capa do post de curiosidades sobre alta costura
|

8 Fatos que você não sabia sobre a Alta Costura!

A alta-costura se caracteriza pela moda exclusiva, feita à mão, com materiais de altíssima qualidade. Quem define o que é e o que não é de fato alta-costura é a Federação da Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture), que revê o grupo de marcas que fazem parte dela anualmente.

O termo é legalmente protegido e controlado e só pode ser usado pelas casas que receberam essa designação pelo Ministro da Indústria na França. Para fazer parte deste seleto grupo, deve-se seguir regras específicas e bem rígidas, como ter um ateliê em Paris, empregar ao menos um quadro de funcionários de 15 pessoas em tempo integral, fazer as peças sob encomenda com ao menos uma prova de roupa e apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com ao menos 35 looks para dia e noite.

Separamos abaixo oito fatos e curiosidades sobre o mundo da alta costura que você talvez não saiba, confira:

08. São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido

Um dos pontos mais importantes da alta-costura é sua a exclusividade. Não apenas no preço, sendo algo acessível para poucos, mas também no quesito criação. Quando feito um vestido exclusivo de alta costura para uma cliente, são necessárias 10 provas para seu desenvolvimento completo caso ele seja bordado.

São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido de alta costura. (Foto: Reprodução/Instagram @zuhairmuradofficial)
São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido de alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram @zuhairmuradofficial)

07. São necessárias de 150 a 1000 horas para criação de uma peça

Peças de alta-costura são artesanais, ou seja, feitas à mão por costureiras e artesãos que são para lá de talentosos. Sendo assim, estas criações levam um grande tempo para serem confeccionadas até o produto final, já que é um processo mais lento e demorado do que o de roupas feita em maior escala.

Para trajes considerados mais “simples”, ou seja sem detalhes complexos, são necessárias pelo menos 150 horas para sua criação. Caso seja uma peça mais elaborada com bordados e minuciosidades, este tempo pode chegar até 1.000 horas.

06. Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000

Como falamos acima, peças de alta-costura são exclusivas e artesanais, o que reflete em seu preço final, o que faz delas inacessíveis para milhares de pessoas. Por mais que não haja um valor definido, um vestido pode chegar a custar Є1.000.000! O custo irá depender de cada material utilizado e também do número de horas de trabalho envolvidas na criação da peça.

Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000. (Foto: Reprodução/Instagram @eliesaabworld)
Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000. (Foto: Reprodução/Instagram @eliesaabworld)

05. Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado

No fato número dois, falamos sobre o tempo estimado de confecção de trajes, desde os considerados mais simples até os bordados. Porém, quando falamos de vestidos de alta costura, este número pode ser ainda maior.

Quando se trata de vestidos elaborados, como aqueles bordados, com estampas que tem de ser pintadas à mão ou outros detalhes que necessitam de maior atenção e requerem mais trabalho, o número de horas para que ele seja confeccionado pode chegar à 6.000.

Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado. (Foto: Reprodução/Instagram @schiaparelli)
Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado. (Foto: Reprodução/Instagram @schiaparelli)

04. O número de clientes de alta costura é limitado

Com peças exclusivas que possuem preços bem altos, o número de clientes que possuem poder aquisitivo para comprar peças de alta-costura é bem limitado. Estima-se que existam atualmente um total de 4.000 clientes em todo mundo, incluindo a Rainha Raina da Jordânia.

03. Existe um seleto grupo de costureiras qualificadas para trabalhar com alta-costura

A arte da alta-costura é muito específica e exige um certo talento na costura, o que faz com o que o número de pessoas qualificada para trabalhar nela seja pequeno. No mundo inteiro, apenas 2.200 costureiras são qualificadas e permitidas a trabalhar neste ramo.

Apenas um número seleto de costureiras estão qualificadas para trabalhar na alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram oscardelarenta)
Apenas um número seleto de costureiras estão qualificadas para trabalhar na alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram oscardelarenta)

02. Apenas algumas casas de moda fazem parte da Alta-Costura

Como falamos acima, para fazer parte da Federação da Alta Costura e da Moda, é necessário cumprir diversos requisitos, porém não é qualquer um que pode entrar para a Federação, existem três maneiras atualmente: como membro aderente, representante ou convidado, nesta ordem específica.

No momento, apenas 16 casas de moda que são membros e são autorizadas a usar o nome “alta-costura”, dentre elas estão a Chanel, Givenchy, Schiaparelli, Maison Margiela, Christian Dior, Valentino e Zuhair Murad.

Apenas algumas seletas casa fazem parte do Sindicato de Alta Costura. (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)
Apenas algumas seletas casa fazem parte do Sindicato de Alta Costura. (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)

01. A Alta-Costura surgiu no século 19

A Alta-Costura não é algo novo, tendo muitos anos de história. Ela nasceu no século 19, especificamente em 1858, quando o designer inglês Charles Frederick Worth, conhecido como “pai da alta-costura” estabeleceu sua marca na cidade de Paris.

A alta costura de Charles Frederick Worth.
A alta costura de Charles Frederick Worth.

Estes são alguns fatos que você talvez não soubesse sobre a alta-costura! Qual o mais surpreendente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Top 6 Mochilas de Luxo para Eles e para Elas: Modelos Elegantes e Funcionais

    Entre a pasta masculina pesada de sempre e a bolsa feminina clássica e óbvia, surge um trunfo moderno: as mochilas de luxo. Estilosas e funcionais, elas conquistam ambos os sexos. Mas quais são os modelos imperdíveis das grandes maisons? Listamos 6 ícones que vão do trabalho à escapada no fim de semana.
  • 4 Bolsas Grandes da Louis Vuitton na Super Sale dos Pais Extended

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • As peças Gucci que são imperdíveis na Super Sale dos Pais Extended

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 3 Peças da Balenciaga que são clássicas no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • Quando custa o Acessório da Chanel mais barato hoje?

    Se você já se questionou quanto custa o acessório Chanel mais barato atualmente, saiba que é uma curiosidade comum. Quando pensamos na grife francesa, logo vêm à mente suas bolsas icônicas, como, por exemplo, a 2.55 e a Classic Double Flap, que em 2025 ultrapassam facilmente os US$ 10 mil nas versões em couro de…
  • Novo Embaixador Louis Vuitton é jogador do Real Madrid: Jude Bellingham

    O futebol e a moda de luxo estão cada vez mais próximos, e a estrela do grupo LVMH parece dominar essa ponte como poucas marcas sabem fazer. A mais recente prova disso é a nomeação de Jude Bellingham, meio-campista inglês de apenas 21 anos e craque do Real Madrid, como novo embaixador Louis Vuitton para…
  • 5 Bolsas Estruturadas de Luxo: Rígidas, Geométricas e Desejadas

    O encanto das bolsas estruturadas de luxo está no equilíbrio entre arquitetura e geometria. As box bags são compactas, mas demandam atenção: cada linha, cada fecho, cada detalhe parece pensado para durar, ser admirado e, acima de tudo, usado. Elas não competem com o look, mas elevam tudo ao redor, tornando o simples ato de…
  • Super Sale dos Pais Extended: Bolsas Clássicas para Investir!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • 3 Sapatos de Marcas de Luxo que sempre estão em alta!

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
  • 5 Bolsas de Marcas de Luxo Italianas para Trabalhar!

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Maison Moynat entra no universo Pet de Luxo

    Discreta, raríssima e quase sempre citada em tom de confidência por quem conhece o que há de mais refinado na marroquinaria francesa, a Maison Moynat não costuma fazer movimentos ruidosos. No entanto, ganhou os holofotes recentemente ao lançar uma coleção dedicada aos pets. Conheça melhor a grife e os acessórios luxuosos dedicados aos cães.
  • Balenciaga aposta no “toewear” com Sandália de 5 Dedos

    Balenciaga e sua nova sandália de 5 dedos chegam como um choque de criatividade. Entre debates sobre o futuro da maison, a grife mostra que, mesmo em transição, domina a arte de questionar padrões no luxo e transformar o ordinário em provocação fashion. Descubra todos os detalhes do lançamento que está dando o que falar.