Capa do post sobre moda sustentável

Moda e o seu impacto no meio ambiente

É comemorado hoje, 21 de Março, o Dia Mundial da Floresta, um dia onde se deve refletir sobre os impactos que nossas ações tem no ecossistema, como devemos preservá-lo, principalmente as florestas, a fim de manter a vida no planeta.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos.

Confiram mais sobre o que é o significado do dia da floresta e como a moda impacta no meio ambiente:

O que é o Dia Mundial da Floresta?

Pensando na necessidade de conscientizar e sensibilizar a população mundial sobre a importância das florestas para a manutenção da vida no planeta Terra, em 1971, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta”.

O dia escolhido para a comemoração da data foi o 21 de Março, em virtude de ser o dia em que começa a primavera no hemisfério norte, onde partiu a ideia da celebração. Então, no ano seguinte, foi comemorado na Europa e diversas regiões diferentes do mundo o “Dia Mundial da Floresta”.

Algumas décadas mais tarde, em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Mundial da Floresta”, que seria comemorado na mesma data sugerida pela FAO na década de 70, anualmente. A estabelecimento em um nível mundial da celebração surgiu no intuito de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los.

imagem florestas

Moda e o Impacto no ecossistema

Segundo a ONU, tanto os desmatamentos quanto o manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono (um dos principais gases que contribuem para o aquecimento global) geradas pelo ser humano.

A indústria da moda é uma das que mais contribui para a emissão de gases no mundo, segundo o  Measuring Fashion: Environmental Impact of the Global Apparel and Footwear Industries Study que foi elaborado pela consultoria Quantis, em 2018, a indústria da moda foi responsável por emitir cerca de 8% de todos os gases estufa.

Um ano antes, em 2017, o relatório Pulse of the Fashion Industry, lançado pelo Global Fashion Agenda, já havia colocado a moda como responsável pela emissão de 5% de CO2 em 2015 – porcentagem que foi 21 vezes maiores que os setores de aviação e navegação combinados, o que totalizou 1.2 bilhões de toneladas de CO2.

moda consciente

Ainda segundo as estimativas do Global Fashion Agenda (GFA), com o aumento da produção estimada para 2030, a contribuição da moda para o colapso climático deve aumentar 63%, já segundo a Quantis, este valor pode chegar a 49%.

Todos os relatórios sobre o impacto da moda até hoje destacam que a maior concentração de emissões de CO2 está na fase de produção da matéria prima, que abrange do berço ao chão de fábrica. Esta fase consiste na produção da fibra, preparação dos fios e do tecido, além de tingimento e acabamento.

A necessidade para reverter a situação é encontrar substitutos sustentáveis não apenas para as matérias primas, mas também encontrar caminhos para escapar da ideia de que é possível garantir equilíbrio ecossistêmico num modelo de crescimento infinito e produção ilimitada. Infelizmente muitas empresas de moda ainda apenas falam sobre o assunto sem tomar ações efetivas.

Moda Circular

O conceito de moda circular baseia-se nos princípios fundamentais da economia circular e do desenvolvimento sustentável, que seriam: Preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos. A partir destes princípios, ela se diz respeito ao ciclo de vida de um produto, ou seja, desde o seu design até o final de sua vida útil, passando por sua produção e o usuário.

Ele foi primeiramente introduzido na primavera de 2014, um momento em que o temo sustentabilidade estava presente na pauta de agendas políticas e ambientais na Europa. Uma das precursoras foi Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, que o apresentou em um projeto para organizar um evento sobre moda sustentável em Estocolmo, além da equipe de sustentabilidade da cadeia de lojas, também sueca, H&M.

A moda consciente questiona a maneira em que as roupas são feitas, usadas e reutilizadas. Atualmente, é possível reciclar cerca de 90% das peças de vestuário, calçados e acessórios descartados, mas apenas 15% são de fato reutilizados.

grafico de moda circular

Consumo Consciente e como praticar

Com a mudança no comportamento do consumidor o conceito de consumo consciente vem se tornando mais forte a cada dia. Este movimento não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente sobre o que se está comprando, além de estimular o consumidor a refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida das peças que tem mesmo buscando seguir as tendências sazonais da moda.

Uma das formas de praticar o consumo consciente e sustentável é consumir produtos second-hand e desapegar das peças que estão paradas no seu guarda-roupa.

O Etiqueta Única está comprometido em promover uma economia de moda circular da forma mais cômoda e fácil para você e desapegar de suas peças conosco é uma maneira de fazer parte dessa missão! Vender suas peças significa manter itens de luxo em circulação, estendendo o tempo de vida de cada peça e contribuindo para a economia sustentável.

Já pensou em desapegar das suas peças? É super fácil e o Etiqueta Única faz tudo por você! Saiba como vender suas peças sem sair de casa!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre acessórios que nunca saem de moda

8 Acessórios que nunca saem de moda!

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post sobre virginie viard deixar a chanel

5 Fatos Curiosos que você não sabia sobre bolsas Chanel!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post sobre sapatos essenciais de se ter

Os sapatos essenciais de se ter no armário

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências. Diversas peças que estão em alta no momento podem acabar esquecidas na temporada seguinte, podendo retornar alguns anos mais tarde com novas versões e releituras. Isto também acontece com os sapatos, que são um dos itens mais necessários e indispensáveis de um look….
capa do post sobre bolsas crossbody de marcas de luxo para investir

As bolsas crossbody de marcas de luxo para investir já!

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Bolsa LV Neverfull: 7 Fatos Curiosos sobre a Tote Bag de Sucesso!

O mercado de luxo sempre despertou curiosidades entre clientes e admiradores ao redor do mundo, principalmente quando o assunto é bolsas de luxo – e nesse quesito, a Louis Vuitton é expert. Afinal, a grife francesa possui diversas “it bags” que de fato merecem esse título. Mas entre todas elas, a Bolsa LV Neverfull se…

Tweed sem Caretice: Como usar o Tecido Queridinho da Chanel?

O tweed é um dos tecidos mais icônicos e versáteis no mundo da moda. Em 2024, ele continua super em alta, especialmente com a chegada das estações mais frias. Se você está procurando por um casaco de tweed, um blazer de tweed feminino, ou até mesmo uma saia de tweed, este guia é para você….
capa do post de peças atemporais para usar o ano todo

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e, já no inverno, roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…

Best of Prada Bags no Etiqueta Única

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças essenciais para dias frios

5 Peças essenciais para os dias frios de inverno

O inverno já começou há algumas semanas e, com ele, os dias de temperaturas mais baixas e friozinhos já se tornaram uma realidade em grande parte do território nacional. Isso faz com que nosso guarda roupa sofra uma mudança drástica para se adequar. Os looks mais fresquinhos e com poucos artigos de vestuário dão lugar…
capa do post sobre peças de luxo para o verão europeu

4 Peças de Luxo para usar no verão europeu

Por mais que estejamos no inverno no hemisfério sul, o hemisfério norte entrou há poucas semanas no tão aguardado verão, o que faz com que as viagens para o continente europeu e norte americano sejam bem mais frequentes nesta época do ano. Arrumar a mala para uma viagem durante o verão pode parecer fácil, mas,…

Louis Vuitton X Timberland: a Collab do Ano chega às Lojas em Agosto!

Fashionistas, preparem-se! A tão aguardada collab entre Louis Vuitton e Timberland finalmente tem uma data de lançamento confirmada. Após meses de expectativa, a grife francesa anunciou oficialmente que o pré-lançamento da coleção das botas ocorrerá em 18 de julho. A notícia vem depois da primeira aparição pública da colaboração em janeiro, durante a temporada FW24…
capa do post sobre bolsas no new in do etiqueta Única para investir

5 Bolsas do New In do Etiqueta Única para investir!

Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…