Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Michelle Obama
É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.
A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.
Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas por conta de sua notoriedade e história de sucesso.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Conheçam mais sobre a história da incrível ex-Primeira Dama dos Estados Unidos Michelle Obama:
O Começo
Michelle LaVaughn Robinson Obama nasceu no dia 17 de Janeiro de 1964 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Seu pai, Fraser Robinson III, era um capitão precinto do Partido Democrata norte-americano e sua mãe, Marian Shields Robinson, era secretária do Catálogo de Spiegel.
Michelle cresceu na Euclid Avenue, na comunidade de South Shore em Chicago. Vinda de uma família muito unida que sempre fazia refeições juntas e jogavam diferentes juntos, sempre foi muito próxima dos pais e deu seu irmão mais velho, Craig, que é quase dois anos mais velho que ela.
Sempre muito estudiosa, a americana estudou à partir da sexta série na Bryn Mawr Elementary School (depois renomeada Academia Bouchet). No ensino médio, ingressou na Whitney Young High School, a primeira escola magnata (uma escola pública com especialização em cursos) de Chicago, onde esteve no quadro de honra durante os quatro anos do ensino médio, além de ter colocações avançadas nas aulas, ser membro da National Honor Society e servir como tesoureira do conselho estudantil.
Universidade e conhecendo Barack Obama
Após se formar no ensino médio 1981, Michelle, inspirada pelo irmão mais velho, ingressou na prestigiada Universidade de Princeton, onde estudou sociologia e estudos afro-americanos, onde se formou cum laude (ou seja, com nível de distinção acadêmica) no ano de 1985.
No mesmo ano, Michelle foi aceita na Harvard Law School, a Escola de Direito da renomada Universidade de Harvard, onde se formou três anos mais tarde, em 1988. Durante seu tempo em Cambridge, participou de manifestações políticas defendendo a contratação de professores que são membros de minorias.
Após completar os estudos, voltou para sua cidade natal, onde aceitou um emprego no escritório de advocacia Sidley Austin, onde trabalhou em marketing e propriedade intelectual e também conheceu seu marido e futuro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Ela e Barack acabaram se aproximando na firma pois eram um dos poucos afro-americanos empregados e também porque ela foi resignada a ser sua mentora enquanto ele fosse um estagiário. Sua relação começou com um jantar de negócios e depois uma reunião de organização da comunidade onde ele pela primeira vez a impressionou.
O casal se casou em 1991 e tiveram duas filhas: Malia Ann (nascida em 1998) e Natasha (nascida em 2001).
Carreira
Após trabalhar na Sidley Austin, Michelle ocupou posições no setor público no governo da cidade de Chicago como assistente do prefeito e como assistente comissária de planejamento e desenvolvimento.
Em 1993, tornou-se Diretora Executiva para a agência de Chicago de Alianças Públicas, uma organização sem fins lucrativos, incentivando os jovens a trabalhar em questões sociais, grupos sem fins lucrativos e agências governamentais. Durante seus quatro anos lá, definiu registros de angariação para a organização que ainda permaneceu durante uma dúzia de anos depois de sua saída.
Em 1996, atuou como Reitora Associada de Serviços Estudantis da Universidade de Chicago, onde desenvolveu o Centro de Serviço Comunitário da Universidade. Seis anos mais tarde, em 2002, começou a trabalhar para os Hospitais da Universidade de Chicago, primeiramente como diretora executiva dos negócios da comunidade e, no início de maio de 2005, como vice-presidente da Comunidade e Negócios Externos.
Michelle ainda ficou no cargo durante as campanhas primárias de Barack Obama para a presidência, porém, teve de reduzir sua carga horária para passar mais tempo com suas filhas e também para trabalhar na campanha do marido.
Casa Branca
Em 2008, se tornou a 46º Primeira Dama dos Estados Unidos quando seu marido foi eleito Presidente do país, além de ser a primeira afro-descendente a ocupar o posto. Quatro anos mais tarde, continuou a ocupar o cargo quando Barack Obama foi re-eleito Presidente dos Estados Unidos.
Durante os 8 anos em que foi primeira dama, Michelle não se tornou apenas um ícone da moda para milhares de mulheres, mas também ficou conhecida por sua luta com as causas que apoia, como a igualdade de pagamento entre gêneros, defesa do direito das mulheres e o racismo e intolerância.
Também ficou conhecida por apoiar o movimento orgânico, instruindo à cozinha da Casa Branca a comprar apenas produtos orgânicos. Michelle ainda a chamou atenção quando plantou um jardim orgânico e instalou colmeias de abelhas no Gramado Sul da Casa Branca, o qual irá fornecer produção orgânica e mel para a família do presidente e para jantares com líderes de Estado e outros encontros oficiais.
Além disso, um de seus maiores legados durante sua passagem na Casa Branca é a campanha “Let’s Move” que luta contra a obesidade infantil, um problema considerado por ela como uma das principais ameaças à saúde e à economia norte-americana.
Michelle Obama é uma mulher que possui uma trajetória de vida e profissionalmente extraordinária, repleta de perseverança e muito esforço e dedicação, servindo de inspiração para milhares de mulheres ao redor do mundo.
Já conhecia um pouco de sua história? Nos conte nos comentários!