banner summer sale

capa do post alessandro michele deixa a gucci
|

Alessandro Michele deixa a Gucci

Uma das relações de maior sucesso do mundo da moda acaba de terminar: a de Alessandro Michele e da maison italiana Gucci. Após sete anos a frente do cargo de diretor criativo da marca, marcados por muito sucesso e aumento da popularidade da grife, Alessandro deixa o cargo.

O anúncio foi feito na última quarta feira, 23 de Novembro, através de um comunicado de imprensa.

“Há momentos em que os caminhos se separam por causa das diferentes perspectivas que cada um de nós pode ter. Hoje termina para mim uma jornada extraordinária, durando mais de vinte anos, dentro de uma empresa à qual dediquei incansavelmente todo o meu amor e paixão criativa. Durante esse longo período, a Gucci foi minha casa, minha família adotiva. A esta família extensa, a todos os indivíduos que cuidaram dela e a apoiaram, envio meus mais sinceros agradecimentos, meu maior e mais sincero abraço”, explicou Michele em um comunicado de imprensa que foi enviado na noite de quarta feira pelo Grupo Kering.

Alessandro Michele. Clique na imagem e confira criações da Gucci! (Foto: Reprodução/Instagram @alessandro_michele)
Alessandro Michele. Clique na imagem e confira criações da Gucci! (Foto: Reprodução/Instagram @alessandro_michele)

“Tive a sorte de ter tido a oportunidade de conhecer Alessandro no final de 2014, desde então tivemos o prazer de trabalhar juntos, pois a Gucci traçou seu caminho de sucesso nos últimos oito anos. Gostaria de agradecê-lo por seus 20 anos de compromisso com a Gucci e por sua visão, devoção e amor incondicional por esta casa única durante seu mandato como diretor criativo,” disse Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci no comunicado.

Por um tempo, houve um questionamento se o designer romano deveria ou não ficar no cargo de chefe de estilo. Especialmente desde que as vendas desaceleraram no começo do ano, um problema que o grupo de luxo, que é extremamente dependente de sua marca estrela, necessita resolver.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

No entanto, François-Henri Pinault, proprietário do grupo, elogiou o trabalho de Alessandro dizendo: “O caminho que Gucci e Alessandro percorreram juntos nos últimos anos é único e permanecerá como um momento marcante na história da Maison. Sou grato a Alessandro por trazer tanto de si nesta aventura. Sua paixão, sua imaginação, sua engenhosidade e sua cultura colocam a Gucci no centro do palco, onde está o seu lugar. Desejo a ele um ótimo próximo capítulo em sua jornada criativa.”

Campanha publicitária Gucci. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @gucci)
Campanha publicitária Gucci. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @gucci)

A Gucci, potência do grupo Kering, alcançou vendas de 9,73 bilhões de euros em 2021, um aumento de 31%, respondendo por mais da metade da receita do grupo e três quartos de seu lucro operacional. No terceiro trimestre, registrou crescimento orgânico de 9% em comparação com +4% no segundo trimestre (+18% em dados publicados), e 8% nos primeiros nove meses do ano para 7,75 bilhões. Quando esses resultados foram publicados em outubro, a administração repetiu que a recuperação estava em andamento, mas que era um processo de médio a longo prazo.

Alessandro Michele e sua importância na Gucci

Com a chegada de Alessandro Michele e do CEO Marco Bizzarri em 2015, a casa experimentou uma série de saltos espetaculares até 2019, antes de ser interrompida pela Covid, sendo a China um dos maiores mercados da Gucci. Sua desaceleração acelerou desde o início do ano, enquanto outras casas de luxo registravam crescimento recorde.

Com seu estilo eclético e detalhista, misturando gêneros e influências, mesclando excentricidade e peças mais clássicas, o designer conseguiu dar à casa histórica o impulso que precisava na época. Seu sucesso imediato foi acompanhado por uma estratégia de criação de um universo único e reconhecível em torno de seu estilo, que foi sendo enriquecido ao longo das estações. Mas essa estética oferecida de estação para estação parece ter perdido força no ano passado e parece ser menos desejável hoje.

Mas, ainda, sim, o designer teve uma grande importância dentro da casa de moda italiana. Alessandro foi o responsável por trazer para as peças e artigos da marca influências de décadas passadas, principalmente a de 1970, estampas geométricas, superfícies metalizadas, cores da estética vintage, e questões consideradas polêmicas como a quebra do tabu da liberdade de escolha e igualdade de gênero, sendo o pioneiro nesse assunto no setor.

Desfile mais recente de Alessandro Michele na Gucci, apresentado em Setembro de 2022. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @gucci)
Desfile mais recente de Alessandro Michele na Gucci, apresentado em Setembro de 2022. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @gucci)

O diretor criativo sempre se manteve fiel à sua estética e identidade visual. Também foi influente em tornar a moda menos descartável, sendo o primeiro designer da nova geração a repetir a mesma peça ao longo de diversos desfiles ou coleções e advogar por uma mudança no ritmo de lançamento de coleções. Michele foi um dos designers mais ousados no quesito de mudança de formatos de suas apresentações, como é o caso do desfile que foi feito dentro do festival de cinema e moda Gucci Fest.

Alessandro também foi o responsável por algumas das parcerias de maior sucesso e lucrativas da marca com celebridades, como é o caso da com o cantor e ator britânico Harry Styles, Jared Leto, Dakota Johnson, Lady Gaga, Billie Eillish, dentre muitas outras.

Harry Styles em campanha de sua collab com a Gucci. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @gucci)
Harry Styles em campanha de sua collab com a Gucci. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @gucci)

E, é claro, não podemos deixar de mencionar as colaborações com grandes grifes, que entraram para a história da moda, com grande destaque para o The Hacker Project com a Balenciaga e a com a Adidas, ambas lançadas no últimos 12 meses.

Ainda não há um nome cotado para substituir Alessandro Michele no cargo de diretor criativo da Gucci.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Bolsa de Grife: 7 Modelos de Luxo Icônicos nos Últimos Dias De Summer Sale

    Durante décadas, conquistar uma bolsa de grife original esteve diretamente ligado à experiência da boutique: filas, listas de espera e preços que só cresciam. Esse cenário, no entanto, começou a mudar. O avanço do mercado second hand de luxo transformou a maneira como consumidores acessam modelos icônicos de bolsas de luxo, de marcas internacionais como…
  • Desfile Saint Laurent Masculino Inverno 2026/2027 chama atenção na PFW

    Enquanto os holofotes da temporada se dividiam entre debuts históricos na alta-costura da Dior e na Chanel, o Desfile Masculino Saint Laurent Inverno 2026 reafirmou por que Anthony Vaccarello ocupa hoje um lugar central na moda masculina. Com olhar preciso e linguagem autoral, o estilista segue refinando o vocabulário da maison francesa, propondo um guarda-roupa…
  • Bolsas Clássicas da Fendi na Summer Sale do Etiqueta Única

    A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
  • As oportunidades para aproveitar nos últimos dias da Summer Sale

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • Tudo sobre a coleção de Alta-Costura SS26 da Chanel!

    Uma das datas mais importantes datas do calendário da indústria da moda é a semana de Alta-Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade e que são verdadeiras obras de arte. Nesta temporada em especial,…
  • Bolsas Masculinas: 3 Novidades das Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Durante muito tempo, o mercado second hand foi associado exclusivamente a peças antigas ou fora de coleção. Hoje, essa lógica já não se sustenta, especialmente quando falamos de bolsas masculinas e das novidades das marcas de luxo. Portais especializados como o Etiqueta Única passaram a concentrar uma seleção estratégica de best-sellers das grandes grifes, incluindo…
  • Bolsas Chanel: 4 Achados Raros nos Últimos Dias de Summer Sale

    Fundada em 1910 por Gabrielle Chanel, a maison francesa agora comandada por Matthieu Blazy, construiu um repertório de bolsas que se tornaram referências absolutas da moda. Mas além dos modelos amplamente conhecidos, existe um grupo muito mais restrito de criações que circulam pouco no mercado e são vistas como verdadeiros achados raros. São bolsas Chanel…
  • As bolsas clássicas Louis Vuitton na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • 4 Peças de Marcas de luxo Italianas na Summer Sale

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Tudo sobre o desfile de Alta-Costura SS26 da Dior!

    Uma das datas mais importantes datas do calendário da indústria da moda é a semana de Alta-Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade e que são verdadeiras obras de arte. A primeira edição do…
  • Jacquemus Inverno 2026: Marca francesa homenageia Paloma Picasso

    Mesmo quem não acompanha de perto o calendário das semanas de moda provavelmente já cruzou com alguma imagem da Jacquemus nas redes sociais: desfiles em cenários improváveis, silhuetas marcadas, acessórios que viralizam e uma estética imediatamente reconhecível. No inverno 2026, apresentado no último domingo (26/01) em Paris, Simon Porte Jacquemus voltou a provar por que…
  • Quem é a Embaixadora da Jacquemus? Marca Francesa Anuncia seu Primeiro Nome

    Toda grande marca de luxo tem um time de embaixadores. Mas você sabe quem é a embaixadora da Jacquemus? A marca francesa, embora muito mais jovem do que nomes parisienses como Dior, Louis Vuitton ou Chanel, conquistou uma base sólida de clientes e admiradores ao redor do mundo e anunciou recentemente a primeira “Embaixadora Jacquemus”….