Capa do post sobre a Banana Republic

Banana Republic – onde o casual encontra modernidade

As peças da marca vão dos modelos casuais aos modernos sem fugir do luxo, com cores sóbrias, bolsa para qualquer ocasião e estilo, vestidos que seguem a tendência, sem falar nas calças e camisas que possuem um acabamento inconfundível, trazendo muita qualidade para cada peça.

A Banana Republic, atualmente, está entre as favoritas dos jovens americanos de classe média e veste esse público que gosta da combinação versátil e que traz o luxo do dia a dia de uma maneira única e inquestionável. Conheça um pouco mais da história da marca!

A história da Banana Republic

Essa história tem início no dia 28 de novembro de 1978, com a criação da marca e inauguração de uma loja temática de artigos e roupas para viagens voltada para um estilo diferenciado: o safári.

A idealização da marca foi realizada pelo casal Mel e Patrícia Ziegler, os dois eram jornalistas e trabalhavam no famoso jornal San Francisco Chronicle, mas que possuíam uma paixão fora desse ambiente de trabalho, que era se aventurar e viajar por locais exóticos.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

https://www.instagram.com/p/B6LtV5ypcAe/

A pequena loja era localizada a 6.5 km ao norte de San Francisco, em Mill Valley. Naquele tempo foi nomeada de Banana Republic Travel and Safari Clothing Company e tinha uma decoração única, como animais empalados, plantas artificiais, folhagens, jipes e hélices de avião. Logo o sucesso das jaquetas muito confortáveis e das calças khaki tornaram a marca americana muito conhecida.

Travelogue – O catálogo de vendas

Uma ferramenta que ajudou no crescimento e reconhecimento da marca foi o clássico catálogo de vendas, que ficou conhecido como travelogue. Esse instrumento da marca foi incluído em 1979 e trazia fotos muito belas como ilustração das peças.

No ano de 1983 a marca já possuía duas unidades em funcionamento, o catálogo de vendas e aproximadamente, US$ 10 milhões de faturamento por ano.

Foi então nesse mesmo ano que a marca foi comprada pela empresa GAP Inc., dando início a um planejamento de expansão com as lojas se modernizando e se redecorando para um espaço mais sofisticado, que se baseia ao estilo de vida ao ar livre, sem deixar de trazer a proposta casual chique.

https://www.instagram.com/p/B6lua0wJzif/

O instrumento de vendas da marca, o travelogue, já atingia 1 milhão de consumidores no ano de 1984 e respondia por cerca de 50% do faturamento das vendas.

E, rapidamente, a Banana Republic experimentou um grande sucesso de vendas, como consequência das inaugurações de novas unidades em diversas cidades americanas e da variação dos produtos.

A repercussão desse sucesso foi a inauguração da centésima unidade da marca, em 1988.

Mas, além do crescimento que a Banana Republic estava atingindo, em 1989 as vendas começaram a despencar. E através de uma análise, foi observado que o público estava enjoado do tema que a marca trazia como proposta.

A mudança na proposta da marca

A partir dessa concepção e diagnóstico, a marca ficou sob o comando da Jeanne Jackson e começou uma radical mudança na sua maneira de gestão, passando a voltar total atenção para o público alvo. As peças vinham com novas cores, mais vivas e um design mais moderno para agradar ainda mais o público jovem.

https://www.instagram.com/p/B5g1g6vFiL4/

E a mudança não parou por ai! A marca trouxe também a comercialização de joias e uma coleção de produtos em couro.

Foi o grande início do sucesso retornando para a marca, com as vendas aumentando e a Banana Republic se transformando na marca favorita dos jovens endinheirados e sedentos por consumo.

Crescimento Internacional e lançamento de novos produtos

No ano de 1995, a marca deu início a sua trajetória internacional, inaugurando a primeira loja no Canadá, mais especificamente, em Vancouver.

Banana Republic se transformando na marca favorita dos jovens endinheirados e sedentos por consumo

Foi a partir desse momento que a marca americana começou um grande processo de expansão, se introduzindo também no mercado japonês por meio da comercialização das suas linhas em lojas de multimarcas.

Nesse mesmo período que a diversidade de produtos da marca aumentou ainda mais, com a chegada da primeira coleção de artigos pessoais, que incluía cosméticos e cremes.

Mas além desses produtos, o portfólio da marca foi composto por uma linha de acessórios para casa, presentes, artigos versáteis como cintos e o lançamento, em 1996, do perfume Banana Republic for Men.

A marca ficou conhecida como uma das primeiras nesse segmento a abrir unidades especialmente para mulheres e homens. E, rapidamente, novos produtos foram lançados, como sapatos, roupas íntimas e bolsas.

Sapatos Banana Republic
Sapatos Banana Republic

Aqui, a marca já possuía 200 unidades nos Estados Unidos e 5 lojas no Canadá, atingindo um faturamento de US$ 500 milhões.

Em 1997, a Banana Republic inseriu uma coleção esportiva, que incluía sapatos e roupas, nomeada de BR Arthletic.

Coleções mais esportivas da Banana Republic
Coleções mais esportivas da Banana Republic

Foi nesse mesmo ano que a marca americana abriu suas primeiras unidades âncoras em Waikiki, Chicago e San Francisco.

Mas a grande mudança que a marca trouxe para o mundo da moda foi em 1998, quando apresentou uma surpreendente campanha de marketing, que incluía quiosques localizados em diversos centros comerciais divididos pelo país, anúncios impressos e os primeiros comerciais de TV.

Também contava com a reintrodução do catálogo da marca, que era uma das maneiras de vendas e que foi interrompida dez anos atrás.

https://www.instagram.com/p/B51M4Sjp_lI/

No ano de 1999, a marca lançou uma nova maneira de vendas: o comércio virtual, que permitiu ao público uma forma de comprar os produtos mais fácil e cômoda. Em 2001, a Banana Republic inseriu uma linha de acessórios e roupas para serem comercializados, especialmente, no seu comércio eletrônico.

A internacionalização da marca

A marca atingiu um novo milênio e logo inovações foram surgindo com a apresentação das primeiras unidades em Yokohama e Tóquio, no Japão em 2005.

Ainda em crescimento internacional, a marca continuou a sua expansão em 2007 com a inauguração das unidades em Emirados Árabes Unidos, Omã, Cingapura, Malásia, Indonésia, Kuwait e Coréia do Sul. Além das novas unidades, a marca também trouxe o lançamento da sua primeira coleção de óculos de sol e prescrição e também do seu novo perfume, o Cordovan.

No mês de março em 2008, a Banana Republic fez aniversário de três décadas de sucesso e reconhecimento e para comemorar, abriu sua primeira unidade na Europa, mais especificamente em Londres, na rua mais comentada e badalada da capital inglesa, a Regent Street, com 1.600m².

Um tempo depois, a marca americana impulsionou ainda mais o seu reconhecimento internacional através das inaugurações das primeiras unidades franqueadas na Índia, Arábia Saudita e Turquia e alguns outros países.

https://www.instagram.com/p/B4QeOrIpEuF/

Durante os últimos anos, a Banana Republic trouxe uma nova proposta para as suas lojas, apresentando, primeiramente, no bairro do SoHo e em Las Vegas. Também inaugurou a sua primeira loja especificamente voltada para comercialização de acessórios em edições limitadas.

Outra inovação trazida foi o serviço em que o cliente pode adquirir os produtos através do comércio eletrônico e retirar na loja mais próxima. Essa novidade foi nomeada como Reserve It!.

O novo conceito da marca

No ano de 2014, a marca americana apresentou a sua nova diretora criativa, a Marisa Webb. O intuito era trazer um novo conceito de lifestyle para a Banana Republic, que tem o objetivo de voltar a atenção para a elaboração de visuais mais descontraídos para serem usados fora dos ambientes sociais e dos escritórios, com um estilo mais para o dia-a-dia e para os finais de semana, podendo ser sofisticados e confortáveis.

https://www.instagram.com/p/B3A_fDNDvcU/

E continuando com os projetos inovadores para renovar o conceito da marca, em 2015 a Marisa Webb, atual diretora criativa, divulgou a inauguração da sua nova unidade, em uma das localizações mais frequentada e badalada de Manhattan, a Quinta Avenida.

O local é composto por dois andares e traz um novo conceito de design para a decoração, que tem o objetivo de destruir o estilo “working women” da grife com tons de cores, uma grande diversidade de produtos e uma inovadora distribuição de acessórios e roupas.

A Banana Republic no mundo

Nos dias atuais a grife americana possui mais de 660 unidades nos Estados Unidos, Canadá e cerca de outros 30 países, como por exemplo a Inglaterra e o Japão, trazendo por ano um faturamento de US$ 2.5 bilhões.

Loja Banana Republic.
Loja Banana Republic.

A Banana Republic tem a sua loja âncora, a flagship Store, localizada em San Francisco na famosa rua Grand Avenue. Esse espaço é uma casa que fora construída no ano de 1908, trazendo consigo um patrimônio histórico.

Uma outra forma famosa de venda da marca americana são as lojas do Free Shop que comercializavam produtos da grife. Além de contar com essa estratégia de venda, a Banana Republic consegue atingir mais de 80 países com a sua loja virtual, incluindo o Brasil.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre sapatos de luxo para investir na super sale

4 Sapatos de Luxo para investir na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
capa do post sobre bolsas queridinhas para apostar

Most Obsessed: 5 Bolsas queridinhas para apostar!

Um dos acessórios mais importantes que existem, a bolsa tem sua criação datada desde os tempos da pré-história, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Desde então, ela foi reinventada centenas de milhares de vezes, sendo…

As Top 5 Melhores Marcas de Sapatos de Luxo na Super Sale!

Você sabia que além de produzirem roupas e bolsas icônicas, todas as grandes grifes internacionais compartilham outro ponto em comum? Elas estão entre as melhores marcas de sapatos de luxo do mundo. Além disso, esses nomes de destaque também competem na lista das principais marcas de calçados ao lado de etiquetas especializadas exclusivamente em calçados,…
capa do post sobre a gucci changemakers

Dicas de autenticidade de peças Gucci!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A Gucci é uma das marcas mais copiadas no…

Louis Vuitton lança coleção especial para a America’s Cup

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, a maison francesa possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas…
capa do post sobre bolsas de luxo para investir na super sale

As bolsas de luxo para investir na Super Sale do Etiqueta Única!

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Os Embaixadores da Dior: Rosalía é o Novo Rosto da Grife Francesa!

No universo da moda de luxo, é comum as grandes grifes terem seus embaixadores, e a Christian Dior não é excessão. A Rosalía é o novo rosto da grife francesa. Sim, você leu certo! A cantora e compositora Rosalía acaba de entrar para a lista de embaixadores da Dior. Descubra todos os detalhes da notícia…
capa do post sobre marcas icônicas de sapato no Etiqueta Única

5 Marcas icônicas de Sapato no Etiqueta Única

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Apesar de muitos atribuírem sua criação aos egípcios, existem evidências…
capa do post sobre acessórios para dar toque estiloso ao look

4 Acessórios para investir na Super Sale

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post sobre os desfiles de alta-costura da chanel e da dior

Chanel irá apresentar coleção Cruise em Hong Kong

Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grandioso como a marca francesa Chanel. Conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, a maison nunca poupa esforços para fazer de suas…

Quem usa Michael Kors? 5 Celebridades e Fashionistas que Vestem a Marca MK!

Se você deseja montar um look elegante e moderno ao mesmo tempo, certamente já se perguntou quem usa Michael Kors para se inspirar. Afinal, entre as marcas consideradas “luxo acessível”, a americana se destaca por transmitir sofisticação para os mais variados gostos, estilos e orçamentos. Por isso, é comum que as celebridades e fashionistas que…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

As peças Hermès que são investimentos fantásticos na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…