A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand
O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de luxo com preços mais convidativos ganhassem destaque.
Em 2019, as irmãs Kardashian-Jenner, que ganharam grande notoriedade na última década graças a seu reality show “Keeping Up with the Kardashians” e se tornaram verdadeiras ditadoras de tendências, apostaram na moda circular e resolveram abrir o seu próprio brechó de luxo, o Kardashian Kloset.
O empreendimento da família é nada mais do que um grande desapego do closet das cinco irmãs e da matriarca da família, Kris Jenner. Segundo seu site oficial, “cada item autenticado foi selecionado a dedo e agora está disponível para o público adquirir.” A maioria das peças disponíveis no site são das maiores grifes do mundo da moda, além de terem grade exclusividade, como por exemplo, bolsas Birkin da Hermès que podem chegar ao valor de 65 mil dólares, o que seria em torno de 346 mil reais.
O valor agregado nas peças ultrapassa o seu valor monetário ou vestir uma peça de uma marca renomada, mas sim a oportunidade de usar e até mesmo recriar algum look marcante que alguma das irmãs já usou.
Por mais que o objetivo principal da família, como de qualquer negócio, é ganhar dinheiro com as peças paradas no guarda-roupa, além de, é claro, se aproximar de seus fãs, há um grande significado por atrás de sua ação de abrir uma loja de second hand: dar incentivo a prática da moda circular.
As Kardashian-Jenner são mundialmente conhecidas por estarem sempre usando as últimas tendências do mundo da moda, os lançamentos mais recentes da principais marcas de luxo, o que leva, consequentemente, ao consumo exagerado e que é o oposto do que as diretrizes da sustentabilidade pregam. Pensar em uma forma de mudar o comportamento para que ele seja mais eco-friendly, para muitos, era um dever das irmãs, que são um modelo para muitos jovens.
Por isso, a decisão de abrir um espaço para vender suas peças usadas e que estão paradas no armário é tão importante. O poder de influência da família ajuda a convencer milhares de pessoas ao redor do mundo que é cool comprar itens de segunda mão, e, desperta um desejo no público de praticar a moda circular.
Outro ponto a favor do incentivo a moda circular e a compra em lojas second hand é que, por mais que existam críticas direcionadas ao novo empreendimento da família, o Kardashian Kloset mostra que até mesmo a elite está aderindo a este movimento e está consumindo mais conscientemente.
Como já dissemos no blog do EÚ, itens de luxo não perdem seu valor, muitas vezes são valorizados com o tempo devido ao aumento de preços anuais das marcas. Tão pouco devem ficar guardados no armário parados e esquecidos. Para se ter uma moda mais circular, peças second hand merecem ganhar uma nova vida útil e fazerem parte da história de uma outra pessoa.
Você já pensou em se desapegar de artigos que já não usa mais e dá-los um novo ciclo? O Etiqueta Única faz tudo por você! Saiba mais sobre o processo clicando aqui.