As Marcas de Luxo Britânicas: Quais são as grifes mais famosas do Reino Unido?
As marcas de luxo britânicas estão entre as mais desejadas e famosas do mundo.Isso por que a terra da rainha – e agora do rei – sempre foi referência quando o assunto é moda. Inclusive, Londres está entre as capitais que sedia uma das mais importantes semanas de moda do globo, a London Fashion Week. O calendário oficial da indústria fashion conta apenas com Nova York, Milão e Paris.
Entre nomes como Paul Smith, Vivienne Westwood e Victória Beckham – sim, a ex spice girls– há 3 nomes de Marcas de Luxo Britânicas que se destacam. São eles:
3 – Alexander McQueen
Não apenas em Londres, mas sim em todo o cenário global, Alexander McQueen se destaca como uma das marcas de luxo britânicas mais cobiçadas. Fundada em 1992 pelo icônico estilista Lee Alexander McQueen, a grife não apenas encanta fashionistas pelas suas criações ousadas e modernas, mas também pela execução minuciosa dos seus vestidos e alfaiataria. Qualidades que conquistaram até mesmo a família real. Kate Middleton, por exemplo, sempre desfila criações da grife.
Além disso, em 2003, o estilista recebeu da própria rainha Elizabeth a medalha de cavaleiro como forma de agradecimento por sua contribuição à moda britânica.
Lee Alexander McQueen, um talento excepcionalmente promissor, partiu prematuramente em 2010, deixando para trás um legado que continua a influenciar o mundo da moda. Como muitos grandes estilistas, Lee recebeu sua formação na prestigiosa Central Saint Martins, uma instituição que ajudou a moldar a sua visão inovadora.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
No entanto, mesmo após a perda, a grife londrina continou a ser uma das mais importantes do mundo. Coube a Sarah Burton, fiel braço direito de McQueen a manter esse legado. A estilista tem interpretado os cógidos da marca com maestria. Das famosas estampas de pássaros à novos lançamentos de it bags com soco inglês – um ícone da marca assim como a caveira – Sarah surpreende em cada coleção.
Se no começo da sua história, McQueen precisou de Isabella Blow para enxergar o seu talento, hoje o mundo inteiro é testemunha. A famosa e reconhecida editoria de moda britânica, foi responsável, inclusive, pelo nome Alexander Mcqueen, incentivando a retirada do Lee. Isabella foi uma das primeiras incentivadoras e financiadoras do designer. Foi ela que comprou a primeira coleção de McQueen, a desfilada na sua formatura.
2 – Burberry
Quando se fala em marcas de luxo britânicas, a Burberry é imediatamente a primeira a ser lembrada. Seja pelo xadrez ou pelos icônicos trench coats, a grife fundada por Thomas Burberry em 1856 é referência – e desejo – em todo o globo.
Entre as razões de tanta fama e prestígio está a criação do gabardine. O tecido impermeável revolucionou o mercado mundial da moda. E também agregou em diversos setores, permitindo a busca e avanços significativos na história têxtil.
Como reconhecimento da sua importância e sucesso, a Burberry já foi inclusive fornecedora oficial da família real. Fruto da sua qualidade impecável e valorização das técnicas artesanais empregadas em cada peça.
Vale lembrar que a Burberry lançou o seu primeiro casaco oficialmente durante a Primeira Guerra Mundial. O modelo à prova d’água se tornou uma peça-chave junto da sua estampa xadrez icônica, ambas sendo usadas pela realeza inglesa até hoje. A primeira loja da grife em Londres abriu no Haymarket, no ano de 1891.
Além disso, poucos imaginam que a famosa estampa xadrez, imediatamente associada à marca, primeiramente, era usada apenas nos forros. A padronagem tão icônica ganhou o mundo,e já virou protagonista diversas vezes de bolsas, chapéus, calçados e roupas. Diversos grandes nomes da indústria fashion já passaram pela direção criativa da marca, como, por exemplo, Christopher Bailey e Riccardo Tisci. O atual estilista da Burberry é Daniel Lee, badalado nome da sua geração que já passou anteriormente, pela Bottega Veneta.
1 – Stella McCartney
A Stella McCartney é um dos maiores exemplos de marcas de moda sustentáveis e de luxo. A grife homônima foi fundada em 2001 pela filha de um dos integrantes do Beatles mais famosos, o músico Paul McCartney.
Apesar do peso do sobrenome, é inegável o talento de Stella McCartney, resultando que ela esteja no ranking das marcas de luxo britânicas mais importantes. A estilista, assim como Alexander McQueen também se formou na renomada Central Saint Martins. E o seu maior diferencial nessa indústria tão competitiva veio de espelhar o seu estilo de vida vegano em suas criações desde o início. A grife não utiliza nada de origem animal, inclusive, para a produção das suas famosas it bags, as Bolsas Falabellas.
Após passar alguns anos como diretora criativa da marca francesa Chloé, em 2001 McCartney aceitou a proposta do grupo Gucci (que integrava o conglomerado francês de moda de luxo PPR, atual Kering) para lançar sua marca própria, com gestão de 50% das operações para cada um, se tornando a primeira estilista do sexo feminino a integrar o grupo. Em outubro do mesmo ano, apresentou a sua primeira coleção na Semana de Moda de Paris.
Posteriormente, em 2005, a marca fechou parceria com a Adidas, gigante de artigos esportivos, a qual assinou linhas de roupas e acessórios para modalidades como ioga, corrida, tênis, natação, golfe, ciclismo, entre outros esportes. A parceria ao longo dos anos já foi repetida e foi uma das mais e rentáveis da carreira de Stella McCartney.
A grife que frequentemente também veste membros da realeza britânica, sempre inova com lançamento de produtos sustentáveis. Nesse sentido, destaca-se o pionerismo em criar lantejoulas biodegradáveis lançadas em 2023( o E.Ú. amou!).