Foto oceano

A Indústria Têxtil e o Desperdício Hídrico

Comemorado no dia 22 de Março, o Dia Mundial da Água que tem objetivo de colocar em discussão assuntos importantes relacionados à este recurso natural tão importante. Com a vida do planeta dependendo da água, é necessário e fundamental cuidar das fontes de água para a nossa sobrevivência.

A Indústria têxtil é uma das que mais desperdiça e usa água no mundo, possuindo números alarmantes de uso em geral e também no gastos na confecção de certas peças de roupas e cultivo de matérias primas e fibras.

Confiram mais sobre o Dia Mundial da Água e o impacto que a indústria têxtil causa:

O que é o Dia Mundial da Água?

A comemoração do Dia Mundial da Água foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) diante da importância da água para a sobrevivência do planeta e a necessidade de manter este recurso disponível, além de visar à ampliação da discussão sobre o tema.

Criada especificamente no dia 22 de Março de 1992, além de instituir a comemoração do Dia Mundial da Água, a ONU ainda divulgou a Declaração Universal dos Direito da Água, que é ordenada em dez artigos. Confiram abaixo um trecho:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Foto oceano

Indústria Têxtil e o Desperdício

É de comum conhecimento que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, ocupando o segundo lugar no ranking. Todos os anos a indústria gasta cerca de 80 bilhões de m³, um dado que é extremamente alarmante.

Para se ter noção, para cultivar 1kg de fibra de algodão, são necessários de 7 a 29 mil litros de água. Para a confecção de uma camiseta, se consome quase 2kg de combustíveis fósseis e 3 mil litros de água sendo estes dados apenas para o processo de produção da peça, sem contabilizar os outros passos necessários como impactos de lavagem, passar e descarte.

Segundo o movimento Fashion Revolution (fundado em 2013 por Orsola De Castro, Carry Somers e representado pela The Fashion Revolution Foundation e pelo Fashion Revolution CIC), para se fabricar uma calça jeans, são consumidos, em média, 10 mil litros de água e para um par de sapatos, são usados 8 mil litros.

pilha de roupas

Além disso, a indústria da moda libera cerca de 500 mil toneladas de microfibras sintéticas no oceano anualmente.

Ações para o combate e conscientização

Em razão dos preocupantes dados de o quanto a indústria têxtil gasta e desperdiça de água, diferentes ações são criadas para tentar reverter e conscientizar as empresas a repensarem suas formas de negócio e se tornarem mais sustentáveis e eco-friendly.

Uma destas ações foi a inciativa “Moda Pela Água”, com o intuito de gerar debates e encontrar soluções para diminuir o alto consumo. Lançada pelo Movimento EcoEra (plataforma criada por Chiara Gadaleta) em 2019, a inciativa propõe encontros mensais com representantes das marcas Damyller, Farm, Marisa, Vicunha Têxtil, Abit, Lunelli e Sou de Algodão.

Uma iniciativa global é a da Chime For Change, da Gucci, UNICEF USA e BeyGOOD (fundação da cantora americana Beyoncé), que se juntaram em 2018 para levar água limpa e potável paras as crianças do Burundi, país conhecido como “Coração da África”.

 A relação de Beyoncé com a Unicef já vem de longa data, e juntos, já construíram 35 poços na região de Burundi e, com a união com a Gucci, tinha previsão de aumentar em 80 o número de poços, em um projeto de U$1 milhão de dólares que prometia fornecer o recurso natural para 120 mil mulheres, garotas e famílias.

O que acham destes números e do impacto da indústria têxtil no meio ambiente e, principalmente, hídrico? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre calçados que nunca saem de moda

4 Calçados que nunca saem de moda!

O mundo da moda é um eterno efeito de “vai e vem” quando se trata sobre tendências. Ou seja, diversas peças e estilos que estão em alta pode cair no esquecimento na temporada ou ano seguinte, podendo voltar a estar em moda após vários anos ou até mesmo décadas. Mas, existem também aquelas peças, principalmente…
capa do post sobre peças Hermès na super sale

As bolsas Hermès para investir no Black Month!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
a-sustentabilidade-na-miu-miu-luxo-upcycling-e-consciencia-coleção-miu-miu-upcycled

A Sustentabilidade na Miu Miu: Luxo, Upcycling e Consciência!

A sustentabilidade na Miu Miu é um compromisso reforçado a cada temporada. Considerada por muitos como a irmã mais nova e descolada da Prada, a grife vem consolidando seu espaço não só como uma ditadora de tendências, mas também abraça práticas voltadas para uma moda mais sustentável. (o EÚ ama!) Na campanha de fim de…
capa do post sobre best of saint laurent bags no etiqueta Única

As peças Saint Laurent para apostar no Black Month!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
capa do post sobre sapatos de salto de marcas de luxo no black month

4 Sapatos de Salto de Marcas de Luxo no Black Month!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
Primeira bolsa Dior: qual modelo vale a pena investir na black friday? A Dior participa de Black Friday? Saiba tudo!

A Primeira Bolsa Dior para Se Ter

Se você está começando a explorar o universo das bolsas de luxo e deseja dar o primeiro passo com um investimento assertivo, as bolsas Dior são uma escolha segura. Conhecida por sua elegância clássica e pela qualidade artesanal, a marca francesa criou peças que continuam a ser altamente desejadas por colecionadores e fashionistas ao redor…
capa do post sobre bolsas queridinhas para investir na super sale

As bolsas de marcas francesas para investir no Black Month

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…

Loro Piana assina a Decoração de Natal da Harrods!

Quando o Natal se aproxima, as principais lojas de luxo do mundo se preparam para transformar suas vitrines em verdadeiros espetáculos visuais. Entre as mais aguardadas decorações natalinas está a da conceituada loja Harrods, em Londres. Este ano, a fachada do prédio que abriga as melhores marcas de luxo do mundo recebeu uma decoração de…

10 curiosidades da marca Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais reconhecidas no mundo, a Louis Vuitton conta com mais de 150 anos de tradição no mercado de moda e de luxo e se tornou uma das mais valiosas do ramo. O império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas mulheres,…
capa do post sobre valentino promover o upcycling

3 Peças Valentino que são imperdíveis no Black Month!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
embaixadores-da-louis-vuitton-callum-turner-e-a-nova-escolha-da-maison

Embaixadores da Louis Vuitton: Callum Turner é a Nova Escolha da Maison!

O time de embaixadores da Louis Vuitton acaba de aumentar. Em um anúncio recente, a grife francesa, famosa por bolsas-desejo como a Neverfull e a Speedy, revelou Callum Turner como o novo “Embaixador global da Louis Vuitton”. Essa estratégia de nomear celebridades como representantes não é nova e faz parte do DNA da icônica casa…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

Os calçados descolados de Marcas de luxo no Black Month!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…