5 Curiosidades sobre a Givenchy que você não imagina!
Uma das maiores casas de moda da França, a Givenchy é atrelada à sofisticação e ao requinte, ao corte perfeito, ao equilíbrio, acima de tudo. A extrema elegância sempre foi a principal marca das criações clássicas de Hubert de Givenchy, um francês reconhecido mundialmente por seu trabalho coerente e requintado, e cuja marca é sinônimo de alto luxo.
Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a Givenchy:
5. A marca inventou o “chic desconstruído”
Embora Hubert de Givenchy tenha vindo de uma família aristocrática, seu início na moda foi algo aquém da riqueza e do glamour. Ele começou com um orçamento pequeno e confeccionou roupas usando camisas. Esse material era frequentemente usado para produzir protótipos antes de finalizá-los em materiais mais caros, como a seda.
Curiosamente, essa diferença de tecido deu ao designer uma ‘vantagem’ assim como sua ideia inovadora de criar peças para serem misturadas e combinadas para construir um guarda-roupa versátil. Não é preciso dizer que o lançamento de sua primeira coleção foi um grande sucesso – os compradores adoraram suas camisas de algodão e logo ele conseguiu reembolsar seus investidores e assumir totalmente a casa de alta costura.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
4. O estilista não tinha a intenção de trabalhar na indústria da moda
Originalmente, Hubert de Givenchy estudou direito, no entanto, posteriormente se deu conta que ele simplesmente não era apaixonado o bastante pelo campo. Então, em 1944, ele decidiu se mudar para Paris para seguir seu desejo de se tornar estilista.
Foi lá que conseguiu um estágio com Jacques Fath e estudou na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, a escola nacional francesa de artes visuais. Através dos anos, ele trabalhou ao lado de alguns dos maiores nomes da moda, incluindo Pierre Balmain, Christian Dior e Elsa Schiaparelli. Estas experiências o ajudaram a estabilizar sua própria casa de alta costura epônima.
3. O icônico vestido preto de “Bonequinha de Luxo” foi criado pela Givenchy
Talvez um dos looks mais emblemáticos e reconhecidos do cinema, o vestido preto que Audrey Hepburn usou no clássico filme “Bonequinha de Luxo” é uma das criações mais emblemáticas da Givenchy. Na verdade, pode-se dizer que Givenchy é o culpado pelo slogan LBD (little black dress).
Além disso, também é o designer responsável pelo casaco balão e pelo vestido baby doll. O costureiro francês é conhecido por influenciar diretamente a maneira como percebemos a moda dos anos 50 e 60.
2. Audrey Hepburn foi uma musa da casa
O que nos traz para outra curiosidade sobre a Givenchy! A atriz Audrey Hepburn foi uma grande amiga do fundador da marca, Hubert de Givenchy, e, consequentemente, sua musa.
Os dois se conheceram em 1953 e o estilista a vestiu em diversos filmes, incluíndo Sabrina e, é claro, o icônico vestido preto de “Bonequinha de Luxo”. A amizade do estilista com a atriz – que ele descreveu certa vez ao relembrar seu primeiro encontro como “essa pessoa muito magra, de olhos lindos, cabelo curto, sobrancelhas grossas, calça muito pequena, sapatilhas de bailarina e uma t-shirt” – durou até a morte dela, aos 63 anos.
1. Estava à frente de seu tempo nas estacas femininas da moda
Hubert de Givenchy se focou em roupas que acentuassem a beleza feminina, optando por elegância e chiqueza ao invés do estilo de conformidade que estava em alta na década de 1950 após a Segunda Guerra Mundial.
Sua influência na moda durante as décadas de 50 e 60 foi lindamente deduzida por um jornalista do Washington Post em 1995: “Givenchy é um classicista há muito tempo, um dos últimos da velha guarda da alta costura, onde roupas lindas eram feitas para uma mulher morar, não decorá-la. Suas roupas se moviam com o corpo de uma mulher, em vez de restringi-lo.”
Estas são algumas curiosidades sobre a Givenchy! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!