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Gucci e a plataforma do Metaverso

As plataformas digitais vem crescendo muito nos últimos anos, sendo uma delas a Decentraland, que é autointitulada metaverso. Ela vem chamando a atenção sobretudo pelas movimentações de compras e vendas de terrenos que já organizou.

Com as novidades relativas à essas mudanças do mundo digital, dezenas de marcas, incluíndo de moda, tem corrido para estarem presentes nelas e criarem inovações nos mais diversos formatos.

Uma das marcas que mais está apostando no metaverso é a Gucci, que possui diferentes parcerias com diferentes ambientes da plataforma, como Roblox, 3D Zepetta, The Sims e Drest. Com elas, lançou centenas de produtos digitais em NFT, possibilitando que os usuários desses espaços possam usá-los e criarem tendências com eles e a também com a marca.

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Lançamentos Exclusivos no Metaverso

Além do investimento em ambientes digitais, a Gucci também começou a comercializar diferentes produtos, como bolsas, peças de vestuário, calçados e até mesmo esculturas em NFTS, que são criadas através de colaborações com outras empresas. Alguns desses lançamentos podem até mesmo serem exclusivos do metaverso.

Um dos pontos mais curiosos e interessantes dos produtos digitais da marca é que, alguns itens específicos, como tênis Virtual 25, custam apenas 12 dólares (diferente dos produtos “reais” que possuem o preço bem elevado) e é permitido que o comprador use-o ao mirar a câmera do celular ao pé, utilizando um filtro específico que foi criado com tal finalidade.

Confiram abaixo algumas das ações da maison italiana no metaverso:

Abertura de loja em parceria com o artista Wagmi-San

Em março de 2022, a Gucci abriu uma loja em parceria com o artista digital Wagmi-San, do projeto Nova Tóquio e criador da loja virtual 10KTF, para criar uma linha de trajes digitais dedicados aos proprietários de NFTs.

Batizada de “10KTF Gucci Grail”, o projeto tem como intenção promover uma nova experiência digital para a marca Vault, a Gucci do mundo virtual. Na apresentação da experiência digital, foi apresentado o avatar digital do diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, visitando o artesão digital em sua loja virtual em Nova Tóquio, a versão digital da capital do Japão. No final da reunião, Michele entrega uma bola de cristal que deve incorporar o futuro do projeto 10KTF Gucci Grail.

Esta bola de cristal, na verdade, era um passe reservado para 5 mil sortudos que foram escolhidos dentre os membros das comunidades da Gucci Vault ou da Nova Tóqui de 10KTF. Para ser um deles, era necessário ter um Perfil para Imagem (PFP) ou um avatar NFT que o represente no metaverso dentro dos onze projetos compatíveis com a Nova Tóquio, como Bored Ape, World of Women ou Cool Cats.

 

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Uma publicação compartilhada por @gucci

Assim que essas condições estivessem reunidas, era então possível descobrir os figurinos digitais imaginados por Michele revelados e personalizar o NFT escolhendo um dos dois looks, inspirados em duas coleções: Aria e Love Parade.

Lançamento da Gucci Town

Outro investimento da Gucci no metaverso é o lançamento da Gucci Town, feita em parceria com a Roblox em Maio de 2022.

O espaço virtual proporciona venda de alguns produtos digitais da marca – permanentemente. Além de atrair jogadores que competem pela Gucci digital, a empresa também está apostando e se posicionando para entender o mercado imobiliário virtual.

A Gucci Town está centrada em torno de uma praça virtual circular, cercada por vários edifícios e espaços que incentivam a interatividade. Isso oferece uma primeira visão de como a Gucci Vault – a unidade de negócios que abriga seus esforços na Web3, além das vendas de Gucci vintage e produtos de marcas independentes – será interpretada no metaverso.

Gucci Town na Roblox. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @gucci)
Gucci Town na Roblox. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @gucci)

Em um edifício da Gucci Vault na Gucci Town, um computador de mesa retrô de grandes dimensões imita a aparência de seus teasers preliminares do Sandbox. Lá, bolsas Blondie vintage maiores que as da vida real estão em exibição. Pop-ups compartilham detalhes sobre o item. “Esta bolsa foi selecionada pelo diretor criativo por sua particularidade, caráter e condição vintage excepcional”, diz o aviso. “A bolsa chegará em uma embalagem sob medida.”

Embora essas bolsas físicas não estejam disponíveis para compra no jogo, a loja no Roblox permite que as pessoas comprem bolsas digitais, com acesso limitado por métricas, como as datas em que estarão disponíveis e o envolvimento do jogador nos jogos.

Estas são apenas algumas das ações da Gucci no Metaverso. Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!

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