capa do post sobre marcas de luxo sustentáveis na summer sale
|

As marcas sustentáveis que você encontra na Summer Sale

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, consumindo 93 mil milhões de metros cúbicos de água por ano, além de despejar 500.000 toneladas de microfibras plásticas nos oceanos e ser responsável por 10% das emissões globais de carbono, segundo dados da Ellen MacArthur Foundation, instituição inglesa que promove a economia circular.

Com dados tão alarmantes, a necessidade de ação imediata por parte de marcas de moda é é urgente e necessária. Com isso, nos recente anos, inúmeras grife já anunciam e colocam em prática ações que são mais eco-friendly, seja no seu processo de confecção ou nos materiais utilizados.

Confira abaixo as marcas sustentáveis que você encontra na Summer Sale:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Stella McCartney

A marca Stella McCartney foi fundada em 2001 pela estilista homônima.

Filha do icônico Beatle Paul McCartney, Stella demonstrou interesse pelo mundo da moda desde adolescente, costurando sua primeira jaqueta aos 13 anos de idade. Com apenas 16 anos de idade, foi assistente do estilista Christian Lacroix e, em seguida, estagiou com Edward Sexton, que era alfaiate de seu pai.

Em seu desfile de graduação na conceituada Central Saint Martins em Londres em 1995, sua coleção chamou grande atenção, não apenas pela trilha sonora composta por seu pai ou pela presença de grandes nomes da moda como Naomi Campbell e Kate Moss, mas também por seu estilo consciente natural, feminino, sexy e, ao mesmo tempo elegante.

Bolsa Stella McCartney Falabella. Clique na imagem e confira mais peças da marca!
Bolsa Stella McCartney Falabella. Clique na imagem e confira mais peças da marca!

Após passar alguns anos como diretora criativa da marca francesa Chloé, em 2001 McCartney aceitou a proposta do grupo Gucci (que integrava o conglomerado francês de moda de luxo PPR, atual Kering) para lançar sua marca própria, com gestão de 50% das operações para cada um, se tornando a primeira estilista do sexo feminino a integrar o grupo. Em outubro do mesmo ano, apresentou a sua primeira coleção na Semana de Moda de Paris.

Poucos anos depois, em 2005, a marca fechou parceria com a Adidas, gigante de artigos esportivos, a qual assinou linhas de roupas e acessórios para modalidades como ioga, corrida, tênis, natação, golfe, ciclismo, entre outros esportes. A parceria tem sido uma das mais longas e rentáveis da carreira de Stella.

No quesito sustentabilidade, desde sua fundação, a marca é conhecida por suas políticas sustentáveis, como o uso uso exclusivo de couro ecológico em suas peças e utilização de algodão 100% orgânico como base para todos seus jeans. Em sua missão de mostrar para indústria da moda que ela pode ser sustentável, apresentou em Janeiro de 2020 em sua coleção Pre-Fall o primeiro jeans stretch biodegradável do mundo, feito com tecido em parceria com a marca italiana Candiani.

Moncler

A Moncler é uma marca francesa fundada por André Vincent e René Ramillon em 1952.

Sua origem se deu em uma pequena cidade encravada nos exuberantes Alpes Franceses, Monestier-de-Clermont, de onde se origina a abreviação do nome da marca. De início, a Moncler produzia itens destinados a proteger os escaladores das intempéries climáticas, como sacos de dormir acolchoados, barracas com cobertura externa e um único modelo de capa com capuz para atender à popularidade emergente das férias nas montanhas.

A fama veio quando o premiado alpinista francês Lionel Terray se rendeu à qualidade das peças produzidas pela grife e adotou seus equipamentos para protegê-lo do frio em suas incursões pelas altas montanhas da Europa.

Jaqueta Moncler. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)
Jaqueta Moncler. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)

Criadas em 1954 com a intenção servir de uniforme exclusivo dos funcionários da MONCLER, as míticas doudounes, jaquetas acolchoadas forradas de plumas, eram originalmente chamadas de boîte bleue, que significa caixa azul, por conta de sua modelagem quadrada. Assim a marca criava os primeiros casacos acolchoados para proteger os trabalhadores do frio extremo das montanhas. Essas jaquetas eram tão resistentes ao frio que passaram a ser usadas como roupas de esqui.

A empresa começou a ganhar reconhecimento internacional apenas em 1968 nos Jogos Olímpicos de Inverno em Grenoble, quando se tornou a fornecedora oficial de equipamentos esportivos para a equipe francesa de esqui alpino. Mesmo em seus primeiros anos, a Moncler considerava a estética tanto quanto o desempenho. Um exemplo disso foi que ao longo dos anos de 1970, a marca pesquisou tecidos e acabamentos que pudessem replicar as propriedades reflexivas da neve.

O resultado da pesquisa se deu no “efeito laqueado brilhante”, característica que se tornou comum em suas jaquetas atualmente. Uma estrela em ascensão no cenário da moda parisiense nesta década, a estilista Chantal Thomass foi contratada para retrabalhar o visual da jaqueta clássica de penas. A estilista então substituiu os zíperes por botões e introduziu novos detalhes como enfeites de pele, forro de cetim e tecidos reversíveis para deixar os designs da marca mais alinhados às tendências dos anos de 1980.

Parceria Moncler x Roc Nation. Clique na imagem e confira mais criações da Moncler! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)
Parceria Moncler x Roc Nation. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)

Ainda na década de 80, a Moncler ganhou força pelo fato de trabalhar com produtos de qualidade e trazer novidades para o inverno, conquistando consumidores não apenas como um elemento de estilo de qualidade superior, mas também como verdadeiro clássico francês. Além das doudounes e jaquetas de matelassê, também passou a produzir parkas masculinas em tweed, ganhando adeptos que iam desde membros da realeza até celebridades de Hollywood.

Atualmente, a marca tem se destacado também em seus lançamentos para as coleções de primavera, quando pode se aventurar para além da tradicional moda inverno e trabalhar com novas tendências e um estilo esportivo mais descolado e urbano.

Quando falamos sobre sustentabilidade, assim como outras grifes de luxo, a Moncler está comprometida com o tema. Além de ter assinado o The Fashion Pact em 2013, ela também anunciou em Janeiro de 2022 que iria parar de usar pele animal em suas coleções, além de usar materiais de baixo impacto, como nylon reciclado e certificado, e seguir padrões de sustentabilidade. Também está comprometida com “práticas de negócios responsáveis”, e com a organização italiana de direitos dos animais LAV, representante da Fur Free Alliance.

Jaqueta Moncler. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)
Jaqueta Moncler. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @moncler)

Chloé

A Chloé é uma marca francesa fundada por Gabrielle Aghion em 1952.

Sua história se iniciou quando Gabrielle resolveu lançar uma marca que representasse um “prêt-à-porter de luxo” e libertasse as mulheres dos rígidos padrões da moda da época. Juntamente com seu sócio, o empresário Jacques Lenoir, ela criou a Chloé, nome escolhido pelo caloroso apelo feminino. A grife foi responsável por introduzir o comércio de roupas prontas, o famoso prêt-à-porter, e a própria estilista criou um novo termo para descrever seu estilo, o “luxury prêt-à-porter”, pois, até então, a ideia de luxo era associada à alta costura, feita sob medida.

Aghion cuidou de cada detalhe da produção de sua primeira coleção feminina, desde pregar botões a sair para fazer as vendas. Quatro anos mais tarde, em 1956, aconteceu o desfile de estréia no famoso Café de Flore, reduto dos existencialistas e artistas da capital francesa, quando a grife apresentou peças com tecidos finos, delicadamente femininas, leves e românticas que rejeitavam a rígida formalidade da moda da década de 1950.

Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)
Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)

Nos anos de 1960, a marca fez parte da geração que definiu o que viria a ser o prêt-à-porter francês, apostando em roupas jovens e modernas, com um espírito delicadamente audacioso. Principalmente depois que Karl Lagerfeld, com 28 anos na época, assumiu a direção criativa em 1966 e a transformou na marca queridinha de diferentes celebridades, como a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jackie Kennedy, a cantora lírica Maria Callas Maria Callas, Brigitte Bardot e Grace Kelly.

No ano de 1985 a marca francesa foi adquirida pelo grupo Dunhill Holding (atual Richemont) e sua notoriedade mundial aumentou ainda mais. No final desta década, já com uma imagem desgastada e antiga no universo da moda, a marca francesa resolveu dar uma enorme reviravolta apostando no rejuvenescimento de sua marca, principalmente com a estilista Stella McCartney, que, a partir de 1997, assumiu a direção criativa e reinventou a marca mais uma vez com uma mistura romântica, criando uma coleção de lingerie vintage, que impulsionou a Chloé para um novo nível de sucesso.

Com a saída de Stella em 2001, sua ex-assistente, Phoebe Philo assumiu o comando criativo da marca. Rapidamente a jovem estilista imprimiu um toque pessoal e sensual nas coleções. Um ano mais tarde, a marca lançou no mercado sua primeira coleção de bolsas, sapatos e artigos de couro.

Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)
Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)

Em 2011, a escocesa Clare Waight-Keller assumiu o cobiçado posto de diretora criativa da grife francesa, assinando as linhas de moda feminina e infantil, moda praia, lingerie, acessórios, jeans, óculos e perfumes. Atualmente, a alemã Chemena Kamali está no comando da marca.

Assim como outras marcas, a Chloé possui um grande comprometimento com a sustentabilidade. Em 2021, se tornou a primeira marca de luxo da Europa a obter o selo B-Corp (Benefit Corporation). Este é considerado o padrão mais alto em empresas sustentáveis, a certificação é fornecida pela ONG B-Lab, fundada em 2006, nos Estados Unidos.

No ano anterior, anunciou uma série de mudanças internas para se tornar mais sustentável. Dentre elas, a adoção de materiais com menor impacto ambiental, parcerias com fornecedores certificados pelo comércio justo e compromissos para promover a igualdade de mulheres.

Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)
Campanha Chloé. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @chloe)

Burberry

A Burberry foi fundada em 1856 por Thomas Burberry em Basingstoke, Inglaterra.

Thomas abriu uma pequena loja especializada em roupas para atividades esportivas quando tinha apenas 21 anos de idade. Aprendiz de tecelão, preocupava-se muito com a qualidade de seus produtos e, com menos de 20 anos de história, se tornou muito popular entre os ingleses. Sua loja se tornou um grande empório, onde tinha uma clientela sofisticada e rica.

Sua grande inovação se deu na criação do gabardine, tecido impermeável, respirável e extremamente resistente para dias chuvosos. O tecido virou matéria-prima de guarda-chuvas e indumentária para facilitar a vida de exploradores e esportistas, mas logo caiu no gosto de todos os clientes da marca.

Em 1891, sob o nome de Thomas Burberry & Sons, a marca abriu sua nova loja na região de West End, em Londres. No ano de 1895, Thomas foi “convocado” pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais, peça que seria antecessora ao Trench Coat. Era o surgimento da famosa capa de chuva, adaptada ao estilo militar.

Em 1914, a empresa foi comissionada pelo escritório de guerra para adaptar o antigo casaco dos oficiais para combate. Sendo assim, adicionaram dragonas para exibir as patentes dos oficiais, a aba sobreposta no peito oferecia maior segurança, enquanto o protetor contra chuva na parte superior das costas garantia que a água não entrasse em contato com o corpo, e ali nascia a versão trench coat que conhecemos hoje, um casaco extremamente quente e resistente, que durante a Primeira Guerra Mundial foi vestido por meio milhão de soldados britânicos, fato que ajudou a aumentar sua popularidade.

O icônico tecido xadrez (nas cores bege, preto, vermelho e branco) foi introduzido no ano de 1924 e logo foi patenteado, se tornando assim a marca registrada Burberry e passou a ser utilizado em um primeiro momento nos forros dos casacos da marca e, posteriormente, em diversos produtos, desde peças de roupas, à bolsas e acessórios.

Cachecóis xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @burberry)
Cachecóis xadrez Burberry. Clique na imagem e confira peças da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @burberry)

Atualmente sob a direção criativa de Daniel Lee, a icônica marca inglesa busca uma aproximação mais moderna e descolada, com peças de roupas que combinem a moda de rua com a sofisticação, elegância e tradição da Burberry.

Quando falamos de sustentabilidade, a grife está comprometida a adotar medidas que sejam mais eco-friendly. Em 2020, lançou uma coleção cápsula feita à partir de materiais sustentáveis, batizada de ReBurberry Edit. Ela contou com com 26 looks que fizeram parte de sua coleção de verão 2020,  eforam criadas exclusivamente com materiais sustentáveis, tais como retalhos, plásticos industriais, fibras nacionais, entre outros materiais reciclados.

Cada artigo irá trouxe consigo uma etiqueta verde pistache que informava todas as suas credenciais sustentáveis, como emissão de carbono e suas compensações, porcentagem de fibras recicladas presentes na peça e até políticas sociais, como o salário mínimo dos funcionários envolvidos na confecção do modelo.

Estas são apenas algumas das marcas de luxo sustentáveis que você encontra na Summer Sale! Qual delas combina mais com o seu estilo?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças mais icônicas da Cartier

Cartier inaugura nova exposição sobre sua história!

A Cartier é uma das marcas de jóias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

As bolsas da Chanel que são presentes perfeitos de Dia das Mães!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de…
capa do post sobre marcas de relógio para presentear no dia dos pais

As Top Marcas Mais Caras de Relógios do Mundo

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado…
capa do post sobre bolsas de marcas de luxo para usar no dia a dia

5 Bolsas das Marcas de Luxo mais Vendidas no Etiqueta Única

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
capa do post de como desapegar no aplicativo do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
top-bolsas-louis-vuitton-sofisticadas-e-elegantes-090425

Top 6 bolsas Louis Vuitton sofisticadas e elegantes

No universo da moda de luxo, poucas marcas carregam tanta história e prestígio quanto a Louis Vuitton. Fundada em 1854 como uma maison especializada em baús de viagem, a marca francesa soube transformar tradição em desejo, criando modelos icônicos que jamais perdem sua relevância ou apelo. Para quem busca investir em uma das bolsas Louis…
capa do post sobre ideias de presente nada óbvias para o dia das mães

Ideias de presente nada óbvias para o Dia das Mães!

Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano para inúmeras pessoas! Este é o dia para celebrar uma das mulher mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento e está sempre ao seu lado. Toda mãe tem seu estilo…
capa do post sobre bolsas clássicas chanel, gucci e louis vuitton

5 Bolsas da Gucci que são sofisticadas e elegantes!

A  Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são…
descubra-o-estilo-da-louis-vuitton-e-por-que-a-marca-e-tao-desejada-080425

Conheça o estilo da Louis Vuitton e saiba por que a marca é tão desejada

Você já se perguntou qual é o verdadeiro estilo da Louis Vuitton? Aquela marca que estampa bolsas com o monograma mais famoso do mundo também dita tendências nas passarelas e nas ruas. Mas será que existe apenas um estilo Louis Vuitton? Ou será que a grife sabe como ninguém transitar entre o clássico e o…
capa do post sobre dicas de autenticidade de bolsas Prada

4 dicas de autenticidade de bolsas Prada!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A marca italiana Prada é uma das grifes de…
capa do post sobre oportunidades de bolsas de luxo na semana do consumidor

As bolsas clássicas das melhores marcas de luxo

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…