capa do post curiosidades sobre saint laurent
|

5 Curiosidades sobre a Saint Laurent!

A Yves Saint Laurent, ou Saint Laurent, como é conhecida nos dias de hoje, é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e responsável por transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea.

Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a marca desde cedo mostrou que não tinha medo de ousar e criar peças diferentes do “padrão tradicional”, o que é algo presente ainda hoje na maison francesa.

Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a Saint Laurent:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

1. Foi o primeiro estilista vivo a ser homenageado pelo Metropolitan Museum of Art

Em 1983, o Metropolitan Museu of Art, localizado na cidade de Nova Iorque, anunciou que a exibição do Costume Institute iria ser totalmente devotada ao trabalho de Saint Laurent. Esta seria a primeira retrospectiva do trabalho de um costureiro que ainda estava vivo.

A apresentação, intitulada “Yves Saint Laurent: 25 anos de Design”, foi organizada por Diana Vreeland, e expôs 243 das criações mais extraordinárias do estilista, incluindo o famoso Mondrian – e Matisse – designs  inspirados de 1965 e o casaco de noiva confeccionado em veludo e bordado com as palavras “Love Me Forever or Never” (“Me Ame para Sempre ou Nunca” em tradução livre), uma alternativa para os tradicionais vestidos de noiva brancos e ondulantes.

Yves Saint Laurent na exposição no Metropolitan Museum of Art. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Yves Saint Laurent na exposição no Metropolitan Museum of Art. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

2. A marca revolucionou a maneira que as mulheres se vestiam

Talvez o maior arrependimento de Saint Laurent foi que ele não inventou o denim, mas o estilista revolucionou a maneiras que as mulheres se vestiam em mais maneiras do que você pode imaginar. O prolífico YSL foi o criador do ainda-icônico “Le Smoking”, o primeiro terno feminino que rapidamente se tornou um símbolo de emancipação na década de 1960, uma era em que, se as mulheres usassem qualquer coisa além de vestido, era considerado tabu.

Durante seu último desfile de alta costura em 2002, o estilista lembrou “Eu sempre quis me colocar ao serviço das mulheres. Eu queria as acompanhar no grande movimento da libertação que ocorreu no último século.”  A constantes reinterpretações do Le Smoking foi o primeiro de uma série de designs eternos, que incluem as jaquetas de safari, os vestidos Mondrian color block, dentre outros.

 

O icônico vestido Mondrian de YSL. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
O icônico vestido Mondrian de YSL. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

3. O estilista começou desenhando para suas irmãs

Dentre todos os fatos interessantes sobre o estilista e que talvez não saiba é que Saint Laurent começou no mundo da moda desde muito cedo em sua vida. Quando era adolescente, começou a desenhar vestidos para sua mãe e duas irmãs, Michelle e Brigitte. Antes disso, ele costumava criar bonecas de papel complexas e foi assim que descobriu seu incrível gosto pela moda.

Yves Saint Laurent na infância. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Yves Saint Laurent na infância. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

4. Saint Laurent trabalhou para Christian Dior

Em 1953, os desenhos de YSL chamaram a atenção de Michel de Brunhoff, que era o editor chefe da Vogue Francesa na época. Brunhoff mostrou os croquis para o grande Christian Dior, que contratou o talentoso jovem estilista como assistente em 1955. Quando Dior faleceu inesperadamente de ataque do coração em 1957, Saint Laurent, então com 21 anos, foi nomeado diretor criativo da prestigiosa maison.

Seu primeiro presente, a coleção Trapeze de 1958, praticamente salvou a casa de moda da ruína financeira. Entretanto, em 1960, o estilista foi convocado para servir o exército francês durante a Guerra de Independência da Argélia. Depois de 20 excruciantes dias de treinamento como soldados, Saint Laurent foi admitido no hospital militar, onde foi recebeu a inesperada notícia que tinha sido demitido do posto de diretor criativo da Dior.

Criação de Yves Saint Laurent para Dior. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Museeyslparis)
Criação de Yves Saint Laurent para Dior. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Museeyslparis)

5. Catherine Deneuve foi a musa de Saint Laurent

A atriz Catherine Deneuve teve uma longa parceria com o Yves Saint Laurent. A parceria entre os dois começou quando ele a vestiu para o filme Belle de Jour (1966), de Luis Buñuel. Yves a vestiu elegantemente para que sua personagem pudesse escapar nas tardes entediadas. A relação da atriz com o estilista deu lugar a uma parceria e admiração mútuas e durou por mais de 30 anos, ultrapassando a barreira das telas para a vida real.

O estilista a vestiu em vários filmes, como La Sirène du Mississipi (François Truffaut, 1969), La Chamade (Alain Cavalier, 1968), Liza (Marco Ferreri, 1972) e The Hunger (Tony Scott , 1983).

Catherine Deneuve e Yves Saint Laurent. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Catherine Deneuve e Yves Saint Laurent. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

Estas são algumas das curiosidades sobre a Saint Laurent. Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de bolsas louis vuitton perfeitas para trabalhar

Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Best of Cartier para o Dia dos Namorados

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…
capa do post sobre a nova exposição da Prada

Dia dos Namorados: 4 Bolsas Prada para emocionar!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…

Dia dos Namorados: 4 Tênis Masculinos que são Presentes Infalíveis!

O Dia dos Namorados está se aproximando e, como de costume, a pergunta que não quer calar volta a assombrar muitos corações apaixonados: qual presente masculino mais agrada aos homens? Por alguma razão, encontrar o presente perfeito para os companheiros pode ser uma tarefa árdua, uma verdadeira caça ao tesouro onde o “X” parece se…
capa do post sobre comfy shoes para usar o ano todo

5 modelos de comfy shoes para usar o ano todo!

Por muitos anos, era quase mandatório as mulheres sacrificarem-se em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas este pensamento está mudando e cada vez mais o conforto e comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo e a beleza…
capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…