Como surgiu o conceito de alta-costura na moda?

A moda é muito mais do que apenas roupas. É uma forma de expressão, um reflexo da sociedade e uma maneira de contar histórias através do tecido. E dentro do universo da moda, um conceito se destaca pela sua exuberância, sofisticação e exclusividade: a alta costura.

Porém, não são todas as marcas que podem ser consideradas de alta-costura, existem algumas regras que elas precisam se encaixar para determinar se pertencem a este grupo. Sendo assim, se você tem dúvida de como surgiu esse conceito e quer saber mais de quais padrões uma marca deve seguir para atingir esse patamar, leia a seguir.

Confira, como surgiu o conceito de alta-costura na moda?

Como surgiu e quem criou o conceito de alta-costura?

Charles Frederick Worth, um renomado estilista britânico, introduziu o conceito de alta-costura no século XIX, na França. Em 1858, ele fundou a primeira maison de alta-costura em Paris, tornando-se o pioneiro nessa forma de expressão artística. Sendo assim, Worth revolucionou a indústria da moda ao introduzir inovações como o sistema de coleções sazonais, desfiles de moda e o uso de modelos para apresentar suas criações.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Além disso, Charles Frederick Worth estabeleceu características distintivas da alta-costura, tais como a produção artesanal de peças sob medida, a utilização de materiais nobres e luxuosos, e a meticulosa atenção aos detalhes e acabamentos. Suas criações exclusivas atraíram uma clientela de elite, composta pela aristocracia europeia e mulheres da alta sociedade.

Vestido House of Worth. Fonte: Reprodução/Divulgação metmuseum.org.

Qual a diferença entre alta costura e Prét-à-Porter?

A alta-costura é a máxima expressão da moda, criando peças únicas, feitas à mão e sob medida para clientes específicos. Ela utiliza técnicas artesanais refinadas e materiais luxuosos, produzindo em edições limitadas com alta habilidade e atenção aos detalhes.

Por outro lado, o prêt-à-porter é uma moda acessível e comercial, com coleções produzidas em grande escala e disponíveis nas lojas. Diferentemente da alta-costura, as marcas de prêt-à-porter não personalizam suas peças, mas seguem tamanhos padronizados, fabricando em larga escala com técnicas de produção em série. Ambas abordagens atendem diferentes necessidades e desejos dos consumidores.

Qualquer marca pode ser considerada alta-costura?

Não, a alta costura não é acessível a todas as marcas. A Chambre Syndicale de la Haute Couture em Paris protege legalmente o termo e estabelece critérios específicos para o reconhecimento dessa distinção. Sendo assim, esses critérios incluem a produção de peças sob medida, feitas à mão por artesãos altamente qualificados, a criação de pelo menos 50 designs originais a cada temporada, a realização de desfiles duas vezes por ano e a manutenção de um ateliê em Paris com uma equipe dedicada.

Essas exigências asseguram que a alta costura mantenha seu status exclusivo e a qualidade excepcional de sua confecção. Portanto, apenas um seleto número de marcas pode ser oficialmente reconhecido como alta costura, devendo cumprir os padrões estabelecidos pela Chambre Syndicale de la Haute Couture.

Sendo assim a Dior, Chanel, Schiaparelli, Valentino, Atelier Versace, Fendi, Giorgio Armani Privé, são algumas consideradas da alta-costura!

Esse foi um artigo explicando como surgiu o conceito de alta-costura, você já conhecia?

Leia também: 8 Fatos que você não sabia sobre a Alta Costura!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…