Conheça a 16, primeira bolsa criada por Hedi Slimane para a Celine
No final de agosto, Lady Gaga postou uma foto em sua conta do Instagram segurando uma bolsa misteriosa (16 da Celine) que fez todo o universo da moda estremecer e pirar.
Sem legenda ou qualquer dica na publicação que desse a entender a precedência da bolsa, seus seguidores fizeram diversos comentários especulando de qual grife seria o acessório. Descobriu-se, posteriormente, que a bolsa se trata de nada mais, nada menos do que o item de estreia do estilista Hedi Slimane como diretor criativo da Celine.
https://www.instagram.com/p/BnGhhRVnTVb/
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Desde essa publicação da artista, a grife tem sido bombardeada de pedidos a respeito do seu novo lançamento.
Mais recentemente, Angelina Jolie também apareceu em público com a sua 16. Isso contribuiu para aumentar ainda mais a expectativa para a apresentação oficial da peça e das próximas novidades acerca da nova coleção da marca.
A seguir, saiba tudo sobre a 16, seu criador e a grife que irá lançá-la.
A obra de arte
Acredite ou não, a bolsa 16 foi desenhada por Hedi Slimane em seu primeiro dia como diretor criativo da Celine.
Depois disso, o acessório ainda levou mais seis meses para chegar à sua versão final, com cada detalhe sendo desenvolvido com muito cuidado pela equipe da grife.
https://www.instagram.com/p/B2Ti42WCWmG/
Em entrevista exclusiva ao jornal Women’s Wear Daily (WWD), Séverine Merle, CEO da Celine, definiu 16 como o “símbolo absoluto da visão de Hedi Slimane para a Celine”.
Ela relata ainda que “mesmo tendo desenhado a 16 no dia de sua chegada, nosso time demorou mais de seis meses para chegar à versão final, desenvolvendo cada detalhe meticulosamente e testando os materiais mais luxuosos para encontrar o couro perfeito”.
Cerca de 100 tipos diferentes de couro foram testados para encontrar o ideal para compor a peça. Serão disponibilizadas versões em couros exóticos, como o de crocodilo, por exemplo, com preço sob consulta.
https://www.instagram.com/p/BwJTRtcHTLl/
O modelo 16 terá três opções de tamanho e cinco variações de cor, e estará disponível para compra a partir do dia 12 de novembro, por valores que variam de 2.900 euros (o equivalente a R$ 14 mil) a 3.500 euros (R$ 17 mil).
O artista por trás da 16
Hedi Slimane é um fotógrafo e designer de moda francês. Já ocupou cargos de destaque em marcas como Dior Homme (de 2000 a 2007) e Yves Saint Laurent (de 2012 a 2016), nas quais atuou como diretor de criação.
Sua parceria com Gaga já vem de longa data. É ele o responsável pela foto de capa de um dos álbuns mais bem-sucedidos da cantora, o “The Fame Monster”, lançado em 2009. Em 2016, Gaga foi clicada novamente por ele, dessa vez na era Joanne, para a “V Magazine”.
https://www.instagram.com/p/Bupc_D8F1FZ/
Ela também foi a primeira celebridade a exibir um look Saint Laurent feito por ele, em 2012, e a primeira a usar um look de sua última coleção para a marca, em 2016, no aniversário de 30 anos da cantora.
A atuação de Slimane na Saint Laurent foi marcada pelo sucesso de vendas da marca tanto entre o público millennial quanto entre o público mais maduro. Slimane pretende fazer o mesmo na Celine ao criar uma coleção-núcleo, sem estação, composta por peças atemporais das clássicas obras de arte com a sua personalidade.
Com esse plano um tanto quanto surpreendente, o novo diretor criativo da grife propõe um novo modelo de vendas. Através dessa perspectiva, ele ambiciona lançar suas coleções através de um formato inovador, a exemplo do que tem sido adotado por drops de marcas de streetwear, como fez a própria Supreme.
O artista sugere que a marca adote a logística das pop-up stores, através das quais pretende agendar lançamentos de coleções-cápsula, com número de peças reduzido.
A grife
De origem francesa, a marca de luxo apresenta uma grande variedade em acessórios femininos. O minimalismo é um dos principais aspectos que remete à grife, que nasceu em 1945, criada por Céline Vipiana e seu marido Robert.
https://www.instagram.com/p/B0A6UHXC_0e/
O objetivo inicial da marca era seguir na linha de produção de sapatos infantis sob medida. Seus requintados conhecimentos nesse segmento os levaram a comercializar seus produtos para figuras da realeza, como a princesa Caroline e o príncipe Albert de Mônaco.
Atualmente, os principais itens produzidos pela marca são suas roupas e, principalmente, suas bolsas, que são consideradas pelos especialistas de moda como acessórios atemporais, podendo ser utilizadas em qualquer ocasião. Os acessórios compõem atualmente 65% do lucro total da marca.
A marca tem passado por um período de repaginação desde o início do ano, quando cessou temporariamente suas vendas online. Desde então, a Celine passou a operar na França, Inglaterra, Alemanha e Itália. Ainda esse ano serão disponibilizadas as vendas de seu e-commerce para os Estados Unidos. Ainda há rumores de que uma nova loja em Paris será lançada em breve.
O primeiro desfile Celine feito por Hedi Slimane acontecerá no dia 28 de setembro, onde apresentará diversos outros itens de sua nova coleção para além da bolsa 16. Em outubro seu site, que também está passando por um processo de redesign, será relançado.
Bernard Arnault, CEO do conglomerado de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, detentor da Celine, anunciou no início desse ano que as vendas da grife já estavam próximas de alcançar o marco de 1 bilhão de euros.
Com essa conquista, a Celine estará mais próxima de demais labels do grupo, como Louis Vuitton e Dior. Otimista, o presidente relatou ainda que “o objetivo com a chegada de Hedi Slimane é bater 2 a 3 bilhões de euros, ou até mais, nos próximos cinco anos”.
https://www.instagram.com/p/B1bNjsCoZ4y/
Assim como a Celine, há demais grifes da indústria da moda que estão aderindo ao formato de coleções-cápsula. As marcas Burberry e JW Anderson já anunciaram que pretendem seguir o formato de drops após realizarem os seus desfiles de lançamento.
https://www.instagram.com/p/BntEXx-lTB1/?taken-by=celine
E você, também já está delirando com esse novo sonho de consumo do mundo da moda? Conta para nós nos comentários o que achou da 16, a queridinha do momento e aproveite para conferir as bolsas novidades no Etiqueta!