Como a Gucci trabalha para a sustentabilidade e meio ambiente?
Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.
Com a indústria têxtil sendo uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existem atualmente, inúmeras marcas do setor de luxo vêm anunciando e tomando medidas com o objetivo de garantir que suas produções tenham uma natureza mais sustentável e que menor impacto no meio ambiente.
A marca italiana Gucci é uma das pioneiras no quesito sustentabilidade e vem há anos tomando medidas e criando ações para que seu impacto no meio ambiente seja reduzido ao máximo. Ela também é conhecida por ter varias iniciativas sustentáveis que encorajam e educam seus consumidores sobre o assunto.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Confira abaixo algumas ações da Gucci que tem como a sustentabilidade e preservação do meio ambiente:
Coleção de Moda Circular
Batizada de Gucci Off The Grid, a coleção foi anunciada em Junho de 2020 e consistia em roupas e acessórios que são confeccionados em materiais orgânicos, reciclados e que tenham uma origem sustentável. Dentre estes materiais, está um nylon regenerado que foi feito a partir de retalhos e resíduos de pré e pós consumo.
Para acompanhar o conceito da coleção, a campanha publicitária da Gucci Off The Grid foi fotografada e filmada em Los Angeles e conta com Jane Fonda, Lil Nas X, Miyavi, King Princess e David de Rothschild como protagonistas representando moradores de uma metrópole que criam um refúgio que tem como inspiração em uma casa na árvore em meio aos arranha-céus.
“A coleção é resultado do trabalho em equipe; todo mundo trouxe algo para isso. E na campanha também existe essa ideia de diálogo entre as pessoas que constroem algo novo. Imaginei que poderíamos construir uma casa na árvore no centro da cidade, todos juntos, como crianças brincando no parque. Porque todos nós precisamos construir esta casa ou descobrir que nosso planeta existe, mesmo onde parece que não está lá ou está longe,” disse Alessandro Michele em um comunicado de imprensa.
Metas para se tornar carbon neutral
A maison italiana foi uma das pioneiras em anunciar medidas rumo a sustentabilidade. Em Setembro de 2019, anunciou que iria se tornar carbon neutral e iria compensar todas suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas próprias operações e de toda sua cadeia de suprimentos.
Esta medida acompanha o apoio da marca à projetos de conservação florestal em países em desenvolvimento por meio de uma iniciativa internacional chamada REDD+ ( (Reduzir as Emissões do Desmatamento e da Degradação florestal), desenvolvida pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
“É uma estratégia clara para garantir que nos responsabilizamos por nossas emissões de GEE, e agimos para evitá-las, reduzi-las e restaurá-las, e então compensar as inevitáveis,” disse Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci.
Gucci Equilibrium
Lançada em 2018, a Gucci Equilibrium é uma plataforma online que se tornou o centro das iniciativas da Gucci relacionadas à sustentabilidade, pessoas e novos modelos de produção.
O nome “Equilibrium” exemplifica o verdadeiro desafio da Gucci: garantir aos clientes a alta qualidade de seus produtos, mantendo um impacto social e ambiental positivo. Tudo isso se traduz na busca de um equilíbrio entre a urgência estética, seguir o que é belo e agir com ética, fazendo o bem. Para desvendar esse caminho, a Gucci se apoiou nesta nova abordagem mental e operacional, a “Culture of Purpose”, uma espécie de “Virgílio” dantesco que guia a maison nas escolhas sociais feitas, em como e onde investir e gastar sua energia.
Gucci Changemakers
A Gucci Changemakers é uma iniciativa de impacto social criada pela Gucci em março de 2019 com foco em aumentar a inclusão e a diversidade na indústria da moda e em comunidades e cidades.
O programa Changemakers inclui um Fundo de Impacto multi-anual de US$ 5 milhões para organizações sem fins lucrativos e um programa de bolsas de estudo de US$ 1,5 milhão na América do Norte que alimenta o compromisso da Gucci em criar um impacto social duradouro nas comunidades e na indústria da moda.
Estas são apenas algumas ações da Gucci para se tornar mais sustentável! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários.