Capa do post sobre peças handmade.

Handmade: a tendência na moda que valoriza o artesanato

Cada vez mais as peças handmade ganham espaço no mundo da moda.Isso porque, as peças feitas à mão possuem valor único com riqueza de detalhes que, muitas vezes, as máquinas não conseguem fazer.

Além disso, a peça feita de forma artesanal costuma ser uma expressão das raízes culturais do local onde foram confeccionadas.

Ao contrário de uma peça feita de forma industrializada por máquinas, na fabricação usando processo manual há sentimento e história que são agregados ao resultado final da peça.

O esforço da produção humada e a exclusividade valorizam e agregam valor à peça handmade.
O esforço da produção humada e a exclusividade valorizam e agregam valor à peça handmade.

O artesanato não é exatamente uma novidade no mercado. Contudo, nos últimos tempos temos visto uma maior valorização dessas peças que apostam na sustentabilidade, criatividade e experiência única.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Estilo e exclusividade é certamente a marca registrada da moda handmade. Ter uma peça única agrega valor à peça também.

Outro ponto a se destacar é que, na indústria da moda, o handmade é uma alternativa para as marcas que estão em busca de se diferenciar de forma criativa.

Isso porque, o handmade permite inúmeras possibilidades de incorporação na indústria da moda e, ao mesmo tempo, pode não excluir as formas tradicionais.

Neste sentido, a peça pode ser tanto totalmente produzida quanto somente customizada de forma manual.

O handmade e a sustentabilidade

O fato de não ser industrializada, pode até haver uma peça parecida, mas nunca igual, o que confere identidade e maior personalidade e valor à peça.

Enquanto que a indústria fast fashion tem com base à produção em massa, onde as peças são criadas para o consumo rápido e com descarte precoce.

É de conhecimento geral que a indústria têxtil é um dos grandes setores que poluem a atmosfera, água e solo. Esse impacto ambiental depende do tipo de fibra têxtil em que a roupa é produzida.

As peças handmade são confeccionadas para serem duradouras, o que vai à contra mão da indústria de moda fast fashion.
As peças handmade são confeccionadas para serem duradouras, o que vai à contra mão da indústria de moda fast fashion.

As peças de vestuário feitas de fibras sintéticas, como náilon/ poliamida e poliéster, que é um termoplástico oriundo do petróleo são os que mais agridem ao meio ambiente e liberam micro plástico no oceano na lavagem.

Assim, se você está em busca de minimizar os impactos ambientais, é essencial atentar para a composição da peça que você comprar.

Estima-se que uma peça comprada em uma fast fashion seja usada cerca de somente cinco vezes.

Já as peças handmade fazem parte da moda consciente. Isso porque, a proposta de uma peça feita à mão é que ela dure por muito tempo.

Além disso, há frequentemente preocupação na escolha de materiais que possam ser reciclados completamente e, dessa forma, cause menor impacto ao meio ambiente.

A produção handmade costuma se preocupar com a matéria prima usada no processo de produção da peça, o que contribui para a sustentabilidade e consumo e moda consciente.
A produção handmade costuma se preocupar com a matéria prima usada no processo de produção da peça, o que contribui para a sustentabilidade e consumo e moda consciente.

Ao contrário da indústria fast fashion que não tem essa preocupação e usa materiais de baixo custo que, durante sua degradação, emitem substâncias tóxicas no meio ambiente.

O handmade faz um retorno à valorização do artesanato, podendo ser um trabalho de muitas etapas e que, ao final, apresenta ao cliente um resultado surpreendente.

Incorporado ao valor artesanal, a produção handmade valoriza não apenas o produto final, mas todos os materiais usados para se chegar até ele, podendo contar com matéria prima provinda da natureza, material de reciclável, corantes naturais e entre outros artifícios.

Martha Medeiros: A marca brasileira que valoriza a renda feita à mão

Além de grifes internacionais, como a Gucci, Hermès que frequentemente mostram que valorizam a produção humana em suas peças, a estilista brasileira Martha Medeiros, que possui uma marca com seu nome, segue a tendência handmade e a valorização da renda feita à mão, que é um tradicional artesanato nordestino.

A renda usada nas peças é produzida por artesãos de comunidades do Nordeste do brasil. Além de ser uma forma de promoção de emprego e renda nessas comunidades, o resgate da renda feita à mão feita pela grife Martha Medeiros foi uma forma de resgatar a tradição das rendeiras que estava fadada ao fim por conta da falta de valorização.

https://www.instagram.com/p/B4ezIFMFTcq/

Atualmente, a grife brasileira possui notoriedade internacional e os modelos de Martha Medeiros podem ser encontrados nas lojas Bergdorf Goodman, em Nova Iorque e Harrods, em Londres.

Cada vez mais os clientes estão valorizando o trabalho handmade para fugir da padronização. A perenidade e a conscientização com a forma de produção e os impactos ambientais também são fatores que influenciam o consumo dessas peças.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de top marcas de bolsa de luxo

As Top 5 Marcas de Bolsa de Luxo!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando pensamos nos modelos…
capa do post sobre bolsa mais cara da dolce & gabbana

Qual a bolsa mais cara da Dolce & Gabbana?

Fundada em 1985 por Domenico Dolce e Stefano Gabbana, a Dolce & Gabbana é uma das marcas de luxo mais conhecidas e queridas do mundo da moda. Suas criações tem a característica marcante de possuírem um DNA definido com influência italiana, além de serem coloridas, com estampas vibrantes e até mesmo excêntricas e possuírem um…
capa do post sobre looks infalíveis com tênis

4 Looks Infalíveis com Tênis para apostar

O tênis é um sapato clássico, atemporal e que está presente no guarda roupa de todo mundo. Muito versátil, ele é a opção perfeita para quem quer um look que alinhe estilo com o conforto sem precisar abrir mão de um deles e que também seja sem muitas complicações. Nos últimos anos, o calçado vem…
capa do post sobre a nova exposição da Prada

As Oportunidades Prada na Super Sale do Etiqueta Única

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre tote bags para investir na super sale

4 Tote Bags para investir na Super Sale do Etiqueta Única

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…

Quem está à frente da Balenciaga? Conheça o Estilista Demna Gvasalia!

Fundada em 1919 pelo espanhol Cristóbal Balenciaga, a marca de luxo homônima estabeleceu sua sede em Paris e se tornou um dos maiores nomes da alta-costura. Mesmo para aqueles que não acompanham de perto o mundo da moda, certamente já surgiu a curiosidade sobre quem está à frente da Balenciaga atualmente. Afinal, é difícil ignorar…
capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…