capa do post de busca de novos materiais
|

A procura das marcas de moda por materiais ecológicos

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

Esta pauta também é muito importante para grandes marcas de luxo, que nos últimos anos vêm se preocupando cada vez mais em se tornaram mais sustentáveis e procurar alternativas de materiais que não agridam o meio ambiente.

Confiram abaixo um pouco mais sobre esta busca das empresas por materiais mais ecológicos:

Novas opções para a moda

Um dos materiais inovadores sustentáveis apresentados há pouco tempo são bem simples: folhas de bananeiras. A empresa Bananatex folhas de bananeiras nas Filipinas para fazer bolsas, camisetas e já fez parceria para uma linha de sapatos para a sueca H&M através da marca Good News, que esgotou em duas horas.

Durante a conferência Premiere Vision Paris, onde profissionais da indústria se reúnem para descobrir quais tecidos dominarão as próximas estações, Hannes Schoenegger, cofundador da empresa disse: “Você poderia comer o produto fina. Colhemos apenas as laterais das plantas, e elas já estão crescendo na floresta, então não são usados ​​produtos químicos, pesticidas ou até mesmo água”.

Collab entre a Good News e a H&M usando tecido da Bananatex. (Foto: Reprodução/Instagram @kwofie)
Collab entre a Good News e a H&M usando tecido da Bananatex. (Foto: Reprodução/Instagram @kwofie)

Falando sobre empresas em território nacional, a Nova Kaeru oferece couro feito das escamas descartadas do peixe gigante pirarucu e outro da planta tropical “orelha de elefante”.

Diferentes alternativas

Por mais que esses têxteis possam ser relativamente de nicho, existem algumas empresas que estão determinadas a trazê-los para o mainstream. Como é o caso da empresa espanhola Pyratex®, que oferece várias opções, desde a reciclagem de resíduos da produção de milho e cana-de-açúcar até a fabricação de fibras de algas islandesas, bambu chinês ou madeira austríaca.

“Não se trata de substituir o algodão por uma cultura alternativa. Trata-se de encontrar uma ampla variedade de substitutos para garantir que nada seja usado em excesso”, disse a porta-voz Pilar Tejada Lopez.

Uma planta que desperta um interesse particular em diversas pessoas, é a urtiga, que pode ser transformada em um tecido semelhante à seda e incrivelmente forte que pode ser usado em roupas do dia a dia e peças de luxo.

Pilar destaca o fato de que muitas dessas tecnologias não são novas. “Na verdade, as urtigas são usadas para roupas há séculos, mas nós as esquecemos”, disse ela. “Parte do nosso trabalho é reintroduzir essas ideias que foram perdidas.”

Tecidos Sustentáveis da Pyratex. (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)
Tecidos Sustentáveis da Pyratex®. (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)

Necessidade de atenção

Por mais que a descoberta de alternativas eco-friendly para tecidos seja animadora e muito importante, alguns experts alertam para a dependência excessiva de novos materiais na busca pela sustentabilidade das marcas. “Os materiais de substituição não servem pra nada se continuarmos a fabricar a mesma quantidade de roupas”, diz Victoire Satto, da The Good Goods, empresa de mídia especializada em moda responsável. “Eles podem até aumentar o problema se forem ampliados, incentivando mais desmatamento para dar lugar a novas plantas da moda”, completa ela.

É por isso que empresas como a Bananatex se recusam a ir além dos limites da agricultura natural. “Nosso projeto faz parte de um programa de reflorestamento, uma boa forma de revitalizar os solos e dar trabalho às famílias locais”, destaca Schoenegger. “Há um limite natural e não vamos além disso, porque seria prejudicial.”

A Pyratex® também dá muita ênfase à parceria com agricultores responsáveis ​​e evita as cadeias de suprimentos ultracomplexas que dificultam para as empresas de vestuário saber quem cultiva suas matérias-primas e em quais condições.

Vestido Phillip Lim feito com tecido Pyratex de algas marinhas e bambu.  (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)
Vestido Phillip Lim feito com tecido Pyratex de algas marinhas e bambu. (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)

Já conheciam algumas desses tecidos inovadores e sustentáveis? Nos conte nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Foto: Reprodução/Instagram @baumundpferdgarten

5 Tendências da Semana de Moda de Copenhagen!

A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. Ela está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações, lançando…
capa do post de top modelos de tote bags

Os Top modelos de Tote Bags!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre o impacto do resale

O Impacto do Mercado Resale

O mercado de secondhand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de luxo…

Chanel aumenta seus preços na Europa!

Uma das marcas mais tradicionais do planeta, a Chanel está presente no mercado de moda há mais de 100 anos e é responsável por inúmeras peças que são icônicas até hoje, graças a genialidade de sua fundadora, Gabrielle Chanel. Coco Chanel (como é conhecida por todos) criou diversos modelos de roupas e acessórios que foram…
capa do post de motivos para desapegar com o etiqueta unica

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…
capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…