capa do post de curiosidades sobre alta costura
|

8 Fatos que você não sabia sobre a Alta Costura!

A alta-costura se caracteriza pela moda exclusiva, feita à mão, com materiais de altíssima qualidade. Quem define o que é e o que não é de fato alta-costura é a Federação da Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture), que revê o grupo de marcas que fazem parte dela anualmente.

O termo é legalmente protegido e controlado e só pode ser usado pelas casas que receberam essa designação pelo Ministro da Indústria na França. Para fazer parte deste seleto grupo, deve-se seguir regras específicas e bem rígidas, como ter um ateliê em Paris, empregar ao menos um quadro de funcionários de 15 pessoas em tempo integral, fazer as peças sob encomenda com ao menos uma prova de roupa e apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com ao menos 35 looks para dia e noite.

Separamos abaixo oito fatos e curiosidades sobre o mundo da alta costura que você talvez não saiba, confira:

08. São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido

Um dos pontos mais importantes da alta-costura é sua a exclusividade. Não apenas no preço, sendo algo acessível para poucos, mas também no quesito criação. Quando feito um vestido exclusivo de alta costura para uma cliente, são necessárias 10 provas para seu desenvolvimento completo caso ele seja bordado.

São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido de alta costura. (Foto: Reprodução/Instagram @zuhairmuradofficial)
São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido de alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram @zuhairmuradofficial)

07. São necessárias de 150 a 1000 horas para criação de uma peça

Peças de alta-costura são artesanais, ou seja, feitas à mão por costureiras e artesãos que são para lá de talentosos. Sendo assim, estas criações levam um grande tempo para serem confeccionadas até o produto final, já que é um processo mais lento e demorado do que o de roupas feita em maior escala.

Para trajes considerados mais “simples”, ou seja sem detalhes complexos, são necessárias pelo menos 150 horas para sua criação. Caso seja uma peça mais elaborada com bordados e minuciosidades, este tempo pode chegar até 1.000 horas.

06. Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000

Como falamos acima, peças de alta-costura são exclusivas e artesanais, o que reflete em seu preço final, o que faz delas inacessíveis para milhares de pessoas. Por mais que não haja um valor definido, um vestido pode chegar a custar Є1.000.000! O custo irá depender de cada material utilizado e também do número de horas de trabalho envolvidas na criação da peça.

Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000. (Foto: Reprodução/Instagram @eliesaabworld)
Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000. (Foto: Reprodução/Instagram @eliesaabworld)

05. Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado

No fato número dois, falamos sobre o tempo estimado de confecção de trajes, desde os considerados mais simples até os bordados. Porém, quando falamos de vestidos de alta costura, este número pode ser ainda maior.

Quando se trata de vestidos elaborados, como aqueles bordados, com estampas que tem de ser pintadas à mão ou outros detalhes que necessitam de maior atenção e requerem mais trabalho, o número de horas para que ele seja confeccionado pode chegar à 6.000.

Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado. (Foto: Reprodução/Instagram @schiaparelli)
Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado. (Foto: Reprodução/Instagram @schiaparelli)

04. O número de clientes de alta costura é limitado

Com peças exclusivas que possuem preços bem altos, o número de clientes que possuem poder aquisitivo para comprar peças de alta-costura é bem limitado. Estima-se que existam atualmente um total de 4.000 clientes em todo mundo, incluindo a Rainha Raina da Jordânia.

03. Existe um seleto grupo de costureiras qualificadas para trabalhar com alta-costura

A arte da alta-costura é muito específica e exige um certo talento na costura, o que faz com o que o número de pessoas qualificada para trabalhar nela seja pequeno. No mundo inteiro, apenas 2.200 costureiras são qualificadas e permitidas a trabalhar neste ramo.

Apenas um número seleto de costureiras estão qualificadas para trabalhar na alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram oscardelarenta)
Apenas um número seleto de costureiras estão qualificadas para trabalhar na alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram oscardelarenta)

02. Apenas algumas casas de moda fazem parte da Alta-Costura

Como falamos acima, para fazer parte da Federação da Alta Costura e da Moda, é necessário cumprir diversos requisitos, porém não é qualquer um que pode entrar para a Federação, existem três maneiras atualmente: como membro aderente, representante ou convidado, nesta ordem específica.

No momento, apenas 16 casas de moda que são membros e são autorizadas a usar o nome “alta-costura”, dentre elas estão a Chanel, Givenchy, Schiaparelli, Maison Margiela, Christian Dior, Valentino e Zuhair Murad.

Apenas algumas seletas casa fazem parte do Sindicato de Alta Costura. (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)
Apenas algumas seletas casa fazem parte do Sindicato de Alta Costura. (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)

01. A Alta-Costura surgiu no século 19

A Alta-Costura não é algo novo, tendo muitos anos de história. Ela nasceu no século 19, especificamente em 1858, quando o designer inglês Charles Frederick Worth, conhecido como “pai da alta-costura” estabeleceu sua marca na cidade de Paris.

A alta costura de Charles Frederick Worth.
A alta costura de Charles Frederick Worth.

Estes são alguns fatos que você talvez não soubesse sobre a alta-costura! Qual o mais surpreendente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • O Novo Embaixador da Valentino: Quem é Sombr?

    A Valentino sempre soube escolher bem seus símbolos. Desde os anos 1960, quando Valentino Garavani transformou Roma em um polo de elegância internacional, a maison construiu sua imagem a partir de figuras que personificavam mais do que roupas: um certo modo de estar no mundo. É exatamente nesse território entre estilo, presença e cultura que…
  • As Bolsas Clássicas de Luxo em Versões Maximalistas

    No vocabulário da moda de luxo, poucas ideias são tão interessantes quanto a releitura de um clássico. Quando uma bolsa consagrada ganha novas cores, estampas ou técnicas artesanais, ela deixa o território do essencial para ocupar o lugar de peça statement, mas sem perder o DNA que a tornou desejada. As versões maximalistas de bolsas…
  • 4 Sapatos Clássicos de marcas de luxo no Etiqueta Única

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
  • As Bolsas Louis Vuitton para presentear no Valentine’s Day

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Bolsas crossbody de luxo nada óbvias para investir

    A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…
  • Louis Vuitton celebra 130 anos de seu monograma com 2 Ícones: Zendaya e a Speedy!

    Em 1896, quando Georges Vuitton desenhou pela primeira vez as iniciais LV entre flores e grafismos, a intenção era simples: diferenciar, proteger, assinar. Mais de um século depois, esse mesmo desenho não apenas sobreviveu como se tornou um dos códigos visuais mais reconhecidos da história da moda. Em 2026, a Louis Vuitton celebra 130 anos…
  • Louis Vuitton: Os Acessórios da Maison com os Melhores Preços

    No mercado de luxo, a lógica tradicional de compra vem sendo discretamente reescrita. Hoje, encontrar peças Louis Vuitton com os melhores preços já não significa, necessariamente, optar pelos menores acessórios da maison. Se por décadas lenços, chaveiros e pequenos artigos de couro foram vistos como a principal porta de entrada para o universo da marca…
  • Conheça as novas musas da Dior: Sophie Wilde e Ever Anderson

    A marca de luxo francesa Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com quase um século de história, a maison se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo muito feminino, tendo diversas criações icônicas que são referências no mundo da moda, como a clássica bolsa Lady Dior, a Saddle Bag e o…
  • Pieter Mulier é o no,vo diretor criativo da Versace!

    Depois de semanas de especulações, foi confirmado na manhã desta quinta feira, 05 de Fevereiro, foi anunciado que o estilista belga Pieter Mulier é o novo diretor criativo da grife italiana Versace. Mulier irá substituir Dario Vitale, que ficou à frente da marca por apenas uma temporada, tendo sido o sucessor da icônica Donatella Versace.
  • 4 Oportunidades da Chanel no Etiqueta Única

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
  • Trend Alert: Mocassim – Os Modelos de Luxo que Estão Em Alta

    Há temporadas em que as marcas de luxo não criam exatamente algo novo, mas reorganizam seus clássicos. O retorno do mocassim acontece exatamente nesse território. Um sapato que nunca saiu de cena, mas que agora ganha protagonismo em um momento em que o vestir pede menos esforço aparente e mais precisão. Ele aparece nas passarelas,…
  • Trend Alert: Sapatos Valentino para a Primavera Verão

    Quando o assunto são as principais tendências de sapatos femininos para a primavera/verão deste ano, poucas marcas conseguem traduzir o momento com tanta autoridade quanto a Valentino. Fundada em 1960, em Roma, por Valentino Garavani, considerado “o último imperador da moda”, a maison italiana construiu uma trajetória marcada por rigor estético, elegância e códigos muito…