As 5 marcas de moda mais valiosas do mundo em 2023
Um novo estudo da Brand Finance apontou as marcas de moda mais valiosas do mundo em 2023, trazendo resultados atualizados para este ano. A empresa é líder quando o assunto é avaliação de marca e todos os anos ela classifica em um ranking anual as 50 marcas de vestuário mais valiosas do mundo. Leia a seguir quais são as que ocupam o top 5 no mercado atual.
Confira, As 5 marcas de moda mais valiosas do mundo em 2023:
5. Adidas – U$ 15.7 Bilhões
A Adidas foi fundada em 1949 por Adi Dassler que pensava em criar um diferencial para os atletas. No entanto, sua relação com calçados vem de seus pais que começaram a fabricar sapatos após a Primeira Guerra Mundial, porém a produção foi interrompida por conta da Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, Adi e seu irmão Rudi se esforçaram para reconstruir a empresa Dassler, mas uma briga entre os dois irmãos fez com que Rudi abrisse a sua própria fabricante, a Puma e Adi a Adidas.
No entanto, a Adidas ficou marcada por seus equipamentos esportivos inovadores e tecnológicos para a elite. Foi na primeira década da marca que eles lançaram a chuteira Samba e com o passar dos anos a marca foi ganhando destaque e reconhecimento no meio do futebol.
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Adi Dassler morreu em 1978 mas a marca seguiu tendo grande relevância no mercado. Ademais, em 2004, a Adidas lançou um alinha de roupa junto com a estilista Stella McCartney, no qual foi um sucesso. Além disso, a última grande parceria que gerou milhões de fãs da marca, foi se unindo com o Rapper Kanye West em 2016, lançando a linha Yeezy.
4. Gucci – U$ 17.8 Bilhões
A Gucci foi fundada por Guccio Gucci em 1921 na Itália. Inicialmente, a marca trabalhava com artigos de couro, principalmente de viagem, porém foi se ramificando para equipamentos equestres quando a marca começou a ganhar reconhecimento dos aristocratas britânicos. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, a marca fez sua primeira bolsa de pele de porco, que virou o principal material da marca, além de lançar a famosa alça de bambu.
Em 1951 a marca adotou as famosas listras verde-vermelho-verde e a década de 50 foi marcada pela abertura de novas lojas Gucci. Contudo, Guccio Gucci faleceu em 1953 mas a sua marca continuou graças aos seus filhos. Portanto, cada vez mais a marca ganhou mais holofote por artistas como Elisabeth Taylor, Jacqueline Kennedy e Gracie Kelly serem vistas usando peças da marca.
No entanto, a verdadeira mudança que a marca teve, foi quando em 1990 Tom Ford assumiu a direção criativa da Gucci. O estilista revitalizou a marca lançando e relançando peças icônicas. Portanto, no final dos anos 90 a PPR ( Pinault Printemps Redoute) virou principal acionista da marca, que posteriormente mudou seu nome para “Kering”, no qual a marca faz parte do conglomerado até hoje.
3. Chanel – U$ 19.4 Bilhões
A Chanel foi fundada por Coco Chanel que nasceu na pobreza o interior da França em 1883. A história da marca começa em 1913, quando Chanel se associou à alguns homens ricos e com a ajuda de Arthur Capel ela abriu sua primeira loja de chapéus. Além disso, ela passou a vender roupas esportivas como suéteres de Jersey e conquistou o coração das mulheres ricas.
Na década de 20 a marca já valia milhões e era símbolo da alta costura. Sendo assim, além de roupas, a marca passou a vender joias e perfumes, lançando o icônico Chanel Nº5. Porém, em 1939, por conta da Segunda Guerra Mundial a Chanel fechou sua loja, retomando apenas em 1954. A morte da estilista veio em 1971 e a maison passou a ser comandada por Karl Lagerfeld, que ajudou ainda mais a marca se manter jovem e ao mesmo tempo clássica que reflete em quem a Chanel é até hoje.
2. Louis Vuitton – U$ 26.3 Bilhões
A história do fundador da marca Louis Vuitton começa na França em 1821. O jovem Louis Vuitton saiu de casa aos 13 anos, chegando em Paris com 16 onde trabalhou como aprendiz de Monsieur Maréchal. Sendo assim, ele trabalhou confeccionando caixas e malas de viagem se tornando conhecido por ser um ótimo artesão.
Em 1854 ele se casou e abriu sua própria oficina em Paris. Vuitton revolucionou a forma como os baús eram feitos, com a tampa curvilínea e introduziu os baús retangulares com a tampa reta, onde seriam muito mais fáceis de empilhar um sob o outro. Além disso, ele criou um sistema de fechaduras qeu foi patenteado pela empresa, além de adicionar a clássica estampa Damier em seus baús.
No entanto, no século 20 a marca se tornou símbolo de artigos de luxo e em 1987 a marca anunciou a fusão com o que futuramente se chamaria LVMH. A marca consegue unir a tradição com o contemporâneo sendo marcada a temporada que Virgil Abloh cuidou da direção criativa. Atualmente quem assume essa posição é Pharrel Willians.
1. Nike – U$ 31.3 Bilhões
Fundada em 1964 com o nome de Blue Ribbon Sports por Phil Knight e Bill Bowerman, a marca começou quando foram visitar a fabrica Onitsuka (Asics hoje em dia) no Japão. Lá eles fizeram um acordo para vender o tênis Onitsuka Tiger nos Estados Unidos, mas romperam parceria com a fábrica em 1971 e mudaram seu nome para Nike.
Sendo assim, em 1980 eles assinaram um acordo de patrocínio com, na época, o novato jogador da NBA Michael Jordan. O contrato se encerrou em 1984 e rendeu um enorme marketing para a empresa. Além disso, a linha de tênis Air Jordan foi lançada, sendo um sucesso até hoje e o slogan “just do it” foi introduzido na marca.
A Nike continua conquistando públicos diversos e ocupa atualmente o espaço de marca mais valiosa do mundo.
Por fim, essas foram as 5 marcas de moda mais valiosas do mundo, qual é a sua favorita? Conte para nós!
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