nesse mesmo período aconteceu o lançamento da Kenzo Kids, a primeira linha de roupas para crianças, que produz peças de roupas e acessórios para crianças de 0 aos 12 anos de idade.
  • 1988: Foi a vez do Kenzo by Kenzo, o primeiro sucesso no segmento de perfumes da marca.
  • 1991: Aconteceu o lançamento do Kenzo pour Home, o primeiro perfume voltado para o público masculino da marca.
  • 1992: Apresentação da coleção Kenzo Maison, que conta com tecidos voltados para a decoração.
  • 2000: Lançamento do Flower by Kenzo, o primeiro perfume feminino da marca que até os dias atuais é o mais vendido em comparação com os outros, são aproximadamente 6 milhões de unidades por ano e responde por uma grande parte de faturamento da Kenzo Parfums no mundo. Essa fragrância foi criada por Alberto Morillas, o perfumista da Firmenich e o perfume nasceu com a ideia de produzir uma fragrância atemporal e única e o resultado foi exatamente como esperado.
  • 2001: Lançamento de uma linha de cosméticos para a pele que foi inspirada por um conceito filosofal da Ásia, a KenzoKI. A prática do Ki traz a proposta do equilíbrio perfeito de todas as energias que estão em volta de todos nós e do universo. Essa simetria intensa e autêntica nos proporciona o acordo entre espírito e o corpo, à energia do zen, e dessa forma, todos os sentidos são convocados. Nos dias de hoje, essa linha de produtos traz harmonia e beleza para o espírito em forma de quatro série de cosméticos que ajuda cada um dos sentidos. Contando com essências naturais, à base de lótus branco que relaxamento, com a folha de bambu que energizam, com a flor de gengibre que proporciona euforia e com o vapor do arroz que provocam a sensualidade.
  • 2006: Apresentação do Kenzo Amour, um perfume que traz tons amadeirados do incenso, do âmbar, do bálsamo de benjoim do Sião e do patchouli. A estrutura e a cor do frasco pintado em ouro mate trazem uma alusão a uma oferenda que se expõe na luz. Durante esse mesmo ano de 2006 aconteceu o lançamento do perfume Flower By Kenzo em uma nova versão, o Eau de Toillete. Essa nova opção do perfume traz uma menor concentração de óleos essenciais em sua elaboração, o que transforma-o em uma fragrância mais suave, o que é perfeito para pessoas com muita sensibilidade olfativa e para usar todos os dias.
  • 2008: Ocorreu uma viagem olfativa pela ilha exótica cheia de praias paradisíacas com o lançamento do perfume 7.15 am in Bali, marcado por notas gastronômicas, sensuais e doces que são representados pelos aromas da flor dos deuses na Indonésia, de flores de jasmim, de favas de baunilha e da fruta do maracujá. Nesse mesmo ano aconteceu a inauguração da nova loja conceito da marca na cidade de Milão, o que ocasionou na celebração com o lançamento de uma linha limitada de pequenas bolsas, nomeadas de Candy Box. E também, em 2008, a marca Kenzo Maison lançou uma coleção acessórios, tapetes móveis. Durante este período foi o lançamento do Kenzo Power, um perfume voltado para o público masculino e criado por Olivier Polge, que tem como inspiração uma flor. Para elaborar o frasco deste perfume, o design Kenya Hara foi influenciado pelas antigas garrafas de saquê e desenvolveu uma que lembra um cilindro de metal espelhado, levando o nome da fragrância na parte inferior.
  • 2011: Foi a vez do Madly Kenzo, um perfume que tinha o objetivo de chamar mais a atenção dos jovens e proporcionais mais movimento para a marca, além de resultar em uma aproximação da mídia digital. Durante esse período ocorreu o lançamento de mais um perfume da marca, o Flower Tag, que traz notas baunilha, jasmim, tangerina e groselha, proporcionando um aroma fresco, frutado e floral e um frasco que foi inspirado no grafismo.
  • 2012: A marca Kenzo fechou uma parceria com a VANS e lançou no mercado uma linha limitada de tênis, se tratando de seis modelos diferentes com estampas de listras e florais.
  • 2016: Kenzo World, um perfume voltado para o público feminino que é uma legítima overdose de flores. A embalagem do perfume é forma de olho e se transformou em um dos grandes ícones da moda da marca, que agora ultrapassa pelo mundo das fragrâncias.

Curiosidades da marca Kenzo

  • A marca Kenzo tem mais de 115 perfumes e o mais antigo foi elaborado e lançado em 1988 e o mais atual foi criado em 2018. Os aromas ousados e criados com a alegria de viver transmitem a energia criativa da marca com fragrâncias luminosas, sensuais e singulares que encantam o mundo.
  • A ex-mulher de Mick Jagger, Jerry Hall, teve a sua primeira vez nas passarelas através da grife Kenzo.
  • E no ano de 2011, o estilista da marca assinou uma linha composta por mais de 40 peças de mesa especialmente para a Revista Caras.

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