Gucci apresenta prévia da primeira coleção de Demna!
A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional.
A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as queridinhas do momento entre diversas celebridades e fashionistas.
As vésperas da estreia do primeiro curta metragem feito pelo novo e atual diretor criativo da casa, Demna, a Gucci divulgou as primeiras criações do estilista para a grife, que terá seu primeiro desfile oficial no cargo apenas em Fevereiro de 2026, dando um gostinhos para os amantes de moda do que esperar.
Confira abaixo todos os detalhes sobre a prévia da primeira coleção de Demna para a Gucci:
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Gucci by Demna
A Gucci revelou os primeiros designs de seu novo diretor criativo, Demna, nesta segunda-feira, 22 de Setembro, postando dezenas de imagens em seu Instagram oficial um dia antes do início da Semana de Moda de Milão, onde a grife italiana tem uma apresentação programada.
Demna criou uma série de personagens que fazem parte da “La Famiglia”, cada um com sua própria personalidade e atitude. Em colaboração com a recém-empossada presidente e CEO Francesca Bellettini, 0 estilista lançou um lookbook fotografado por Catherine Opie, antes do curta-metragem “The Tiger”, que será exibido na noite de terça-feira em Milão, dirigido por Spike Jonze e Halina Reijn.
Embora os detalhes sobre o elenco do filme sejam mantidos em segredo, Demi Moore é uma das atrizes que encarnam uma personagem concebida como parte de “La Famiglia”.
“Desde o início, modelei a coleção imaginando uma constelação de personagens, perguntando a mim mesmo o que a Gucci significa para mim, desde seu arquivo até as muitas identidades que ela incorpora.
Reuni uma família imaginária para transmitir a história, cada figura contendo um fragmento da narrativa mais ampla. Como meu primeiro desfile será em fevereiro, senti que a história de La Famiglia deveria ser contada por meio de um curta-metragem. Compartilhei a história com Spike e Halina, cujo trabalho admiro há muito tempo, e eles criaram seu filme, ‘The Tiger’, inspirados nesses personagens,” disse Demna em uma entrevista ao WWD.
O lookbook abre com L’Archetipo, uma mala de viagem com monograma que destaca como o fundador Guccio Gucci iniciou a empresa como fabricante de malas. “Acho que é uma parte muito importante da história que não considero ter recebido atenção suficiente nos últimos anos. Representa o início, tudo sobre o que esta marca foi construída”, disse Demna.
A seguir, temos L’Incazzata, uma forma coloquial de dizer “muito bravo”, transmitindo a ironia subjacente de Demna.
“Esta é uma marca global, mas eu também queria dar ênfase à italianidade dela”, disse o estilista, explicando a escolha dos nomes dos personagens. A personagem é interpretada por Mariacarla Boscono, que veste um casaco vermelho feminino estilo anos 1960 com fechos GG dourados, inspirado em Jackie Kennedy. A atriz carrega uma bolsa de bambu revisitada e usa luvas de couro pretas, scarpins horsebit com salto alto grosso, um lenço Flora na cabeça e óculos escuros grandes. Um grande broche de flor prateado completa o visual chique.
A imagem tem um significado muito especial para Demna. “Vermelho é, para mim, uma cor muito Gucci porque faz parte da identidade visual [da marca] e é a cor da paixão, mas também, quando eu era criança, me apaixonei por um casaquinho vermelho que vi em uma loja. Já contei essa história um milhão de vezes, mas preciso contar, porque é importante, há uma conexão pessoal comigo e é por isso que este é o primeiro look. Eu não me importava que fosse um casaco de menina, eu não precisava usá-lo, eu só queria vê-lo todos os dias. Esse foi o começo da minha relação com a moda, eu era tão obcecada por este casaco.”
Os designs oscilam entre o minimalista e o maximalista. Como o majestoso vestido Flora é longo, acolchoado, com gola alta e zíper frontal, ou, em uma versão escura deslumbrante para a La Contessa, o padrão floral é reproduzido em um fundo preto e tem mangas de perna de cordeiro. Esse tipo de manga também é visto em um belo casaco de pele de carneiro em um singular tom azul-celeste usado pela La Sciura, termo milanês para mulher.
A Sra. La Principessa veste um vestido de laço rosa chiclete e detalhes em penas dos anos 70, com toques de Alessandro Michele, enquanto o vestido de pele sintética azul elétrico da La Diva foi inspirado em Sophia Loren, disse Demna.
Esses looks grandiosos contrastam com o vestido tubinho curto, sem costura, elástico e bordado usado pela Srta. Aperitivo; La Ragazza, a garota, que usa uma blusa de gola alta preta sobre uma minissaia de crocodilo e botas de salto agulha; ou La Gallerista, com um terninho todo preto e justo e blusa de seda. Os homens usam calças largas e jeans preto com detalhes em couro de cavalo, e o Figo, uma jaqueta de motociclista com detalhes em couro de cavalo sobre jeans amplos com efeito stonewash. O Cocco di Mamma, ou filhinho da mamãe, usa um casaco Príncipe de Gales oversized.
“A Gucci também tem muito a ver com atitude, todos esses personagens são confiantes, têm um ponto de vista, amam moda e amam roupas. Para mim, todos esses arquétipos representam o público Gucci, os clientes da Gucci no futuro, que poderão encontrar algo na coleção com o qual se identifiquem. Não é como uma silhueta monocromática, tudo monocromático, como se você gostasse ou não,” disse o estilista.
Leveza também é a palavra-chave para Demna nesta coleção, presente nos acabamentos de penas ou no casaco de musseline bordado com pequenas tiras de pele de carneiro.
Os vestidos de noite, sem dúvida, farão sucesso entre muitos dos convidados A-List da Gucci esperados na estreia do filme, como um vestido bordado a ouro com costas abertas usado por La Mecenate. Afinal, esta é a primeira vez que a marca é comandada por um estilista que também é costureiro.
O monograma GG foi revisitado em uma blusa de sarja de seda sobre uma saia de lona em A usada por La Vip e em um sobretudo laminado visto em La V.I.C.
As roupas da coleção estarão disponíveis em 10 lojas no dia seguinte à estreia, durante duas semanas, em Los Angeles, Nova York, Londres, Milão, Paris, Pequim, Xangai, Singapura, Seul e Tóquio.