capa do post sobre grupo kering e l'occitane criarem fundo climático

Grupo Kering e L’Occitane criam fundo climático

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Por isso, nos últimos tempos, inúmeras marcas de moda, principalmente no setor de luxo, vêm anunciando ações e medidas que pretendem tomar para garantir que sua produção tenha uma natureza mais sustentável e que tenha menor impacto no ambiente.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O que é o caso do Grupo Kering e da L’Occitane, que acabaram de anunciar a criação de um fundo climático! Confiram mais detalhes sobre o fundo abaixo:

O Fundo Climático para a Natureza

O Grupo Kearing e a L’Occitane unem forças para lançar um fundo a favor da proteção da natureza. Em ocasião da COP15, a conferência mundial para a biodiversidade que acontece em Montreal de 07 a 19 de Dezembro, o conglomerado do luxo e o grupo cosmético anunciaram a criação do Fundo Climático para a Natureza para proteger e restaurar a natureza, com foco especial na independência das mulheres. Com 140 milhões de euros já comprometidos, o fundo tem como objetivo a chegar eventualmente à 300 milhões de euros e estará aberto a novas empresas parcerias.

“Mecanismos inovadores de financiamento são cruciais para canalizar o investimento tão necessário em soluções baseadas na natureza, se quisermos reverter o declínio da biodiversidade até 2030 e, simultaneamente, enfrentar as mudanças climáticas, que estão intrinsecamente interligadas com a natureza,” disse Marie-Claire Daveu, diretora de desenvolvimento sustentável e assuntos institucionais da Kering em comunicado de imprensa.

Ainda no mesmo comunicado, Daveu convida outras empresas “a aderir a esta ambiciosa iniciativa para contribuir para um futuro favorável à natureza”.

Clique na imagem e confira mais sobre a moda e sustentabilidade! (Foto: Reprodução/Instagram @kering_official)
Clique na imagem e confira mais sobre a moda e sustentabilidade! (Foto: Reprodução/Instagram @kering_official)

O fundo será gerido pela gestora Mirova, afiliada da Natixis Investment Managers dedicada ao investimento sustentável, e as operações começarão no primeiro trimestre de 2023 na forma de uma sociedade anônima simplificada com capital variável. Ele terá como objetivo apoiar “projetos de alta qualidade dedicados à proteção e restauração da natureza, o fundo também apoiará os agricultores em sua transição para práticas regenerativas, entregará créditos de carbono e gerará co-benefícios para as comunidades com ênfase específica no empoderamento das mulheres.”

As duas empresas francesas especificam no seu comunicado que os projetos financiados pelo fundo serão “principalmente localizados em países onde os investidores obtêm as suas principais matérias-primas”. Terão ainda de “contribuir de forma significativa para a promoção da independência das mulheres, nomeadamente preenchendo as lacunas existentes em matéria de acesso ao financiamento, à terra e à formação”. Sob esta ótica, o fundo e a Mirova se apoiarão no 2X Collaborative, um orgão intersetorial de promoção de investimentos numa ótica de gênero.

“O nosso planeta enfrenta uma crise mundial de clima e biodiversidade nunca antes vista”, lembra Adrien Geiger, diretor-geral da marca L’Occitane en Provence e responsável de desenvolvimento sustentável do grupo de cosmética. “Ainda que reduzir as nossas emissões e o nosso impacto no meio ambiente seja a nossa prioridade, o Climate Fund for Nature nos ajudará a ir mais além, apoiando projetos que incentivam práticas regenerativas que beneficiam não só a natureza, mas também as comunidades.”

Clique na imagem e confira mais sobre a moda e sustentabilidade! (Foto: Reprodução/Kering.com)
Clique na imagem e confira mais sobre a moda e sustentabilidade! (Foto: Reprodução/Kering.com)

O que acharam desta iniciativa das empresas francesas? Este é um passo muito importante para um futuro mais verde na moda e no planeta.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.