Bolsas Hobo: 3 Modelos de Luxo para Você se Preparar para o Retorno Delas!
Já faz algum tempo que as bolsas hobo vêm ensaiando o seu retorno na moda. A verdade é que elas nunca deixaram de existir e nem de ser queridinhas das mulheres. Mas com os lançamentos e reedições de grandes marcas de luxo esse estilo voltou à tona.
Talvez você nem saiba direito o que é uma bolsa hobo. No entanto, certamente já desejou alguma ou até mesmo já tem no seu armário. Esse estilo é super popular e existe há séculos. A tradução literal do termo em inglês, seria vagabundo, uma maneira um tanto quanto vulgar para se referir as pessoas sem moradia fixa, que carrega seus pertences em um tipo de trouxa improvisada.
Na prática, o termo “hobo” deriva de “hobo bindle“, um tipo de saco utilizado por trabalhadores migrantes nos Estados Unidos durante a Grande Depressão. Essas bolsas eram feitas com materiais simples, como lençóis amarrados com um cabo em uma das extremidades. A partir dessa inspiração simples, as bolsas hobo evoluíram para acessórios de luxo!
O formato curvilíneo descontraído desses modelos imprime uma sensação de casualidade e conforto e também pode remeter à estética boho-chic. Ainda mais se o acessório trouxer franjas, estampas étnicas ou bordados de pedrarias. Sua forma geralmente espaçosa permite que as mulheres carreguem todos os itens essenciais do dia a dia, incluindo carteiras, telefones, maquiagem e muito mais.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Porém as versões mais atuais das bolsas estilo hobo estão mais elegantes do que nunca – e até mais estruturadas. Descubra 3 modelos de luxo para adicionar à sua wish list:
03. Jackie – Gucci
As tendências da moda vêm e vão, mas há algumas peças que resistem ao tempo, tornando-se verdadeiros objeto de desejo. Um exemplo perfeito dessa atemporalidade é a Jackie da Gucci, talvez a bolsa hobo mais clássica e famosa do mundo. Originada nos anos 60 e recentemente reinventada em 2023, o modelo continua a ser a estrela da marca milanesa, conquistando fashionistas em todo o mundo.
A história – de sucesso- da bolsa Jackie começa em 1961, quando a Gucci lançou uma bolsa estilo hobo que logo chamou a atenção de uma das mulheres mais elegantes e influentes da época: Jackie Kennedy.
A então, esposa do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, era conhecida por seu gosto /e estilo impecável, além disso, curiosamente, seu marido adorava os mocassins da grife italiana. E bastou uma foto de um paparazzi, onde Jackie Kennedy exibia a bolsa (na época ainda chamada de Constance ), que tudo mudou . A família Gucci não perdeu tempo e rapidamente rebatizou a bolsa como “The Jackie”, homenageando a primeira-dama dos Estados Unidos.
Desde então, o modelo é recorrentemente explorado e reinventado pelos estilistas que passam pela etiqueta milanesa. Mas sempre mantendo as características originais e o fascínio (assim como a vida da mulher que originou o seu nome) que o eternizaram. A verdade é que a Jackie, seja o último lançamento mais estruturado, seja um exemplar vintage de tecido mais malevável estilo hobo escancarado, se mantém atual e combina com tudo.
2. Bottega Veneta – Jodie
Pode-se dizer que a Jodie da Bottega Veneta é uma autêntica bolsa hobo. Isso por que o modelo de sucesso da grife italiana traduz perfeitamente o “formato vagabundo” bem molinho com direito a nó e tudo!
A Jodie é uma bolsa chique mas ao mesmo tempo moderna da tradicional grife italiana Veneta. O seu nome é uma homenagem a atriz americana Jodie Foster, que foi fotografada segurando um exemplar contra o rosto em um esforço para se proteger dos paparazzi.
Desde o seu lançamento em janeiro de 2020, a BV Jodie se tornou queridinha e, claro, ganhou o merecido status de “it bag“.
O modelo possui uma construção impecável. Traz o couro característico da marca, com o famoso intrecciato, uma técnica autoral – e exigente – que envolve o trançado de finas tiras de couro. Um exemplo do artesanato preciso dos italianos, já que exige horas de trabalho manual para uma construção tão precisa e uniforme, que não deixa pontas soltas e nem desenhos irregulares.
Um ofício que os artesãos da Bottega vêm aperfeiçoando desde a década de 1960 e se tornou um código distintivo da grife. Funciona como por exemplo os monogramas da Louis Vuitton, que é reconhecível facilmente em qualquer lugar do mundo. A diferença é que a Bottega Veneta é bem mais discreta e seus acessórios, inclusive suas bolsas hobo, são um exemplo perfeito da estética quiet luxury.
1. Prada – Cleo
Assim como outros modelos da Prada, a Cleo é uma reinterpretação de um icônico design da marca dos anos 90, e é um exemplo de bolsa hobo mais sofisticada. Isso por que o modelo traz o design curvilíneo característco desse estilo, no entanto, é bem estruturada.
A it bag estreou no desfile de primavera/verão 2021 da grife milanesa, intitulado de ‘The Show That Never Happened‘, chegando ao cenário das bolsas de luxo no final de 2020. Ela possui linhas curvas elegantes, enfatizadas pela construção inclinada peculiar na base e nas laterais que dão um aspecto leve e macio ao modelo de estilo hobo.
Aliás, é o seu formato que chama bastante atenção. Isso por que ele atinge o equilíbrio entre tendência de moda e acessório atemporal, e sem dúvidas, permanecerá relevante por longos e bons anos como todas as criações de Miuccia Prada.
A Prada produz a Cleo utilizando couro escovado, um detalhe que se tornou distintivo nas coleções. Esse material é versátil e moderno, constantemente empregado em novas combinações e contrastes. Ela possui uma alça de ombro em couro com extensão para permitir o uso na transversal, sendo muito prática. Além disso, apresenta o detalhe clássico do logotipo triangular esmaltado na parte frontal.