Alexander McQueen faz parceria para o Pre-Fall 2022
A parceria no mundo da moda não é novidade para ninguém e vêm ganhando força nos últimos anos e se tornando uma praticidade muito popular entre marcas de luxo como Louis Vuitton, Gucci, Christian Dior, Jacquemus, dentre muito outras.
Geralmente elas acontecem entre grandes nomes, porém, a grife inglesa Alexander McQueen resolveu inovar a maneira de fazer collab ao convidar 12 artistas mulheres para colaborarem em sua coleção de Pré-Outono 2022 com a intenção de inverter a ligação clássica entre a moda e arte.
Confiram mais detalhes da nova parceria de Alexander McQueen abaixo:
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A colaboração para o Pre-Fall 2022
Para a temporada de Pre-Fall, a diretora criativa da McQueen, Sarah Burton, resolveu reunir doze artistas mulheres de múltiplas nações e culturas para colaborarem. O resultado foi apresentado no último dia 07 de Junho com exclusividade ao site Fashion Network.
A apresentação ocorreu dentro da loja duplex da maison localizada na Old Bond Street, em Londres, e as obras de arte foram reveladas ao lado das criações que dispararam a imaginação das artistas. A tarefa dada à elas foi claramente estimulante: criar obras de arte que fossem ousadas e brilhantes ou sinistras e escuras.
As obras de arte, como todos os artigos de moda da marca, podem ser compradas na loja ou online, e podem ser visitadas em uma exposição especial que acontece em Londres até o dia 21 de Junho.
Por duas vezes, as artistas escolheram o mesmo look, como a chilena Marcela Correa e americana Beverly Semmes, que trabalharam com um vestido de decote profundo na cor amarelo canário. Enquanto Correa imaginou um par de bustos esculturais surrealistas feitos de revistas, pedra e papel, Semmes amarrou o próprio vestido a uma pilha de organza rosa.
A modelo americana Guinevere van Seenus, que protagonizou diversos desfiles da marca, selecionou um vestido prateado relativamente simples, assim como a fotógrafa espanhola Cristina de Middel. A espanhola desenvolveu um mini vídeo chamado The New Domestic, uma meditação sobre como as mulheres eram anteriormente reduzidas a donas de casa, presas entre quatro paredes onde explodem. Já Guinerve criou uma série de Polaroids oxidadas, finalizadas com bordados metálicos de alta costura do atelier da casa.
O tecido foi um tema recorrente chave – como numa tapeçaria de algodão cru da norueguesa Ann Cathrin November Høibo, inspirada num delicado vestido cor-de-rosa. Ou com a artista chinesa Bingyi, cuja visão romântica reinterpretou um vestido branco – como um vestido de noiva feito em papel cru amassado, que gradualmente se desenrola à medida que a noiva chega ao altar quase nua.
“Queria criar um novo diálogo criativo com a coleção nesta estação e ver como as artistas interpretaram o trabalho que criamos em estúdio… queríamos que as artistas tivessem uma total liberdade para responder aos looks, criando conversas ousadas e provocadoras de pensamento com as suas obras. Espero que os espectadores sejam tão inspirados como todos nós fomos ao testemunhar estes processos criativos”, explicou Sarah Burton
Para conferir mais sobre as criações das outras artistas convidadas, clique aqui. O que achou da iniciativa da marca inglesa? Nos conte nos comentários!