Como reduzir sua pegada insustentável na moda
As pessoas usam amplamente o termo “pegada” ou “footprint” em inglês para indicar os rastros que deixam em relação aos impactos negativos no planeta. No entanto, todo mundo deixa algum rastro, ninguém é isento de impactos nas ações que fazemos todos os dias principalmente na maneira em que nós compramos.
Um estudo recente da Global Fashion Agenda, manteve o setor de vestuário o 2º maior poluidor do mundo. Nos últimos anos, foram descartadas mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis. Contudo, o estudo ainda revela que nos próximos oito anos, essa estimativa deve avançar para 140 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados.
Nesse caso, na maioria das vezes, o descarte ocorre de forma incorreta, pois em vez de ser reciclado e reutilizado, esses resíduos acabam sendo enviados para aterros sanitários ou incinerados. Analisando este contexto, a forma com que compramos e o destino que damos as nossas roupas, podem ajudar a diminuir nossa pegada no planeta. Dia 15/10 é o Dia do Consumo Consciente, que tal começar nesta data maneiras de reduzir seu impacto no meio ambiente? Leia a seguir!
Confira, Como reduzir sua pegada insustentável na moda:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
3. Compre sempre de Second Hand
Segundo o Resale Report 2023 do ThredUP, o mercado de Second Hand teve um forte crescimento em 2022, chegando a 28% comparado com 2021. Sendo assim, o mercado global de Second Hand tende a crescer 3x mais rápido até 2027, alcançando 350 bilhões de dólares.
Além disso, o mercado Second Hand contribui para evitar a criação de novas peças do zero, o que resultaria no desperdício de ainda mais recursos naturais do nosso planeta. Portanto, comprar roupas que já foram usadas uma vez não apenas beneficia o planeta, mas também adiciona originalidade e exclusividade às suas próximas produções.
2. Revenda ou doe as roupas que não quer mais
O mercado de Second Hand não vive apenas com as pessoas que compram as peças, mas sim com quem também desapega delas. Se você tem roupas pouco usadas e em ótimo estado no seu guarda-roupa, uma das melhores opções é vendê-las e oferecer um novo destino para que outras pessoas as aproveitem.
Além de lucrar com a venda das peças, com esse dinheiro você pode usá-lo para comprar desapegos de outras pessoas. Contudo, se as roupas não são adequadas para venda, mas ainda podem ser usadas por outras pessoas, você pode doá-las para ONGs ou instituições de caridade.
1. Faça reparos nas roupas a cada estação
Por fim, sempre que vemos uma roupa com um furo, sem um botão ou uma pequena mancha, o primeiro pensamento que vem a cabeça é “preciso comprar outra.” No entanto, se o dano na peça for bem pontual, uma das melhores opções para garantir menos desperdício na hora de comprar outra peça, é levá-las para o reparo.
Você pode costurar um furo e um botão, além de lavar uma mancha de forma especial, garantindo não apenas economia, mas também evitando o descarte desnecessário da peça. Sendo assim, você mantém o uso daquela peça por mais tempo e garante que não irá comprar uma roupa nova feita com mais recursos gastos do planeta.
Portando, essas dicas vão te ajudar a como reduzir sua pegada insustentável na moda. Qual dessas ações você já pratica? Quais outras você acha importante? Conte para nós!
Confira também: As marcas sustentáveis que você encontra no Etiqueta Única!