|

Dior: Desfile de Alta-Costura Inverno 2024 celebra a Grécia Antiga!

Nessa última segunda-feira, dia 24 de junho, Paris deu início à semana de alta-costura Inverno 2024. Esta temporada, antecipada em virtude dos Jogos Olímpicos, trouxe algumas mudanças significativas. Grandes nomes como, por exemplo, Valentino (agora sob direção de Alessandro Michele) e John Galliano para a Maison Margiela não participam. Enquanto a Chanel continua sem anunciar o sucessor de Virginie Viard. Mas, apesar dessas ausências, essa edição ainda promete desfiles imperdíveis, entre eles, o da Dior que aconteceu logo no primeiro dia.

Montagem com fotos do desfile Dior alta-costura inverno 2024 inspirado na Grécia e jogos olímpicos.
Dior Haute Couture Fall 2024. (Fotos/Reprodução Vogue Runway). Clique na imagem e descubra Dior com Descontos Incríveis!

O que é um Desfile de Alta-Costura?

Antes de conferir a Coleção Dior Haute Couture 2024, vale lembrar o que é um desfile de alta-costura. Essas coleções são compostas por peças únicas, feitas sob medida e à mão, utilizando materiais nobres e técnicas de costura tradicionais. Alta-costura, ou haute couture, é um termo protegido por lei na França. Além disso, ele só pode ser utilizado por grifes que atendem a critérios específicos estabelecidos pela Chambre Syndicale de la Haute Couture.

Esses critérios incluem, por exemplo, ter um ateliê em Paris com pelo menos quinze funcionários em tempo integral, apresentar suas coleções obrigatóriamente na cidade luz com um mínimo de 35 looks cada. A alta-costura é um símbolo de luxo e exclusividade com pouquíssimos clientes no mundo, representando o ápice da criatividade e do artesanato na moda.

Descubra agora tudo sobre o Desfile da Dior Alta-Costura 2024 que celebrou a Grécia Antiga.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Dior Alta-Costura Inverno 2024

A Dior, sob a direção criativa de Maria Grazia Chiuri, apresentou sua coleção no icônico Musée Rodin. Para a temporada de inverno 2024, a estilista responsável por “it bags” como a Book Tote, buscou inspiração na Grécia Antiga, mesclando elementos da moda dos anos 1920 e a necessidade de praticidade da mulher moderna. O foco estava no corpo feminino, evidenciado por vestidos leves e alfaiataria acinurada que valorizavam a silhueta. Plissados e fluidez foram destaque, evidenciando a importância que Maria Grazia atribui ao movimento nas peças.

Vale lembrar que a designer é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora criativa na história da tradicional grife francesa. Além disso, Maria é conhecida por seu olhar feminista e por sua habilidade em reinterpretar os arquivos da Dior, trouxe elementos históricos da grife para a modernidade.

Montagem com fotos do desfile Dior alta-costura inverno 2024 inspirado na Grécia e jogos olímpicos.
Dior Haute Couture Fall 2024. (Fotos/Reprodução Vogue Runway). Clique na imagem e descubra Dior com Descontos Incríveis!

Homenagem à Faith Ringgold

Uma tradição da diretora é sempre homenagear uma artista plástica em suas apresentações. E dessa vez não foi diferente. Nessa coleção da Dior Alta-Costura Inverno 2024, a escolhida foi Faith Ringgold, ativista feminista negra que faleceu em abril de 2024 aos 93 anos. O cenário do desfile foi adornado com reproduções de algumas das obras mais celebradas de Ringgold, criando uma atmosfera rica em história e arte.

O desfile da Dior trouxe um clima olímpico, refletido em looks inspirados na Grécia Antiga e nas primeiras edições dos jogos olímpicos. A coleção exibiu vestidos coluna, túnicas com plissados e drapeados, além de amarrações na cintura e modelos de um ombro só. A paleta de cores foi predominantemente neutra e clássica, com tons de branco, cinza, preto, e toques metálicos em prata e dourado.

Dior Haute Couture Fall 2024. (Fotos/Reprodução Vogue Runway). Clique na imagem e descubra Dior com Descontos Incríveis!

Regatinha Couture

Maria Grazia também provou que o básico pode ser item de luxo! No desfile de alta-costura Dior 2024 a velha e boa regatinha é elevada a novos patamares! Aliás, podemos dizer que a peça foi um dos destaques da coleção. O item que quase todo mundo tem no armário apareceu mega elaborado, muitas vezes adornado com bordados de pequenos espelhos e uma modelagem impecável remetendo aos maiôs de natação. Afinal, as olímpiadas era pano de fundo pra tudo. Os calçados seguiram a temática com sandálias gladiadoras de tiras finas e delicadas, complementando os looks de forma elegante e coerente.

Montagem com fotos do desfile Dior alta-costura inverno 2024 inspirado na Grécia e jogos olímpicos.
Dior Haute Couture Fall 2024. (Fotos/Reprodução Vogue Runway). Clique na imagem e descubra Dior com Descontos Incríveis!

A alfaiataria também marcou presença, com blazers e calças que, apesar de serem peças de alta-costura, poderiam facilmente ser incorporadas no cotidiano, destacando a versatilidade e a sofisticação da coleção. As peças, dignas de um tapete vermelho, reafirmaram a habilidade de Maria Grazia Chiuri em criar moda que transcende o tempo, combinando o clássico e o contemporâneo com maestria.

Dior Haute Couture Fall 2024. (Fotos/Reprodução Vogue Runway). Clique na imagem e descubra Dior com Descontos Incríveis!

De forma resumida, podemos dizer a coleção de alta-costura de inverno 2024 da Dior foi um ode à história e à modernidade, celebrando a força e a elegância da mulher atual através de uma viagem estilística à Grécia Antiga.

Assista ao Desfile Dior Alta-Costura Inverno 2024 completo:

Mas e você, o que achou da coleção Dior Haute Couture 2024?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Os Acessórios de Marcas de Luxo para investir!

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • 4 Modelos de Tote Bags de Marcas de Luxo que são Clássicas

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • Top 12 Bolsas De Luxo Que Merecem Entrar Na Sua Wishlist Neste Ano

    Existe uma diferença clara entre tendência e permanência. Tendências inflam. Permanência sustenta. As bolsas de luxo que merecem entrar na sua wishlist este ano pertencem ao segundo grupo, sejam elas ícones consagrados há décadas ou modelos recentes que já provaram fôlego estético e comercial. No mercado second hand, essa distinção fica ainda mais evidente: certas…
  • Bulgari: Dua Lipa é a Nova Embaixadora da Joalheria Italiana

    No mercado de luxo, poucas decisões são tão estratégicas quanto a escolha de um representante global. Quando uma maison anuncia um novo rosto, não se trata apenas de imagem, mas sim de um sinal claro de direção. É nesse contexto que a chegada de Dua Lipa como nova embaixadora da Bulgari pede um olhar mais…
  • 3 Peças da Tiffany & Co que são imperdíveis

    Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 187 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
  • As bolsas de marcas de luxo que são queridinhas das fashionistas

    Um dos acessórios mais importantes que existem, a bolsa tem sua criação datada desde os tempos da pré-história, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Desde então, ela foi reinventada centenas de milhares de vezes, sendo…
  • 5 Peças de Marcas de Luxo Italianas para Investir

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Hermès x Bialetti: Conceito inspirado no Ano do Cavalo une Luxo e Café

    Nos últimos anos, projetos criativos que misturam moda e design de produto têm ganhado força nas redes sociais. Depois da repercussão de um conceito envolvendo a Lacoste e a Bialetti, um novo exercício de imaginação chamou atenção: uma proposta não oficial que conecta a herança equestre da Hermès ao design icônico da cafeteira italiana. Embora…
  • Dolce & Gabbana cria Fantasia de Carnaval para Juliana Paes

    O luxo italiano ganhou uma nova passarela: a Marquês de Sapucaí. Neste ano, a Dolce & Gabbana assinou pela primeira vez uma fantasia oficial para o Carnaval do Rio de Janeiro, em parceria com a Unidos do Viradouro. O figurino vestiu a Rainha de Bateria Juliana Paes, que retornou à escola após 17 anos no…
  • As peças favoritas da Gucci para se ter!

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • 4 Bolsas Bottega Veneta para investir!

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • Hermès revela que cresceu 9% em 2025: Receita Impressiona!

    Em um mercado de luxo cada vez mais concentrado nas mãos de conglomerados como LVMH (que detém entre vários nomes a Louis Vuitton) e Kering (dono da Gucci e outras), a Hermès segue um caminho próprio. A maison francesa não integra nenhum grande grupo, mantém capital majoritariamente familiar e construiu sua reputação global a partir…