Capa do post sobre a história de Giambattista Vali

A história do estilista Giambattista Valli e sua marca de estilo lúdico

A marca Giambattista Valli foi criada pelo estilista italiano em 2005. Valli é um dos poucos designers não franceses que se tornaram membros do célebre e histórico Chambre Syndicate de la Haute Couture. Ambas as suas coleções (prêt-à-porter e alta-costura) marcam presença anualmente na Semana de Moda de Paris.

Gif de desfile de Giambattista Valli de 2014

Seus designs já foram usados por atrizes, modelos e até mesmo por membros da realeza. Algumas das mais célebres fãs da marca são Sarah Jessica Parker, Demi Moore, Rihanna, Reese Witherspoon, Naomi Campbell e a Rainha Rania da Jordânia.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira a seguir a história dessa marca, que é hoje um dos maiores expoentes da alta-costura contemporânea.

A trajetória do estilista

O estilista Giambattista Valli nasceu e foi criado na cidade de Roma, na Itália. Inspirado pelos desenhos de aquarela de Yves Saint Laurent, se matriculou em 1986 no Istituto Europeo del Design of Rome para estudar moda. Um ano depois, em 1987, mudou-se para a cidade de Londres para fazer o curso de ilustração na Faculdade de Arte e Design Central Saint Martins.

Giambattista Valli
Giambattista Valli

Ao retornar à Itália, trabalhou por um período de dois anos no estúdio do estilista Roberto Capucci, conhecido pelas suas silhuetas ousadas e geométricas. Foi trabalhando para o estilista que Valli foi introduzido às roupas dramáticas da Alta Costura e as cores vibrantes de seu mestre romano.

Em 1990, foi chamado para supervisionar a nova Fendi, Fendissime, na função de designer sênior, onde passou a conhecer melhor sobre a criação de coleções prêt-à-porter. Em 1995, Giambattista foi convidado a trabalhar com a estilista Krizia-Mariuccia Mandelli para supervisionar a linha feminina de sua marca. Por causa deste convite, Giambattista mudou-se para a cidade de Milão.

Logo em seguida, acabou se mudando para Paris, em 1997. Essa é uma cidade pela qual Giambattista nutre uma forte paixão e admiração desde adolescente. O estilista acredita que morar em Paris o tornou mais racional. Se Roma é um lugar propício à paixão, sentimentos e emoções, já Paris é mais marcada pela introspecção.

https://www.instagram.com/p/BumNOWwhMCJ/

Foi nessa época que o jovem estilista conheceu Emanuel Ungaro, com quem chefiou um estúdio de design até 2001, quando foi nomeado para ser diretor de criação para a linha prêt-à-porter da marca, chamada de Ungaro Fever.  

Alguns anos depois, Giambattista lançou a sua própria coleção de roupas, e em março de 2005 realizou o primeiro desfile da sua marca própria na Semana de Moda de Paris.

Durante os anos iniciais da grife, o estilista dedicou-se apenas a criação de linhas prêt-à-porter, ainda que suas criações inevitavelmente já possuíssem fortes influências da alta-costura. “Pensei: porque não combinar a parte industrial com algo tão extraordinário?” contou o estilista.   

https://www.instagram.com/p/B4zpkt8IXv1/

Em entrevista para o site português Observador, o estilista relatou que lançou sua própria marca pois sentiu a necessidade de expressar a sua própria linguagem.

“Na vida, acho que temos de ser muito coerentes com os nossos sentimentos, temos de apoiá-los se queremos fazer alguma coisa”

Em dezembro de 2010, o estilista abriu a primeira loja de sua grife própria. O espaço é dedicado às suas coleções de prêt-à-porter e de acessórios, peles, sapatos, bolsas e jóias.

https://www.instagram.com/p/BcN2ch4ArSu/

Começo de sua história na Alta Costura

Foi quase seis anos depois da criação da sua grife Giambattista Valli que o estilista lançou a sua primeira coleção de alta-costura, em julho de 2011. Isso se tornou quase que uma necessidade e algo inevitável, depois de tantas clientes pedindo que o artista fizesse peças especiais e únicas, além das que a sua grife disponibiliza para venda em suas boutiques.

“Foi quando chegou a hora de separar as coisas, de tornar o prêt-à-porter mais prêt-à-porter, e de começar a fazer alta-costura. Foi muito positivo, porque trouxe leveza ao meu prêt-à-porter, e me deu o espaço para expressar ainda mais o lado da alta-costura”,

relatou Giambattista.

O estilista orgulha-se de ter construído uma marca independente, sem precisar de investidores ou de um grupo multimilionário por trás, como geralmente acontece com muitas das grandes marcas contemporâneas criadas nas últimas décadas.

https://www.instagram.com/p/BsDNL85ADNm/

Mesmo depois de ter fundado a sua própria grife e em meio às criações de suas coleções, Giambattista também já foi consultor do Max Mara Atelier, e atuou como diretor criativo da Moncler Gamme Rouge.

Criações em parceria com a MAC e H&M

Em 2015, colaborou com a M.A.C. Cosmetics numa edição limitada de batons primaveris. Nessa época, o estilista estava desenhando 12 coleções por ano, segundo o Business of Fashion. Dez dessas coleções eram feitas para a a Giambattista Valli, incluindo as quatro coleções anuais de Giamba, a linha mais acessível criada em 2014.

https://www.instagram.com/p/4nA3NDFM35/

A coleção com a gigante rede de lojas sueca H&M foi anunciada em Maio de 2019 durante o evento amfAR gala em Cannes e marca sua primeira parceria do tipo. A coleção contará com itens de roupa femininos e masculinos (essa é a primeira vez que Giambattista cria roupas masculinas, além de sapatos e acessórios.

O estilista e diretora criativa da loja sueca, Ann-Sofie Johansson, recrutaram as modelos Kendall Jenner e Bianca Brandolini d’Adda, a empresária e influencer Chiara Ferragni e os cantores Ross Lynch, Chris Lee e H.E.R. para usarem as peças durante o evento.

Pela primeira vez, os consumidores puderam adquirir itens da coleção, que foram mostrados em Cannes em Maio, antes da data de lançamento (que está marcada para 07 de Novembro).

https://www.instagram.com/p/Bx0Vh-tIWPt/

Em 2017, a Giambattista Valli esteve presente na lista dos top 20 estilistas do red carpet de Hollywood, feita pela revista Hollywood Reporter.

Atualmente, a marca possui lojas nas cidades mais badaladas do cenário da moda, como Paris, Londres, Milão, Saint-Tropez, Seul e Pequim.

O estilo inconfundível de Giambattista Valli

O crescimento e a evolução da marca Giambattista Valli fez com que seu fundador fosse visto como um príncipe da alta-costura europeia. Apesar dos seus primeiros passos no mundo da moda terem sido discretos e passado praticamente despercebidos, hoje seu acervo de designs conta com diversas criações que já passaram pelos mais importantes tapetes vermelhos ao redor do mundo. Além disso, ele faz parte da elite da alta-costura parisiense.

https://www.instagram.com/p/BHW6-nwABMb/

Uma de suas principais marcas registradas são os vestidos volumosos, cheios de camadas ou babados, aspectos que geram uma volumetria ostensiva às peças.

Giambattista também trabalha com materiais extremamente delicados, o que é outro ponto importante de suas criações, que confere um toque mais romântico e atemporal às suas coleções.

Giambattista não gosta de trabalhar baseando-se em tendências, pois acredita que isso pode ser muito limitador para um design de moda.

“Eu adoro trabalhar com a moda, mas estou totalmente fora do sistema de tendências. Não tenho interesse nisso. Se há uma tendência, corro na direção contrária. Independência também é isso”.

O trabalho da grife é bastante lúdico, rico em fantasia, o que o estilista atribui muito ao lado de sua infância que ele procura manter vivo.

“As peças surgem assim, mas no final é bom ver pessoas como a Rihanna ou a Jennifer Lopez usarem-nas, é o lado contemporâneo. A inspiração vem da minha vida enquanto experiência total. Pode ser de quando tinha quatro anos, mas também pode ser de ontem ou de agora”.

Rihanna, Kendall Jenner, Diane Kruger, Lupita Nyong’o, Anne Hathaway e Zendaya são algumas das celebridades que têm brilhado com as criações do estilista.

https://www.instagram.com/p/B5FdqPfoSUG/

https://www.instagram.com/p/BityBnVgOR1/

https://www.instagram.com/p/Bf7B8z5AId_/

E você, o que acha dos modelos ousados e chamativos da grife Giambattista Valli? Qual seu modelo preferido? Conte para nós nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…
capa do post sobre curiosidades sobre a Birkin

Como e Onde vender suas bolsas de luxo e de grife usadas?

A sustentabilidade e o consumo consciente são assuntos muito pertinentes e que ganham espaço na mídia a cada dia. Existem diversas maneiras de praticar o consumo consciente, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida delas,…

Miu Miu: Explorando a Essência dos Produtos da Marca Italiana!

‘It’s not a bag, it’s a Birkin’ – A frase, eternizada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City ao se referir ao modelo icônico da Hermès, ganhou destaque ao ser aplicada a diversos itens de outras marcas de luxo. Entre elas, destacam-se, por exemplo, as peças da Miu Miu, a irmã mais jovem…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

Editor’s Choice: 4 Bolsas Valentino para investir

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre top modelos de bolsa saint laurent

YSL Beauty lança novas zonas no programa de renaturalização 

Um dos assuntos mais em alta e discutidos dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. Com a indústria têxtil sendo uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existem atualmente, inúmeras…

O Estilo Bottega Veneta: O Luxo Discreto que Conquista Cada Vez Mais Admiradores!

Você provavelmente percebeu que a tendência “quiet luxury” está ganhando destaque no mundo da moda e atraindo cada vez mais adeptos. Quer você seja fã ou não, a verdade é que, com a ascensão desse conceito de “luxo silencioso,” o estilo Bottega Veneta está chamando a atenção e conquistando até mesmo as gerações mais jovens….
Bolsas Gucci que Ainda Valem o Investimento em 2024

Qual o valor da bolsa mais barata da Gucci?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…

5 Bolsas Grandes para presentear no Dia das Mães

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
capa do post sobre dicas de autenticidade de bolsas Prada

4 dicas de autenticidade de bolsas Prada!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A marca italiana Prada é uma das grifes de…
capa do post sobre best of gucci bags

Gucci irá realizar desfile Cruise em Londres!

A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! Conhecida por seus desfiles em localidades diferentes e nada óbvias, a Gucci…

Bottega Veneta: Decifrando o Significado do Nome da Marca Italiana!

No mundo da moda,as grandes grifes muitas vezes carregam consigo o nome de seus fundadores, como um lembrete de sua herança e legado. No entanto, há uma exceção intrigante a essa regra: a Bottega Veneta. Se você já se perguntou sobre o significado por trás desse nome incomum ou sobre a razão pela qual a…