Capa do post sobre a história da Vivara.

Saiba tudo sobre a Vivara, a maior joalheria do Brasil

A Vivara é atualmente a maior rede de joalherias do Brasil, responsável por popularizar as jóias no mercado brasileiro.

Com design inovador, alta tecnologia e uma postura de mercado que prega pela qualidade “premium sem exageros”, a marca é capaz de criar coleções simples e versáteis, que acompanham seus clientes nas mais diversas ocasiões do dia a dia.

Você com certeza já conhece os produtos Vivara, mas será que já está familiarizada(o) com a história por trás desse império? Confira na leitura a seguir.

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A história do império Vivara

Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, a família Kaufman, de origem romena, decidiu imigrar para o Brasil. Com diversas gerações de experiência em joalheria, a família tinha entre seus membros alguns ourives habilidosos, e investiu nesse setor para se estabilizar no novo país.

Colar Vivara do Etiqueta Única

A primeira loja Vivara foi inaugurada em São Paulo, no ano de 1962, no centro da cidade. Sua proposta era oferecer peças criadas com a mesma excelência e cuidado com que eram feitas as joias exclusivas dos antigos ourives.

Nelson Kaufman cresceu vendo seu pai atuando nesse ramo e lidando com as delicadas peças de ouro e brilhantes. Através dessa influência, passou também a dedicar-se aos negócios da família, e começou a administrar uma das duas lojas Vivara.

A Vivara teve grande participação no movimento de popularização do mercado joalheiro no Brasil. Conseguiu obter essa autoridade por meio da superioridade de suas peças e por manter um comércio de portas abertas e com a possibilidade de facilidades de pagamento para os seus clientes.

Embalagem Vivara.

A marca sempre manteve um espírito de inovação na maneira de lidar com os seus negócios, criando e comercializando joias com design moderno e feitas com detalhes diferenciados. Foi dessa forma que a empresa conseguiu atender a demanda de uma clientela exigente à procura por preços acessíveis.

O cuidado artesanal da ourivesaria sempre foi algo com o qual a joalheria se preocupou, desde os anos iniciais dos seus negócios. Ainda assim, foi capaz de investir com sabedoria e visão de mercado em tecnologia, design, inovação e atendimento, confiando a produção de suas peças aos profissionais mais capacitados do mercado.

Todas as joias Vivara possuem um “V” grafado, o que demonstra o compromisso da marca em apresentar aos seus consumidores um produto com design exclusivo e dentro dos mais exigentes padrões de qualidade.

https://www.instagram.com/p/BofJ0HmHRbi/

Em 1981, foi inaugurada a primeira loja Vivara dentro de um shopping center. Dez anos depois desse marco, a empresa já contava com 10 lojas em funcionamento na capital paulista, um crescimento notável dentro de um mercado tão competitivo e rigoroso.  

Foi nessa época que a marca investiu no ingresso no setor de produção de relógios. A marca é reconhecida atualmente por trabalhar com outras grifes renomadas internacionalmente, como Lacoste, Hugo Boss, Guess e Tommy Hilfiger, entre outras.

A partir do ano de 1996 foi dada a largada para um intenso processo de expansão da empresa, quando foi inaugurada a primeira unidade Vivara fora de São Paulo. Em 1997, a produção da marca foi transferida para Manaus, devido à possibilidade de obter incentivos fiscais na região.

As últimas décadas

Outra fase de expansão pode ser identificada no período a partir do ano 2001, quando a Vivara passou a abrir cerca de seis novas lojas por ano, um ritmo bastante considerável.

Anel Vivara do Etiqueta Única

Essa conquista só foi possível devido ao forte investimento em campanhas de marketing e reposicionamento da marca. Uma das estratégias exploradas pela Vivara era a associação da marca com figuras famosas, como a modelo brasileira Shirley Mallmann e os atores Marcelo Antony e Maria Fernanda Cândido.

Em 2003, a marca já contava com 47 lojas espalhadas por todo o território brasileiro. Foi também nesse ano que a Vivara inaugurou a sua maior e mais luxuosa unidade, localizada no shopping Center Morumbi, em São Paulo.

O ano de 2007 também foi marcado por diversas inovações importantes para a Vivara. Nessa época, a empresa passou a adotar uma postura de alinhamento estratégico na ambientação de suas lojas, vitrines e produtos, contribuindo com a afirmação de sua identidade visual.

Além disso, foi nesse ano que a marca investiu em Gisele Bündchen como sua garota-propaganda, uma tática sem dúvida infalível para o marketing e publicidade da empresa.

https://www.instagram.com/p/Bqu64grncnF/

Em 2009 foi a vez de Juliana Paes ilustrar o catálogo da nova coleção e as campanhas publicitárias da Vivara, sendo substituída posteriormente por Grazi Massafera. Isabeli Fontana também já estrelou uma campanha da marca, ao lado de seus filhos.

Nos últimos anos, a equipe de designers da Vivara foi reforçada, o que possibilitou uma atenção especial à criação de coleções exclusivas, com direito até mesmo a linhas confeccionadas à mão. É claro que isso veio a influenciar nos preços das peças, que nesse caso podem custar até R$ 20 mil.    

Life by Vivara

No ano de 2011, a Vivara lançou uma linha que veio a ser um dos seus maiores sucessos. Batizada de “Life by Vivara”, a linha oferece mais de 250 tipos de berloques, com temáticas referentes ao cotidiano, amor e trabalho, entre outros aspectos importantes inerentes à vida das pessoas.

https://www.instagram.com/p/B3xlqsbHy8J/

A importância e o destaque dessa linha fica por conta do conceito introduzido por ela ao mercado, que é o de joias colecionáveis, uma vez que os pingentes podem ser comprados separadamente.

Dessa forma, cada cliente pode montar sua pulseira ou colar aos poucos, de acordo com a sua preferência e com pingentes de sua escolha, já que cada um deles têm um significado emocional específico. Isso faz com que cada joia se torne única, o que é algo muito apreciado por consumidores de objetos de luxo.

Urban Collection

As novidades não pararam por aí! Em 2012, a Vivara lançou sua marca própria de relógios, batizada com o nome de Urban Collection. Como o próprio nome já sugere, as peças possuem um estilo mais moderno, com uma pegada contemporânea cheia de personalidade.

https://www.instagram.com/p/Bt9die4H-5f/

A linha possui seis modelos de relógios unissex e dois femininos. Dois deles são modelos feitos com pulseiras de couro, mais clássicos, e os outros seis são modelos de aço, preservando a influência contemporânea da linha.

https://www.instagram.com/p/Bp7zLOSnDqo/

Nessa mesma época, a Vivara também lançou a sua primeira coleção de óculos de sol, ingressando assim em um novo segmento do ramo de acessórios.  

A Vivara dos dias de hoje

Atualmente, a Vivara é a maior rede de joalherias do Brasil. Possui mais de 110 lojas espalhadas por todo o Brasil, ainda que a maioria delas esteja localizada em shopping centers nas principais cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte e Florianópolis.

Rede de lojas Vivara.
Rede de lojas Vivara.

A Vivara está presente em 20 estados brasileiros, e distribui anualmente mais de 900 mil catálogos. Sua fábrica, localizada em Manaus, emprega 80 profissionais altamente especializados, que desenham e executam as peças com o máximo de tecnologia.

Ainda assim, a marca preserva seu vínculo com os valores tradicionais da família Kaufman, sendo capaz de se renovar a cada coleção. O design criativo é um dos principais preceitos seguidos pela empresa, que surpreende seus consumidores a cada coleção lançada por meio do equilíbrio perfeito entre a alta qualidade e resistência e o requinte e simplicidade de suas joias.  

As tendências mundiais são sempre estudadas pela marca, que procura se manter informada com relação aos melhores materiais disponíveis no mercado.

Brinco da marca Vivara.

Atualmente, a Vivara possui um faturamento médio anual de R$ 760 milhões, e emprega mais de mil funcionários, incluindo os franqueados. Dentre a grande diversidade de produtos oferecidos pela marca estão jóias, óculos de sol, relógios, perfumes, cintos, abotoaduras, carteiras, cadernos, canetas, etc.

A marca ainda não possui presença global, mas deve alçar voo rumo aos mercados internacionais em breve.

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