banner xmas sale

capa do post de curiosidades sobre alta costura
|

8 Fatos que você não sabia sobre a Alta Costura!

A alta-costura se caracteriza pela moda exclusiva, feita à mão, com materiais de altíssima qualidade. Quem define o que é e o que não é de fato alta-costura é a Federação da Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture), que revê o grupo de marcas que fazem parte dela anualmente.

O termo é legalmente protegido e controlado e só pode ser usado pelas casas que receberam essa designação pelo Ministro da Indústria na França. Para fazer parte deste seleto grupo, deve-se seguir regras específicas e bem rígidas, como ter um ateliê em Paris, empregar ao menos um quadro de funcionários de 15 pessoas em tempo integral, fazer as peças sob encomenda com ao menos uma prova de roupa e apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com ao menos 35 looks para dia e noite.

Separamos abaixo oito fatos e curiosidades sobre o mundo da alta costura que você talvez não saiba, confira:

08. São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido

Um dos pontos mais importantes da alta-costura é sua a exclusividade. Não apenas no preço, sendo algo acessível para poucos, mas também no quesito criação. Quando feito um vestido exclusivo de alta costura para uma cliente, são necessárias 10 provas para seu desenvolvimento completo caso ele seja bordado.

São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido de alta costura. (Foto: Reprodução/Instagram @zuhairmuradofficial)
São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido de alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram @zuhairmuradofficial)

07. São necessárias de 150 a 1000 horas para criação de uma peça

Peças de alta-costura são artesanais, ou seja, feitas à mão por costureiras e artesãos que são para lá de talentosos. Sendo assim, estas criações levam um grande tempo para serem confeccionadas até o produto final, já que é um processo mais lento e demorado do que o de roupas feita em maior escala.

Para trajes considerados mais “simples”, ou seja sem detalhes complexos, são necessárias pelo menos 150 horas para sua criação. Caso seja uma peça mais elaborada com bordados e minuciosidades, este tempo pode chegar até 1.000 horas.

06. Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000

Como falamos acima, peças de alta-costura são exclusivas e artesanais, o que reflete em seu preço final, o que faz delas inacessíveis para milhares de pessoas. Por mais que não haja um valor definido, um vestido pode chegar a custar Є1.000.000! O custo irá depender de cada material utilizado e também do número de horas de trabalho envolvidas na criação da peça.

Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000. (Foto: Reprodução/Instagram @eliesaabworld)
Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000. (Foto: Reprodução/Instagram @eliesaabworld)

05. Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado

No fato número dois, falamos sobre o tempo estimado de confecção de trajes, desde os considerados mais simples até os bordados. Porém, quando falamos de vestidos de alta costura, este número pode ser ainda maior.

Quando se trata de vestidos elaborados, como aqueles bordados, com estampas que tem de ser pintadas à mão ou outros detalhes que necessitam de maior atenção e requerem mais trabalho, o número de horas para que ele seja confeccionado pode chegar à 6.000.

Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado. (Foto: Reprodução/Instagram @schiaparelli)
Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado. (Foto: Reprodução/Instagram @schiaparelli)

04. O número de clientes de alta costura é limitado

Com peças exclusivas que possuem preços bem altos, o número de clientes que possuem poder aquisitivo para comprar peças de alta-costura é bem limitado. Estima-se que existam atualmente um total de 4.000 clientes em todo mundo, incluindo a Rainha Raina da Jordânia.

03. Existe um seleto grupo de costureiras qualificadas para trabalhar com alta-costura

A arte da alta-costura é muito específica e exige um certo talento na costura, o que faz com o que o número de pessoas qualificada para trabalhar nela seja pequeno. No mundo inteiro, apenas 2.200 costureiras são qualificadas e permitidas a trabalhar neste ramo.

Apenas um número seleto de costureiras estão qualificadas para trabalhar na alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram oscardelarenta)
Apenas um número seleto de costureiras estão qualificadas para trabalhar na alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram oscardelarenta)

02. Apenas algumas casas de moda fazem parte da Alta-Costura

Como falamos acima, para fazer parte da Federação da Alta Costura e da Moda, é necessário cumprir diversos requisitos, porém não é qualquer um que pode entrar para a Federação, existem três maneiras atualmente: como membro aderente, representante ou convidado, nesta ordem específica.

No momento, apenas 16 casas de moda que são membros e são autorizadas a usar o nome “alta-costura”, dentre elas estão a Chanel, Givenchy, Schiaparelli, Maison Margiela, Christian Dior, Valentino e Zuhair Murad.

Apenas algumas seletas casa fazem parte do Sindicato de Alta Costura. (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)
Apenas algumas seletas casa fazem parte do Sindicato de Alta Costura. (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)

01. A Alta-Costura surgiu no século 19

A Alta-Costura não é algo novo, tendo muitos anos de história. Ela nasceu no século 19, especificamente em 1858, quando o designer inglês Charles Frederick Worth, conhecido como “pai da alta-costura” estabeleceu sua marca na cidade de Paris.

A alta costura de Charles Frederick Worth.
A alta costura de Charles Frederick Worth.

Estes são alguns fatos que você talvez não soubesse sobre a alta-costura! Qual o mais surpreendente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Perfumes Dior: Grife Apresenta 3 Novas Fragrâncias para 2026 em Campanha Especial

    A Dior escolheu um caminho preciso para apresentar suas novos perfumes para 2026: um fashion film com grandes personalidades. Para o lançamento, a maison reuniu Anya Taylor-Joy, Jisoo e Willow Smith, três embaixadoras que atuam em universos distintos, mas que compartilham uma relação direta com moda e o mundo da beleza. O movimento reforça uma…
  • Look All Black: 5 combinações para arrasar!

    Enquanto algumas cores podem gerar a dúvida de como usá-las e de “será que fica bom em mim?”, o preto é exatamente o contrário. Uma das cores mais coringas que existem, ela pode ser usada em qualquer estação do ano, em ocasiões formais ou informais, durante o dia e à noite…. Ou seja, é extremamente…
  • 4 Bolsas Grandes para trabalhar para investir no XMas Sale

    A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
  • Bolsas de Luxo com Formas e Propostas Diferentes para Fugir dos Clássicos

    Para quem já percorreu o território seguro das bolsas clássicas e sente vontade de ir além, o mercade de luxo oferece caminhos mais autorais. Longe dos modelos óbvios, algumas grifes apostam em bolsas de luxo com formas diferentes, shapes esculturais, cores pouco previsíveis e texturas que desafiam o olhar. São peças pensadas para quem enxerga…
  • Dicas de autenticidade de bolsas Celine

    Uma das grandes marcas no segmento de alto luxo que vem chamando a atenção de muitas pessoas nos últimos é a Celine. De origem francesa, a grife apresenta um grande leque de acessórios femininos ,com destaque especial para suas roupas e as aclamadas bolsas, que são consideradas atemporais e ideais para serem usadas em qualquer…
  • As bolsas crossbody da Louis Vuitton para investir no XMas Sale

    tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, a maison Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para milhares de mulheres, principalmente suas bolsas clássicas, que são reconhecidas em qualquer lugar do planeta.
  • 5 Peças da Chanel para investir no XMas Sale

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
  • 110 Frases para usar na homenagem de Natal!

    O natal finalmente chegou e ele é uma data que muitas pessoas esperam ansiosamente o ano todo. Esta é uma celebração à família e amigos, além de ser uma ótima oportunidade para reunir os mais queridos e passarem bons momentos juntos. Além de procurar o presente perfeito para as pessoas queridas, muitos gostam de demonstrar…
  • Os Modelos de Bolsas Tiracolo Mais Desejados das Marcas Francesas

    Sempre que pensamos nas bolsas tiracolo mais icônicas da moda de luxo, as marcas francesas aparecem como ponto de partida. Essa recorrência não é fruto do acaso, mas de uma ruptura precisa, assinada por uma mulher que redesenhou o modo como bolsas são usadas — e desejadas. A pista é clara: Chanel. Muito antes de…
  • XMas Sale: 3 Peças da Fendi para Investir

    A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
  • As mini bags de luxo para usar no Natal

    Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…