O colab foi um grande sucesso!

A grife Peter Pilotto e sua revolução na estamparia digital

A grife britânica Peter Pilotto se tornou reconhecida mundialmente pelas suas estampas digitais vibrantes e pelo uso de tecidos tecnológicos e modernos. Seu trabalho é tão distinto que a marca protagonizou a vanguarda da revolução na estamparia digital.

Em 2018, a grife ganhou ainda mais destaque por ser a escolhida para vestir a princesa Eugenie durante o casamento real.

Confira a seguir a história de Peter Pilotto.

A criação de Peter Pilotto

Peter Pilotto e Christopher De Vos são os estilistas por trás da grife Peter Pilotto, fundada em 2007. Diferente de muitas marcas lideradas por apenas um designer de moda, essa conta com dois designers em sua direção criativa.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

https://www.instagram.com/p/hd9t0WjcJ6/

Pilotto possui descendência austríaca e italiana. O gosto pela moda é uma herança familiar, já que sua família é dona de uma boutique na Áustria que comercializa peças de grandes labels, incluindo Azzedine Alaia.

De Vos, por sua vez, tem descendência belga e peruana. Antes de ingressar na Peter Pilotto, acumulou vasta experiência na indústria de petróleo.

Os artistas se conheceram em 2000, enquanto estudavam na Academia Real de Belas-Artes, uma escola de arte da Antuérpia, na Bélgica. Apesar das origens e experiências diferentes, os dois tinham o amor pela moda em comum, além de interesses em temas como a ciência e natureza.

https://www.instagram.com/p/oVY_ttjcBa/

Após se formar, a dupla seguiu caminhos diferentes. Enquanto Pilotto passou a se dedicar à criação de coleções próprias, De Vos mudou-se para Londres e começou a trabalhar para a grife de Vivienne Westwood.

Pilotto lançou a marca em 2007, com De Vos trabalhando apenas em tempo parcial. Foi nessa época que foi apresentada a primeira coleção feita pela grife, que desde o seu início já chamava a atenção da indústria pelo seu uso da impressão digital, algo não tão comum naquela época.

https://www.instagram.com/p/BGUdWLhjcCE/

https://www.instagram.com/p/BGUdAKMjcBO/

Dessa forma, a Peter Pilotto alcançou sucesso instantâneo entre os críticos, recebendo inclusive o apoio de start-ups e um espaço em Londres para estabelecer seu estúdio, cedido pelo Centre for Fashion Enterprise.

Em 2008, De Vos deixou Westwood para dedicar-se plenamente a nova marca. Juntos, ele e Pilotto desenvolveram a assinatura de seu design e o DNA da grife. Enquanto Pilotto dava uma dedicação especial a tecidos e estampas, De Vos se concentrava na silhueta e no desenho das peças.

https://www.instagram.com/p/BsK8jgZAOfb/

A partir de então, a marca nunca mais parou de crescer. Em 2010, a grife ganhou o Swarovski Emerging Talent Award, do CFDA – Council of Fashion Designers of America.

A marca britânica é vendida atualmente em mais de 50 países, além de abastecer varejistas de luxo como a Net-a-Porter, Dover Street Market, Saks Fifth Avenue e Liberty.

Inovação e originalidade em dose dupla

Ao lançar sua marca em 2007 junto com Christopher de Vos, Peter Pilotto mal sabia que ajudariam a começar uma revolução na estamparia. Ao longo dos anos, a grife lançou diversas tendências com a criação de florais com cores vibrantes, estampas digitais, combinações entre xadrezes e florais, estampas com listras, etc.

https://www.instagram.com/p/BP4xeoClQpp/

Essa injeção de originalidade e inovação foi determinante para o universo fashion, que após décadas de sólidos preto ou cinza, pouco havia explorado esse lado da moda. Foi com essa atitude e ousadia que a Peter Pilotto se tornou um verdadeiro sinônimo de estampas digitais, aliando-as ao seu trabalho de criação de incríveis silhuetas.

A visão da marca sobre o vestuário feminino abrange perspectivas inovadoras e clássicas sobre elegância. A assinatura do duo passa por evoluções constantes, e é explorada a cada estação. Isso faz com que a marca esteja sempre um passo à frente da indústria da moda, adiantando-se a tendências e mantendo sua grife em constante modo de (r)evolução.  

https://www.instagram.com/p/BrFZIUfA4dt/

A dupla mantém sua metodologia inicial de trabalho, com Pilotto dedicando-se aos tecidos e estampas, enquanto que De Vos trabalha com a silhueta e seus designs.  

A cliente da Peter Pilotto é única. É difícil classificá-la acerca de categorias, como idade ou estilo, assim como as próprias roupas da marca, que são amplamente democráticas e agradam públicos diversos.

Arte e moda de mãos dadas

Para a Peter Pilotto, a arte e a moda sempre andaram juntas e de maneira harmônica.

Na coleção de outono-inverno de 2016, a grife exibiu nas passarelas a sua colaboração com o pintor britânico Caragh Thuring.

https://www.instagram.com/p/BKgQ7FQhSzk/

Mais tarde, nesse mesmo ano, a dupla convidou a escultora Francis Upritchard para colaborar em uma coleção lançada exclusivamente na varejista de luxo MatchesFashion.com.

Para a primavera-verão 2017, a dupla lançou uma coleção em celebração ao barroco tropical, com uma viagem através dos Andes e sua cultura e paisagens locais.

Para isso, exploraram a paleta de cores vibrantes explorada pelo arquiteto mexicano Luis Barragán, desde as cores quentes até os afrescos desbotados pelo sol. Essa não foi a primeira vez que uma marca do mundo fashion fez uso da linguagem mística de Barragán como uma espécie de idioma, brincando de maneira furtiva com geometrias, cores e texturas.

Parceria com a Kipling

Os estilistas da Peter Pilotto se uniram à icônica marca de bolsas Kipling em 2010, para criar uma coleção-cápsula que deu o que falar com seu tema cósmico e futurista.

Isabelle Cheron, diretora de criação da Kipling, compartilha da paixão pela impressão digital que fez da Peter Pilotto o que a marca é hoje.

Na época do lançamento da coleção, a dupla de designers disse à Vogue:

“Quando começamos a desenvolver as estampas para esta coleção, pensamos em um viajante intergalático, uma espécie de nômade do mundo exterior que está explorando e descobrindo”.

A coleção era composta por bolsas de ombro, mochilas e carteiras, tudo com estampas galácticas, especialmente projetadas por Pilotto. Todas as peças foram complementadas, é claro, com o macaquinho que é marca registrada da Kipling. No total, foram lançados 11 itens em duas estampas.    

No Reino Unido, a coleção foi lançada exclusivamente pela Selfridges, cadeia de lojas de departamento. Aqui no Brasil foram lançados apenas cinco produtos: duas bolsas, uma mochila, necessaire e carteira.

A noiva do ano

Como já é sabido, sempre que há um casamento real há enormes expectativas sobre qual será o estilista escolhido para fazer o vestido da noiva. No caso da Princesa Eugenie, foram dois estilistas escolhidos: os designers responsáveis pela grife Peter Pilotto.  

Um legítimo vestido Peter Pilotto foi escolhido para compor o look da Princesa Eugenie, o que fez com que os flashs e olhos de todo o mundo se voltassem à marca britânica.

https://www.instagram.com/p/Bo1rKtiAxgr/

Eugenie casou-se com Jack Brooksbank na Capela St. George, no Castelo de Windsor em 12 de outubro de 2018, após oito anos de namoro e um noivado celebrado no início deste ano.

Muitos esperavam que ela usasse um vestido Erdem ou de Vivienne Westwood, marcas britânicas que ela já havia sido fotografada vestindo antes. No entanto, Eugenie surpreendeu a todos ao escolher uma marca menos conhecida da London Fashion Week.

https://www.instagram.com/p/Bo1pcmhAivd/

https://www.instagram.com/p/Bo3-Sb3Avq-/

Esse foi o segundo casamento do ano celebrado pela coroa britânica. O primeiro foi o de Meghan Markle, Duquesa de Sussex, e do Príncipe Harry, que também se casaram meses antes na Capela St. George.

Eugenie é filha de Sarah Ferguson, Duquesa de Iorque, com Andrew, o caçula da Rainha Elizabeth, e ocupa o nono lugar na linha de sucessão ao trono.

A escolha de Eugenie por um vestido feito pelos estilistas da Peter Pilotto deve se converter em muito reconhecimento para a grife britânica daqui pra frente. E você, o que achou da escolha de Eugenie? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.